AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1663Palavras-chave:
Educação Infantil; Educação Física; Aprendizagem; DesenvolvimentoResumo
O papel que o profissional de Educação Física pode desempenhar na educação infantil é essencial na educação infantil, visto que o conjunto de conhecimentos que esse profissional pode agregar com a sua prática contribuem na construção do caráter formativo, integrador e estimulador. Com isso, o estudo partiu da seguinte problemática: que contribuições a aprendizagem o professor de Educação Física pode oferecer na Educação Infantil? concomitante a isso, objetivou-se de modo geral analisar as contribuições à aprendizagem que o professor de Educação Física pode oferecer à Educação Infantil. De maneira a atingir o que buscou-se estudar, foram entrevistados nove professores de Educação Física que atuam na Educação Infantil, na qual receberam modificações para que se mantivesse o anonimato dos mesmos. Diante disso, e com posse dos dados os mesmo foram transcritos na íntegra e agrupados por semelhanças. Evidenciou-se, portanto, que a inserção do professor de Educação Física nesta etapa da educação básica contribui significativamente para a formação integral da criança, nos seus aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais.
Downloads
Referências
BASSEDAS, E., HUGUET T. E., SOLÉ I. Aprender e Ensinar na Educação Infantil. 2011, p . 21. Porto Alegre, Artmed, 1999.
BNCC - Base nacional Comum Curricular. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em maio de 2021.
COVRE, J. Brincar é coisa séria!, Ceias, 2021. Disponível em https://ceiarvoredosaber.com.br/brincar-e-coisa-seria. Acesso em fevereiro de 2022.
D'AVILA, A. D. S. Educação Física na Educação Infantil: o papel do professor de Educação Física, 2016. Disponível em https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/157203/001018202.pdf?sequence=1&is2016. Acesso em setembro de 2021.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. Ed. São Paulo: Atlas. 2002.
GIL, A C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. Ed. São Paulo: Atlas. 2008.
LDB - Leis de Diretrizes e Bases no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/109224/lei-de-diretrizes-e-bases lei-9394-96 . Acesso em maio de 2021.
LEMOS, N. M. N., DE SOUZA, A. R. F., DUARTE, G., LIMA, M., & DA ROCHA SOUZA, P. F. A Ausência de aulas de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental, 2016. Disponível em editorarealize.com.br. Acesso janeiro de 2022.
MAGALHÃES, J. S., KOBAL, M. C. & DE GODOY, R. P. Educação Física na Educação Infantil: uma parceria necessária. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, 2007.
MATTOS, M. G. de. Construindo o Movimento Na Escola. 7 edição, editora Phorte. São Paulo, 2008.
MIQUELIN, E. C., FERNANDES, M. C., PAGAN, M. M. & SILVA, R. L. D. A educação física e seus benefícios para alunos do ensino fundamental. 2015. Disponível em www.inesul.edu.br. Acesso em agosto de 2021.
NISTA- PICCOLO, V. L. Corpo em Movimento na Educação Infantil. editora Cortez. São Paulo, 2017.
NÓVOA, A. (org.). Professores e sua formação. Lisboa, Dom Quixote, 1992.
PCN's - Parâmetros Curriculares Nacionais. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em maio de 2021.
RAMIRES COSTA, A., KRAUSE WEYMAR, M., PEREIRA DA SILVA, R. C., & PEREIRA MARQUES, D. A. Educação física na Educação Infantil: O papel do professor de Educação Física. In 12º Congreso Argentino de Educación Física y Ciencias, 2017.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social. métodos e técnicas. São Paulo: Editora Atlas, 1999.
SAYÃO, D. T. Corpo e Movimento: Notas para problematizar algumas questões relacionadas à Educação Infantil e à Educação Física, Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, v. 23, n. 2, p. 55-67, 2002.
SALOMÃO, H. A. S., MARTINI, M. & JORDÃO, A. P. M. A importância do lúdico na educação infantil: enfocando a brincadeira e as situações de ensino não direcionado. Portal de psicologia, 2007. Disponível em https://www.psicologia.pt. Acesso em setembro de 2021.
THIOLLENT , M. Metodologia da pesquisa. Ação. 2 Edição, São Paulo: Cortez, 1986.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.