GAMIFICAÇÃO EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA DE UTILIZAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR EAD

Autores

  • Antônio Carlos Pereira dos Santos Junior

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i3.2814

Palavras-chave:

Metodologias Ativas. Gamificação. Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Resumo

Nos dias atuais é praticamente impossível pensar na educação seja básica ou superior sem a inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC e também no processo de aprendizagem de forma ativa. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo demonstrar na perspectiva dos professores uma experiência de formação continuada a distância utilizando um Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA com alguns recursos de gamificação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, descritiva e bibliográfica abordando sobre metodologias ativas e mais especificamente a gamificação, além de dar ênfase na gamificação em AVA. Por fim são apresentados os elementos de gamificação que foram aplicados no curso de formação e também foram coletados via formulário eletrônico em escala Likert a opinião de alguns dos professores participantes avaliando sobre os elementos da gamificação, o planejamento e execução do curso. Desta forma foi possível compreender que sob o olhar dos professores o curso de formação de forma gamificado teve sua organização (estrutura, materiais, atividades, layout, cores, apostilas, vídeos, animações) sendo avaliado pela maioria como plenamente e parcialmente satisfeito e outro fator de destaque foi sobre a motivação/engajamento em uma formação a distância com abordagem de forma gamificada em AVA, chegando a 90% de acordo com os participantes.

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Biografia Autor

Antônio Carlos Pereira dos Santos Junior

Professor na Diretoria de Educação a Distância da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

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Publicado

03/03/2023

Como Citar

Pereira dos Santos Junior, A. C. . (2023). GAMIFICAÇÃO EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA DE UTILIZAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR EAD. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(3), e432814. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i3.2814