O USO DAS TECNOLOGIAS COMO SUPORTE PEDAGÓGICO NA SALA DE AULA, DE FORMA A FAVORECER A APRENDIZAGEM AUTODIDÁTICA DO ALUNO DO SÉCULO XXI

Autores

  • Márcia Maria Márcia Maria Rodrigues Sá professor efetivo da rede estadual do ceará
  • Roberto Douglas Roberto Douglas da Costa Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i1.2464

Palavras-chave:

Tecnologia usado para a educação, Pedagofia

Resumo

É notório que, com o crescente avanço tecnológico, não podemos deixar de reconhecer o fato de um despreparo que ficou mais visível com a Covid 19, onde os professores tiveram de mudar as suas práticas adotada a décadas e que da noite para o dia foi se aplicando novas possibilidades em consonância às práticas pedagógicas com a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. A presente pesquisa tem como propósito refletir acerca do uso das tecnologias digitais na prática pedagógica de professores, tendo como principal objetivo de análise as inovações pedagógicas construídas ao longo de sua prática na sala de aula. A pesquisa irá considerar uma amostra de 10 professores da Rede Pública Estadual de Brejo Santo CE, nos dois níveis do Ensino Médio (1ª a 3ª série). No que se refere à metodologia, se tratará de uma investigação de viés qualitativo descritivo, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário on line do formulário Google, estruturado com itens fechados e abertos, que buscará identificar o perfil dos professores e sua apropriação tecnológica, verificar o uso das TD na prática pedagógica do professor em sala de aula e conhecer as atividades desenvolvidas pelos mesmos. Com a coleta de dados, pretende-se realizar uma reflexão analítica fundamentada nas reflexões das questões referentes às teorias e fundamentos da inovação pedagógica e da prática pedagógica crítica reflexiva, utilizando para tanto a Análise de Conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Roberto Douglas Roberto Douglas da Costa, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul-IFRN.

Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Potiguar, Especialista em Novas Tecnologias na

Educação pela Escola Superior Aberta do Brasil - ESAB, Mestre em sistemas computacionais pelo programa de pós-Graduação em Ciência da Computação da UERN/UFERSA e Doutor pelo programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação da UFRN.

Referências

A experiência internacional com os impactos da COVID-19 na educação. Disponível em: https://nacoesunidas.org/artigo-a-experiencia-internacional-com-os-impactos-da-covid-19-na- educacao/ Acesso em 27 Abr.2022

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de. 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BITTENCOURT, Priscilla Aparecida Santana.; ALBINO, João Pedro. O uso das tecnologias digitais na educação do século XXI. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v.12, n.1, p. 205-214, 2017. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v12.n1.9433>. E-ISSN: 1982-5587. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1985.

BZUNECK, J. A. A.: Motivação do Aluno: Aspectos Introdutórios. In: BZUNECK, J.A.; BORUCHOVITCH, E. (Orgs). A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. Rio de Janeiro: Vozes, 2001. p. 9-31.

MARTINEK, A.: A motivação de adolescentes nas aulas de educação física. Dissertação de mestrado. Universidade Católica de Brasília, DF, 2004.

MORAN, José. A integração das tecnologias na educação. A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá.5a Ed. Campinas: Papirus, 2013, p. 89-90. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/integracao.pdf. Acesso em: 16 abr. 2020.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005. PRESSE, France. Unesco: metade dos estudantes do mundo sem aulas por conta da Covid-19. Disponível em: Acesso em 22 abr. 2020.

POZO, J.I.: Motivação e desmotivação: desafio para as professores. Disponível em: Acesso em: 23 de abril de 2022.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

STAHL, M. M. Formação de professores para uso das novas Tecnologias da Comunicação e Informação. In: CANDAU, Vera Maria (org.). Magistério: Construção Cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1997. p. 292-317. UNESCO.COVID-19 impact on education. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse Acesso em: 2 maio 2021.» https://en.unesco.org/covid19/educationresponse UNESCO. Educação: da interrupção à recuperação. 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: 15 abril. 2022. ZENTI, L.: Motivação e desmotivação: desafio para as professores. Disponível em: Acesso em: 21 de janeiro de 2020.

Publicado

06/12/2022

Como Citar

Márcia Maria Rodrigues Sá, M. M., & Roberto Douglas da Costa, R. D. (2022). O USO DAS TECNOLOGIAS COMO SUPORTE PEDAGÓGICO NA SALA DE AULA, DE FORMA A FAVORECER A APRENDIZAGEM AUTODIDÁTICA DO ALUNO DO SÉCULO XXI. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(1), e3122464. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i1.2464