A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM AUTISMO - UMA ABORDAGEM PSICOPEDAGÓGICA

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Maria Betânia de Oliveira Marques
  • Marineide Pequeno Ferreira Gonzalez
  • Luciana Madalena Marçal

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2267

Palavras-chave:

Autismo, Escola, Crianças

Resumo

Nos dias atuais, vive-se tempos em que a inclusão social se tornou uma realidade e precisa ser cada vez mais incentivada e propiciada em todos os âmbitos. O autismo é um transtorno que prejudica a capacidade de comunicação e interação social; fatores que prejudicam o desenvolvimento do indivíduo portador do autismo. A lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional de 1986 iniciou avanços essenciais na legislação da forma de inclusão na escola. Para que haja inclusão, é necessário que os professores tenham capacitação para lidar com todos os alunos, independentemente de suas religiões, características, gêneros e culturas, além daqueles que têm necessidades especiais, considerando que o tratamento diferenciado pode trazer sérias consequências psicológicas na criança, que podem permanecer para toda a vida. A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho foi pesquisa bibliográfica com característica qualitativa, na qual se nota a importância da inclusão de todos os alunos, garantindo que  tenham participação efetiva no ensino, proporcionando que a escola busque paradigmas novos e ampliem seu currículo além de capacitar seus professores para lidarem com todos os tipos de alunos.

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Biografias do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

  • Maria Betânia de Oliveira Marques

    Gestão em Recursos Humanos pela Universidade Paulista – (UNIP), licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas – (UFAL), pós-graduada em Educação em Direitos Humanos pela Federal de Alagoas – (UFAL) e mestranda em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico – Espanha (UNEA).

  • Marineide Pequeno Ferreira Gonzalez

    Graduação em Pedagogia pela faculdade Universidade de Pernambuco (UPE), graduação em Letras - Inglês pela faculdade Universidade de Pernambuco (UPE). Pós graduação Lato Sensu leitura e produção de texto (UPE), Educação Especial Inclusiva (UNOPAR), Especialização em Atendimento Educacional Especializado - AEE (UFC) e Psicopedagogia Institucional Clínica e Educação Infantil (FAVENI), Mestrando em Educação - Formação de Professores pala Universidade Internacional Ibero-americana (UNIB).

  • Luciana Madalena Marçal

    Graduação em Tecnólogo em Processos Gerenciais pela UNA - UNIVERSIDADE DE CONTAGEM. Mestranda em Educação pela UNIUB – Porto Rico.

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Publicado

11/12/2022

Como Citar

A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM AUTISMO - UMA ABORDAGEM PSICOPEDAGÓGICA. (2022). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(12), e3122267. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2267