TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM SAÚDE PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2566

Palavras-chave:

Educação em saúde, Estímulo

Resumo

Objetivo: identificar as tecnologias educacionais em saúde para estimular o desenvolvimento infantil. Método: revisão integrativa da literatura, realizada na LILACS, MEDLINE via BVS, SCIELO e Pubmed. Após a avaliação detalhada baseada no fluxograma PRISMA, foram incluídos 150 estudos para leitura na íntegra, dos quais 9 compuseram a amostra final, uma vez que mantinham fidedignidade com a área de pesquisa e respondiam ao problema e objetivo do estudo. Resultados: os estudos que realizaram a avaliação e análises de cartilhas educativas impressas e tecnologias virtuais mostraram que os materiais educativos têm respostas positivas como um instrumento adequado para auxiliar pais, famílias, estudantes e profissionais de saúde nas atividades de educação em saúde. Conclusão: o uso de materiais educativos em saúde apontou resultados positivos quanto às abordagens terapêuticas a serem desenvolvidas em ambientes domiciliares e hospitalares para melhorar, ou reverter, quadros de atrasos no desenvolvimento infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Maria Eulália Moreira Angelim

Universidade Estadual do Ceará.

Nádia Maria Girão Saraiva de Almeida

Universidade Estadual do Ceará.

Rayana Fontenele Alves

Faculdade Maurício de Nassau.

Referências

ROHDE, Aleti Aparecida da Rocha. Experiência de trabalho dos profissionais da enfermagem no contexto da covid-19: uma revisão integrativa. 2021. Artigo (Graduação) – Curso de Psicologia, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 24 jun. 2021.

ALEXANDRE, Débora de Souza et al. Validação de cartilha sobre marcos do desenvolvimento da linguagem na infância. Revista CEFAC, v. 22, 2020.

ALMEIDA, N., DA SILVA, DA, DA SILVA, LRV, VOJCIECHOWSKI, AS, MOTTER, AA, & ZOTZ, TGG. Análise do desenvolvimento neuropsicomotor de prematuros em ambulatório multidisciplinar: uma visão da fisioterapia. Revista Pesquisa Em Fisioterapia , 11 (1), 1–10, 2021.

ARAUJO L.B, NOVAKOSKI K.R.M, BASTOS M.S.C, MELO T.R, ISRAEL V. Caracterização do desenvolvimento neuropsicomotor de crianças até três anos: o modelo da CIF no contexto do NASF. Cad Bras Ter Ocup. 2018; 26(3). DOI: https://doi. org/ 10.4322/2526-8910.ctoAO1183.

BARRETO, Ivana Cristina de Holanda Cunha et al. Desenvolvimento e avaliação do protótipo da aplicação GISSA ChatBot Mamãe-Bebê para promoção da saúde infantil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, p. 1679-1690, 2021.

BLASCA, Wanderléia Quinhoneiro et al. Novas tecnologias educacionais no ensino da audiologia. Revista Cefac, v. 12, n. 6, p. 1017-1024, 2010.

BONUCK, Karen A.; SCHWARTZ, Barbara; SCHECHTER, Clyde. Sleep health literacy in head start families and staff: exploratory study of knowledge, motivation, and competencies to promote healthy sleep. Sleep health, v. 2, n. 1, p. 19-24, 2016.

BRASIL, M. DA S. S. DE A. À S. D. DE A. B. Caderno de Atenção básica Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento. Brasília: Editora do Ministério da Saúde 2012.

CORSI, C. et al. Repercussões de fatores extrínsecos no desempenho motor fino de crianças frequentadoras de creches. Revista Paulista de Pediatria, São Paulo, v. 34, n. 4, p. 439-446, 2016.

COSTA, Caroline Hermógenes; MOLINI-AVEJONAS, Daniela Regina. A construção de um aplicativo para uso dos pais na intervenção fonoaudiológica. In: CoDAS. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2020.

CUNHA, A. J.; LEITE, A. J.; ALMEIDA, I. S. The pediatrician’s role in the first thousand days of the child: the pursuit of healthy nutrition and development. J Pediatr. Rio de Janeiro, v. 91, p. 44-51, 2015.

DELGADO, D. A.; MICHELON, R. C.; GERZSON, L. R.; ALMEIDA, C. S. DE; ALEXANDRE, M. DA G. Avaliação do desenvolvimento motor infantil e sua associação com a vulnerabilidade social TT - Evaluación del desarrollo motor infantil y su asociación con la vulnerabilidad social TT - Evaluation of child motor development and its association with soci. Fisioter. Pesqui. (Online), v. 27, n. 1, p. 48–56, 2020.

FALKENBERG, M. B.; MENDES, T. DE P. L.; MORAES, E. P. DE; SOUZA, E. M. DE. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva TT - Health education and education in the health system: concepts and implications for public health. Ciênc. saúde coletiva, v. 19, n. 3, p. 847–852, 2014.

DE SOUZA, Jenifer Silva; KNOBEL, Keila Alessandra Baraldi. Guia ilustrado de orientações a cuidadores de crianças com deficiências neuromotoras. ConScientiae Saúde, v. 18, n. 1, p. 8-17, 2019.

FREITAS, Ana Angélica de Souza; CABRAL, Ivone Evangelista. O cuidado à pessoa traqueostomizada: análise de um folheto educativo. Escola Anna Nery, v. 12, n. 1, p. 84-89, 2008.

HAMDANI, Syed Usman et al. Effectiveness of a technology-assisted, family volunteers delivered, brief, multicomponent parents’ skills training intervention for children with developmental disorders in rural Pakistan: a cluster randomized controlled trial. International journal of mental health systems, v. 15, n. 1, p. 1-17, 2021.

KITSAO-WEKULO, Patricia et al. Development and feasibility testing of a mobile phone application to track children’s developmental progression. Plos one, v. 16, n. 7, p. e0254621, 2021.

LLAGUNO, Nathalie Sales; PINHEIRO, Eliana Moreira; AVELAR, Ariane Ferreira Machado. Elaboração e validação da cartilha “Higiene do Sono para Crianças”. Acta Paulista de Enfermagem, v. 34, 2021.

MARTINS, Aline; FRANCO, Elen Caroline; CALDANA, Magali de Lourdes. Elaboração e avaliação de um website sobre o desenvolvimento da linguagem infantil: portal dos bebês-desenvolvimento da linguagem. Revista CEFAC, v. 17, p. 159-168, 2015.

MENDONÇA, Júlia Escalda; LEMOS, Stela Maris Aguiar. Promoção da saúde e ações fonoaudiológicas em educação infantil. Revista CEFAC, v. 13, n. 6, p. 1017-1030, 2011.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Diretrizes de estimulação precoce: crianças de zero a 3 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor decorrente de microcefalia. , 2016. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2016/janeiro/13/Diretrizes-de-Estimulacao Precoce.pdf .

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Diretrizes de estimulação precoce: crianças de zero a 3 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor decorrente de microcefalia. , 2016. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2016/janeiro/13/Diretrizes-de-Estimulacao-Precoce.pdf .

MORAIS, Rosane Luzia Souza; CARVALHO, Alysson Massote; MAGALHÃES, Lívia Castro. O contexto ambiental e o desenvolvimento na primeira infância: estudos brasileiros. Journal of Physical Education, v. 27, n. 1, p. 2714, 2016.

PEREIRA NETO, G. G.; NUNES, W. DE B.; ANDRADE, L. D. F. DE; REICHERT, A. P. DA S.; SANTOS, N. C. C. DE B. S.; VIEIRA, D. DE S. Vigilância do desenvolvimento infantil: implementação pelo enfermeiro da Estratégia Saúde da Família TT - Child developmental monitoring: implementation through the family health strategy nurse TT - Vigilancia del desarrollo infantil: implementación por. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online), v. 12, p. 1309–1315, 2020.

QIU, Ting et al. Application of Telemedicine for Preliminary Screening of Autism Spectrum Disorder. Frontiers in Pediatrics, v. 9, 2021.

REYNAUD, Eve et al. Sleep and its relation to cognition and behaviour in preschool‐aged children of the general population: A systematic review. Journal of sleep research, v. 27, n. 3, p. e12636, 2018.

SANTOS, Cristina Mamédio da Costa; PIMENTA, Cibele Andrucioli de Mattos; NOBRE, Moacyr Roberto Cuce. The PICO strategy for the research question construction and evidence search. Revista latino-americana de enfermagem, v. 15, p. 508-511, 2007.

SCOPEL, Ramilla Recla; SOUZA, Valquíria Conceição; LEMOS, Stela Maris Aguiar. A influência do ambiente familiar e escolar na aquisição e no desenvolvimento da linguagem: revisão de literatura. Revista CEFAC, v. 14, p. 732-741, 2012.

SELÇUK, Ayşe Adin. A guide for systematic reviews: PRISMA. Turkish archives of otorhinolaryngology, v. 57, n. 1, p. 57, 2019.

SILVA, Morgana Borges et al. Assistência a crianças com atraso neuromotor: perfil epidemiológico e experiência interdisciplinar. Rev. Med. Minas Gerais, 2015.

SOUSA, Cristina Silva; TURRINI, Ruth Natalia Teresa. Construct validation of educational technology for patients through the application of the Delphi technique. Acta Paulista de Enfermagem, v. 25, n. 6, p. 990-996, 2012.

TOMLINSON, Mark et al. Setting global research priorities for developmental disabilities, including intellectual disabilities and autism. Journal of Intellectual Disability Research, v. 58, n. 12, p. 1121-1130, 2014.

WANG, Fei et al. The prevalence of autism spectrum disorders in China: a comprehensive meta-analysis. International journal of biological sciences, v. 14, n. 7, p. 717, 2018.

WHITTEMORE, Robin; KNAFL, Kathleen. The integrative review: updated methodology. Journal of advanced nursing, v. 52, n. 5, p. 546-553, 2005.

VIEIRA, V. C. L. et al. Puericultura na atenção primária à saúde: atuação do enfermeiro. Cogitare Enfermagem, v. 17, n. 1, 2012. Disponível em https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/26384/17577 . Acesso em: 02/12/2021.

YÁNEZ, J. L. Os desafios do marco legal para a primeira infância. BRASIL. Câmara dos deputados. Centro de Estudos e Debates Estratégicos. Avanços do marco legal da primeira infância. Brasília: SEGRAF, p. 86-88, 2016. Disponível em: http://agendaprimeirainfancia.org.br/arquivos/Avancos-do-Marco-Legal-da-Primeira-Infancia-1.pdf. Acesso em: 02/12/2021.

Publicado

10/01/2023

Como Citar

Moreira Angelim, M. E., Girão Saraiva de Almeida, N. M. ., & Fontenele Alves, R. . (2023). TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM SAÚDE PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(1), e412566. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2566