O USO DA PLATAFORMA MOODLE PARA O E-LEARNING NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2674

Palavras-chave:

E-learning, Moodle

Resumo

Este trabalho discorre sobre a utilização da plataforma Moodle para a criação de ambientes virtuais de aprendizagem, com ênfase no e-learning, um modelo de ensino não presencial apoiado em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), trazendo uma reflexão acerca do uso prático do e-learning como alternativa ao ensino presencial, na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que em consequência da  pandemia da COVID-19, necessitou repensar as suas práticas educacionais, para que estas possibilitassem o treinamento em e-learning de todo o corpo docente da instituição. A plataforma Moodle está sendo utilizada com sua variedade de ferramentas para o desenvolvimento de práticas de ensino online, tanto de forma síncrona como assíncrona, as Atividades e Recursos do Moodle possibilitam aos professores uma nova forma de incorporar os recursos digitais no cotidiano acadêmico, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA UEA. O cunho bibliográfico desta pesquisa foi fundamentado com base nos autores: Lemos (2003), Soeltl (2002), Silva (2017), Sabbatini (2007), Giardino (2009), Coelho (2017), Almeida (2003).  Considerações apontam para a importância da utilização da plataforma Moodle na construção de ambientes virtuais de aprendizagem, como o AVA UEA que passou a incorporar o e-learning em suas práticas educacionais frente aos novos desafios impostos por conta da pandemia, evidenciando que a partir do atual momento, EAD deixará de ser chamada de Educação a Distância para se tornar Educação com Aproximação Digital. Os próximos anos devem ser marcados por um crescimento do compartilhamento de conteúdo, especificamente em relação ao ensino online.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Dâmaris Alcinda Campos Pereira, Universidade do Estado do Amazonas

Graduanda em Licenciatura em Computação pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Luiz Sérgio de Oliveira Barbosa, Universidade do Estado do Amazonas

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, Flórida, USA. Professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

João da Mata Libório Filho , Universidade do Estado do Amazonas

Doutorando em Informática pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Referências

Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de. (2003). Educação a Distância na Internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, v.29, n.2, p. 327-340, jul./dez. 2003. Disponível em: < https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022003000200010&script=sci_abstract&tlng=pt >. Acesso: 10 jul. 2020.

Coelho, Renato José da Silva. (2017). Interação e avaliação da ferramenta bigbluebutton para webconferência integrada à plataforma moodle. TCC. Graduação em Licenciatura em Computação. Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Disponível em: < http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/857 >. Acesso: 10. jul. 2020.

Giardino, Solange. 2009. Capacitação de professores e utilização do AVA Moodle em ambiente universitário: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) – Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo. Disponível em: <http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2731>. Acesso: 10 jul. 2020.

Lemos, D. C. (2003). Educação Corporativa: Pesquisa de Soluções em e-learning e Modelos de Universidades Corporativas. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: <https://docplayer.com.br/4681200-Educacao-corporativa-pesquisa-de-solucoes-em-e-learning-e-modelos-de-universidades-corporativas.html>. Acesso: 10 jul. 2020.

Sabbatini, R. M. E. (2007). Ambiente de Ensino e Aprendizagem via Internet: a Plataforma Moodle. São Paulo: Instituto EduMed. Disponível em: < https://docplayer.com.br/82299-Ambiente-de-ensino-e-aprendizagem-via-internet-a-plataforma-moodle.html >. Acesso: 10 jul. 2020.

Silva, Vamercia Batista da. (2017). Integração e avaliação da QoE da ferramenta OpenMeetins para webconferência na plataforma Moodle. TCC. Graduação em Licenciatura em Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Disponível em: <http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/860>. Acesso: 10. jul. 2020.

Soeltl, F. A. E-learning. In BOOG, Madalena; BOOG, Gustavo. (Org.). (2002). Manual de Gestão de Pessoas, Volume 2. São Paulo: Gente.

Publicado

04/02/2023

Como Citar

Campos Pereira, D. A., Oliveira Barbosa, L. S. de ., & Mata Libório Filho , J. da . (2023). O USO DA PLATAFORMA MOODLE PARA O E-LEARNING NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(2), e422674. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2674