LEITURA, TECNOLOGIA E ESCOLA: O QUE ENSINAMOS? COMO ENSINAMOS?
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2657Palavras-chave:
Leitura, Tecnologia e escolaResumo
A importância da leitura e da alfabetização é apresentada como tema central desta pesquisa, para compreender a concepção do uso da tecnologia educacional no processo de ensino-aprendizagem e a sua importância nas dimensões do aprender a ler e escrever como prática social. Ao interpretar o quadro da sociedade leitora atual no Brasil, a escola é a principal desenvolvedora das práticas de leitura e escrita, sendo necessário que ela conheça os alunos, suas habilidades e dificuldades, de modo que todos eles possam conseguir se desenvolver na leitura por meio das tecnologias. A metodologia utilizada é de cunho bibliográfico com análise das publicações de diferentes autores e abordagem qualitativa de caráter descritivo.
Downloads
Referências
BARTHES, R. Da palavra à escrita. In: ___. O Grão da Voz. Lisboa: Edições 70, 1981.
BRASIL, M. DA E. Lei no. 9.394. Brasil, 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf>.
CAPOVILLA, A.G.S. & CAPOVILLA, F. C. Problemas de Leitura e Escrita: como identificar, prevenir e remediar numa abordagem fônica, São Paulo: Memnon, 2000.
CERVO, A. L.; BERVIAN. P. A. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1983.
CYNTRÃO, S. H. No TitleBiografia como Gênero: o alto literário. Cerrados: Revista do Programa de Pós-graduação em Literatura, v. 21, n. 15, 2006.
FARIAS, A. DA C. Material impresso e gêneros textuais. 2. ed. Florianópolis: IFSC, 2014.
FERREIRO, E. Alfabetização em processo. São Paulo: Cortez, 2011.
FREIRE, P. A pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, P. A pedagogia da autonomia. 25 ed. São Paulo, Paz e Terra, 1996.
GONÇAVES, A. V. Gêneros textuais na escola : da compreensão à produção. 1. ed. Dourados: Editora da UFGD, 2011.
GOUGH, P. B., & TUNNER, W. E. Decoding, reading & reading disability. Remedial and Special Education, 7, 6-10, 1986.
SOARES, M. Alfabetização e letramento. 6 ed. São Paulo: Contexto, 2011.
SOARES, M, Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Universidade Federal de Minas Gerais, Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, 2003.
SANTOS, S. P. DOS; ZINANI, C. J. A. Gêneros textuais e a leitura literária: a formação do leitor. (S. P. dos SANTOS, C. J. A. ZINANI, Eds.)V Simpósio Internacional de estudos de Gêneros Textuais. Anais...Caxias do Sul: SIGET, 2009.
SILVA, M. D. X.; NASCIMENTO, S. DE S.; SILVA, M. R. As contribuições dos gêneros textuais no estudo de língua portuguesa: uma combiação que dá certo. (M. D. X. SILVA, S. de S. NASCIMENTO, M. R. SILVA, Eds.)V Encontro de Iniciação à docência da UEPB. Anais...Campina Grande: UEPB, 2015.
SILVA, W. R. Gêneros textuais em aulas de língua portuguesa no ensino médio brasileiro. Revista Linguagem & Ensino, v. 15, n. 2, 2012.
SOUSA, C. G. DE. literatura na sala de aula: desafios na contemporaneidade. In: COELHO, F. A. C.; SILVA, J. E. DO N.; ARAUJO, L. D. (Eds.). . iteratura, leitura e gêneros textuais: contribuições do/ao ensino de língua portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2018.
WITTKE, C. I. Gêneros Textuais: perspectivas teóricas e práticas. 1. ed. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2012.
ZINANI, C. J. A.; SANTOS, S. P. DOS. Ensino de literatura e gêneros textuais: um desafio de nosso tempo. (C. J. A. ZINANI, S. P. dos SANTOS, Eds.)V Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. Anais...Caxias do Sul: SIGET, 2009
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.