TECNOLOGIAS EDUCATIVAS SOBRE PLANEJAMENTO FAMILIAR PARA ADOLESCENTES: PROTOCOLO DE REVISÃO DE ESCOPO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i10.2052Palavras-chave:
Adolescentes. Tecnologia Educacional. Planejamento familiar.Resumo
Objetivo: o presente trabalho tem por objetivo elaborar um protocolo de revisão de escopo, que visa mapear quais são as tecnologias que abordam planejamento familiar, mais utilizadas, visando orientar os adolescentes em relação aos métodos contraceptivos. Método de Revisão: A metodologia da pesquisa terá como base os estudos da prática baseada em evidencias (PBE) e os princípios do protocolo de revisão de escopo através de suas fases de construção, conforme orientação do Manual da JBI (Joanna Briggs Institute), sendo elegíveis artigos que estejam completos e disponíveis gratuitamente nas bases de dados Lilacs via BVS, PUBMED, SciELO, SCOPUS e fonte de Literatura Cinzenta – Google Acadêmico. Apresentação e Interpretação dos resultados: Os resultados serão apresentados tendo como base estrutural de análise a proposta por Bardin, por meio de tabelas, fluxos, gráficos, análises percentuais e comparativas. Uma discussão crítica embasada nos achados entregará um estudo qualitativo de revisão abrangente, capaz de encontrar tecnologias educativas utilizadas no planejamento familiar de adolescentes em diferentes realidades socioeconômicas no mundo.
Downloads
Referências
ARAÚJO, W. C. O. Recuperação da informação em saúde: construção, modelos e estratégias. [s.l: s.n.]. v. 3
BARDIN, L. Análise de conteúdo (LA Reto & A. Pinheiro, Tradução)(6a Edição). Lisboa, Portugal: Edições, v. 70, 2015.
CAHILL, N. et al. Modern contraceptive use, unmet need, and demand satisfied among women of reproductive age who are married or in a union in the focus countries of the Family Planning 2020 initiative: a systematic analysis using the Family Planning Estimation Tool. Lancet, v. 391, n. 10123, p. 870–882, 2018.
COLQUHOUN, H. L. et al. Scoping reviews: Time for clarity in definition, methods, and reporting. Journal of Clinical Epidemiology, v. 67, n. 12, p. 1291–1294, 2014.
DARROCH, J. E. et al. Adding it up: costs and benefits of meeting the contraceptive needs of adolescents. 2016.
GLOBAL, F. P. 2018 EDITION What ’ s New in This Edition ? [s.l: s.n.].
ORGANIZATION, W. H. World Health Statistics 2018: Monitoring Health for the SDGs, Sustainable Development Goals. [s.l.] World Health Organization, 2018.
OUZZANI, M. et al. Rayyan-a web and mobile app for systematic reviews. Systematic Reviews, v. 5, n. 1, p. 1–10, 2016.
PATTON, G. C. et al. Our future: a Lancet commission on adolescent health and wellbeing. The Lancet, v. 387, n. 10036, p. 2423–2478, 11 jun. 2016.
PETERS, M. D. J. et al. Updated methodological guidance for the conduct of scoping reviews. JBI evidence synthesis, v. 18, n. 10, p. 2119–2126, 2020.
SALMOND, S.; BENNETT, M. J. Systematic review of qualitative evidence. [s.l: s.n.].
SANZ-MARTOS, S. et al. Effectiveness of educational interventions for the prevention of pregnancy in adolescents. Atencion Primaria, v. 51, n. 7, p. 424–434, 2019.
SILVA, D. M. F. DA; JORGE, M. S. B. Estratégias de cuidado à saúde mental dos profissionais da saúde em tempos de COVID-19: protocolo de revisão de escopo/ Mental health care strategies of health professionals in times of COVID-19: scope review protocol. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, n. 4, p. 17922–17928, 2021.
STARRS, A. M. et al. Accelerate progress—sexual and reproductive health and rights for all: report of the Guttmacher–Lancet Commission. The Lancet, v. 391, n. 10140, p. 2642–2692, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.