DINÂMICAS CHECK-IN – CHECK-OUT COMO ESTRATÉGIAS DE AQUECIMENTO NAS AULAS REMOTAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i6.1577

Palavras-chave:

COVID-19, Educação à distância, Estratégia de Aquecimento, Estudantes de Farmácia

Resumo

Este estudo relata a experiência do uso de dinâmicas do tipo check-in e check-out como estratégias de aumento de participação e melhoria do bem-estar psicológico dos graduandos em Farmácia, da disciplina de “Estágio Supervisionado no SUS”, de uma universidade pública do Estado do Rio de Janeiro, em ensino remoto devido a pandemia de COVID-19. As dinâmicas foram operacionalizadas através de formulários disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem. Participaram das dinâmicas sete turmas entre os anos de 2020 e 2021, totalizando 32 estudantes, sendo 78,1% do sexo feminino. Das 330 respostas, 51,8% referiram-se ao check-in. Quanto ao conteúdo, identificou-se predomínio de percepções “positivas”, seguidas de “negativas” e “mistas”, tanto para o check-in (39,2%; 36,8%; 24%) quanto check-out (42,1%; 32,7%; 25,2%). Observamos mudanças nas sensações e emoções relatadas ao longo das atividades, aspecto evidenciado em alterações nas palavras-chave presentes em cada categoria de percepção. A utilização do check-in e check-out contribuiu para que os estudantes compartilhassem seus anseios, dúvidas, angústias e se sentissem acolhidos e cuidados. As dinâmicas subsidiaram feedbacks, apoio aos estudantes mais vulneráveis e, também, contribuíram para aprimoramentos na metodologia de ensino da disciplina.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Deison Alencar Lucietto, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Odontologia (UFSM, 2002), mestrado em Saúde Pública (FIOCRUZ, 2005), doutorado em Saúde Pública (FIOCRUZ, 2012) e pós-doutorado em Odontologia Preventiva e Social (UFRGS, 2018). Atua como professor adjunto do Instituto de Saúde Coletiva e do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde: formação interdisciplinar para o SUS, na Universidade Federal Fluminense, campus Niterói. Coordena o projeto de extensão "Pensa, Imagina, Inventa! Cocriação e compartilhamento de saberes e tecnologias sustentáveis em promoção da saúde" e o "Grupo Fluminense de Pesquisa sobre Saúde de Populações em Situação de Vulnerabilidade (GFP-SPVUL)".

Gabriela Bittencourt Gonzalez Mosegui, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Farmácia (UFF, 1994), mestrado em Saúde Coletiva (IMS/UERJ, 1997), doutorado em Saúde Coletiva (IMS/UERJ, 2002) e pós-doutorado na Universidade de La Rioja (2019). Foi pesquisadora visitante na University of Sheffiled por um período breve. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde e Sociedade (GEPSS), professora do Mestrado Profissional em Gestão e Administração da Assistência Farmacêutica (PPG-GAFAR/UFF) e colaboradora com o Laboratório de Estatística e Matemática Aplicada a Saúde (LEMAS/UERJ). Atua como professora do Instituto de Saúde Coletiva, na Universidade Federal Fluminense, campus Niterói.

Referências

WHO WHO. EPI-WIN, World Health Organization’s epidemic information network [Internet]. WHO-Risk Communication. Geneva; 2021 [citado 17 de novembro de 2021]. Available from: https://www.who.int/teams/control-of-neglected-tropical-diseases/yaws/diagnosis-and-treatment/risk-communciation---global

Silva AN da, Guedes CR, Santos-Pinto CDB, Miranda ES, Ferreira LM, Vettore MV. Demographics, Socioeconomic Status, Social Distancing, Psychosocial Factors and Psychological Well-Being among Undergraduate Students during the COVID-19 Pandemic. Int J Environ Res Public Health. janeiro de 2021;18(14):7215–29. Available from: https://doi.org/10.3390/ijerph18147215

Pakdel Z, Khodareza M. The effects of warm-up tasks on the Iranian EFL students’ writing ability. IES. 26 de março de 2012;5(2):190–203. Available from: https://doi.org/10.5539/ies.v5n2p190

Diril A. The importance of icebreakers and warm-up activities in language teaching. ACC Journal. 31 de dezembro de 2015;21(3):143–7. Available from: https://doi.org/10.15240/tul/004/2015-3-014

Guedes CR, Rangel VM, Mosegui GBG. A formação em Saúde Coletiva na graduação de Farmácia: a experiência do estágio supervisionado na atenção básica. DIVERSITATES International Journal. 2018;10(3):01–19. Disponível em: http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/275

Gossenheimer AN, Carneiro MLF, Castro MS de. Estudo comparativo da metodologia ativa “gincana” nas modalidades presencial e à distância em curso de graduação de farmácia. ABCS health sci. 2015;40(3):234–40. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-771402

Soto MJT, Larenas CHD. Quizizz y smartphones: estrategia de calentamiento para mejorar la participación en clases de los estudiantes universitarios. Chakiñan. abril de 2021;1(13):19–37. Available from: http://scielo.senescyt.gob.ec/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2550-67222021000100019&lng=es&nrm=iso

Barros LCF de, Lima TS de A, Rocha TJM, Silva ET da. Perfil do egresso do curso de Farmácia de uma instituição particular do município de Maceió-AL. Rev Eletr Farm. 31 de dezembro de 2013;10(4):1–15. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/22145

Bublitz S, Guido L de A, Kirchhof RS, Neves ET, Lopes LFD. Perfil sociodemográfico e acadêmico de discentes de enfermagem de quatro instituições brasileiras. Rev Gaúcha Enferm. março de 2015;36(1):77–83. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/ZpC8xywFzWVsmpkV4rnyrWf/?lang=pt

Granja GL, Santos JTL, Mariz RC, Araki ÂT, Souza SV e, Nunes JMFF, et al. Perfil dos estudantes de graduação em Odontologia: motivações e expectativas da profissão. Rev ABENO. 21 de dezembro de 2016;16(4):107–13. Disponível em: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i4.334

Coelho APS, Oliveira DS, Fernandes ETBS, Santos AL de S, Rios MO, Fernandes ESF, et al. Saúde mental e qualidade do sono entre estudantes universitários em tempos de pandemia da COVID-19: experiência de um programa de assistência estudantil. Research, Society and Development. 14 de setembro de 2020;9(9):e943998074–e943998074. Available from: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8074.

Rodrigues BB, Cardoso RR de J, Peres CHR, Marques FF. Aprendendo com o imprevisível: saúde mental dos universitários e educação médica na pandemia de Covid-19. Rev bras educ med. 2 de outubro de 2020;44(Suppl 01):e0149. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200404.

Teodoro MLM, Alvares-Teodoro J, Peixoto CB, Pereira EG, Diniz MLN, Freitas SKP de, et al. Saúde mental em estudantes universitários durante a pandemia de COVID-19. REFACS. 21 de abril de 2021;9(2):372–82. Disponível em: https://doi.org/10.18554/refacs.v9i2.5409.

Publicado

16/06/2022

Como Citar

Lucietto, D. A., & Mosegui, G. B. G. (2022). DINÂMICAS CHECK-IN – CHECK-OUT COMO ESTRATÉGIAS DE AQUECIMENTO NAS AULAS REMOTAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(6), e361577. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i6.1577