ABORDAGEM DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO FUNDAMENTAL II NO MUNICÍPIO DE AÇAILÂNDIA - MA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i6.1591Palavras-chave:
Variações linguísticas; Língua Portuguesa; Preconceito linguístico.Resumo
Este trabalho tem por objetivo analisar como os livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II mais adotados pelo município de Açailândia – MA abordam e exploram o tema de variação linguística, garantindo um ensino que respeite as diferentes formas de manifestação da língua. Diante da reflexão de um ensino de língua portuguesa capaz de garantir o respeito às diferentes manifestações da língua, além de proporcionar a aquisição das competências e habilidades sociocomunicativas dos alunos, esta pesquisa tem como base a problemática: Como são exploradas as variações linguísticas nos livros didáticos de Língua Portuguesa adotados pelo município de Açailândia nos anos finais do ensino fundamental, de forma que se garanta o respeito às formas de manifestação da língua? Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa-descritiva, onde serão analisados os livros didáticos de Língua Portuguesa adotado pelo município de Açailândia. Ademais, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais para levantamento de conceitos em relação a temática, tendo como principais teóricos abordados, Bagno, Sousa e Faraco. A análise foi realizada nos Livros Didáticos da coleção PORTUGUÊS: CONEXÃO E USO, da editora Saraiva, aprovada no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2020. Através desta análise, foi possível observar que os referidos livros abordam as variações linguísticas e o preconceito linguísticos em suas atividades, mas que essa temática necessita ser mais aprofundada e discutida em sala de aula.
Downloads
Referências
BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz? 56.ed. São Paulo: Loyola, 2015.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. 2008.
BRASIL. [Ministério da Educação (2017)]. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. 600 p.
DELMANTO, D.; CARVALHO, L. B. Português: conexão e uso 6º ano. 1º edição. São Paulo: Editora Saraiva, 2018.
DELMANTO, D.; CARVALHO, L. B. Português: conexão e uso 7º ano. 1º edição. São Paulo: Editora Saraiva, 2018.
DELMANTO, D.; CARVALHO, L. B. Português: conexão e uso 9º ano. 1º edição. São Paulo: Editora Saraiva, 2018.
DE SOUSA, Angélica Silva; DE OLIVEIRA, Guilherme Saramago; ALVES, Laís Hilário. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da FUCAMP, v. 20, n. 43, 2021.
FARACO, Carlos Alberto (Ed.). Estrangeirismos: guerras em torno da língua. Parábola, 2013.
SOARES, Magda. Português na escola. Linguística da norma. São Paulo: Loyola, 2015.
GERALDI, Wanderley. et al. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997.
MACIEL, L. O preconceito linguístico e sua relação com a aprendizagem de alunos do 7º ano. Monografia (Graduação em Letras) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde. Brasília, p. 43. 2014.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.