AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO NO CONTEXTO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE): ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA - ESTUDO REALIZADO NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR SEBASTIÃO AUGUSTO LOUREIRO FIHO, MANAUS-AM / BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2514Palavras-chave:
Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado (AEE), Ensino Médio.Resumo
A pesquisa teve como objetivo geral analisar como as políticas públicas de inclusão – no que tange ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) – são colocadas em prática no atendimento aos alunos PcD do ensino médio da Escola Estadual Professor Sebastiao Augusto Loureiro Filho, município de Manaus – Estado do Amazonas, Brasil. A investigação objetivou trazer uma discursão teórica sobre a legislação que norteia como deve ocorrer, na prática, o processo de inclusão de alunos PcD no ensino público regular. Buscou-se também mostrar como os docentes da escola pesquisada estão familiarizados com a base legal e o que está acontecendo, na prática, na unidade investigada. Participaram da pesquisa 07 (sete) professores do ensino médio que se dispuseram a participar da pesquisa, das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Química, Física, Educação Física e Língua Inglesa. Os descritores da dissertação foram: Educação Especial; Atendimento Educacional Especializado Ensino Médio, que retratam a abordagem da pesquisa qualitativa, na qual se toma o método dialético na condução deste artigo, cujo objetivo foi fazer uma relação dinâmica entre o sujeito e o objeto no processo de conhecimento, e valorizar o observado e o observador, o todo e a parte. A coleta de dados ocorreu entre os meses de fevereiro a maio do ano de 2020. Os resultados apontaram que, embora os professores entendam o conceito de inclusão escolar, a própria Unidade Escolar dispõe de poucos recursos para o atendimento dos alunos do ensino médio que necessitam de Atendimento Educacional Especializado (AEE).
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