A IMPORTÂNCIA DA ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i1.2116Palavras-chave:
Artes visuais, ensino, educação, formação, aluno, professor.Resumo
Os anos iniciais do ensino fundamental da educação são de extrema importância para a formação do indivíduo como pessoa e como cidadão, nessa formação é comum observar que, apesar da Arte ser considerada uma das matérias mais queridas pelos alunos durante os anos de pré-escola e ensino fundamental, há uma desvalorização quanto ao ensino de Arte e a importância que o mesmo tem no preparo do aluno durante esse período. Neste artigo, nós estabelecemos de forma clara e de fácil entendimento a notabilidade do ensino de Artes de acordo com os conhecimentos que foram obtidos ao longo de pesquisas e de estudos no curso de Licenciatura em Artes Visuais.
Downloads
Referências
BARROS, Gabriela de Angelis; GASPARIN, João Luiz. AS NOVAS EXIGÊNCIAS HISTÓRICO-EDUCACIONAIS DO ENSINO DE ARTE NA CONTEMPORANEIDADE. MARINGÁ, ANO DESCONHECIDO. DISPONÍVEL EM: https://silo.tips/download/as-novas-exigencias-historico-educacionais-do-ensino-de-artes-na-contemporaneida#
SCATOLINI,R. Educação para a arte/ arte para a educação. In: Luiz CAMNITZER,L. PÉREZ-BARREIRO,G.(org.). EDUCAÇÃO PARA A ARTE/ ARTE PARA A EDUCAÇÃO. PORTO ALEGRE: FUNDAÇÃO BIENAL DO MERCOSULl, 2009.
BARBOSA, Ana Mae. A IMAGEM DO ENSINO DA ARTE: ANOS OITENTA E NOVOS TEMPOS. SÃO PAULO: PERSECTIVA, 1991.
BARBOSA, Ana Mae (org). INQUIETAÇÕES E MUDANÇAS NO ENSINO DA ARTE. SÃO PAULO: CORTEZ, 2003.
DEWEY, John. VIDA E EDUCAÇÃO. 7 ED. SÃO PAULO: MELHORAMENTOS ,1971.
FUSARI, MARIA F. de Rezende; FERRAZ, Maria Heloísa C. de Toledo. ARTE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR. 2 ED. SÃO PAULO: CORTEZ ,2001
BUENO PEREIRA BACARIN, Lígia; NOMA, Amélia Kimiko. HISTÓRIA DO MOVIMENTO DE ARTE-EDUCAÇÃO NO BRASIL. LONDRINA, 2005. DISPONÍVEL EM: http://www.encontro2014.rj.anpuh.org/resources/anais/anpuhnacional/S.23/ANPUH.S23.1367.pdf
COLÉGIO ARNALDO. VOCÊ SABE QUAL A IMPORT NCIA DA ARTE NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS? 2019. DISPONÍVEL EM: https://blog.colegioarnaldo.com.br/arte-na-educacao/
BARBOSA, Ana Mae; GALVÃO COUTINHO, Rejane. ENSINO DA ARTE NO BRASIL: ASPECTOS HISTÓRICOS E METODOLÓGICOS. SÃO PAULO, 2011. DISPONÍVEL EM: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40427/3/2ed_art_m1d2.pdf
NOGUEIRA, Pedro Ribeiro. PIONEIRA DA ARTE-EDUCAÇÃO, ANA MAE BARBOSA REFORÇA: “TODO ARTISTA TEM O QUE ENSINAR”. 2016. DISPONÍVEL EM: https://portal.aprendiz.uol.com.br/2016/08/12/pioneira-da-arte-educacao-ana-mae-barbosa-reforca-todo-artista-tem-o-que-ensinar/
ORTIZ, Beatriz; ARCANJO, Laís. QUAL A IMPORT NCIA DO ENSINO DE ARTES PARA AS CRIANÇAS. 2022. DISPONÍVEL EM: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2022/01/22/Qual-a-import%C3%A2ncia-do-ensino-de-artes-para-as-crian%C3%A7as
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.