O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO (TDICs) EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2817Palavras-chave:
Aprendizagem, Ensino, GerarãoResumo
As grandes mudanças sociais, resultado do isolamento vivenciado com a pandemia, no mundo, demandaram um enorme esforço na implementação de formas de comunicação, trocas de arquivos, entre outros artifícios que se fizeram pelo uso da internet, possibilitando inúmeras atividades sociais, principalmente no sentido educacional, o que resultou em uma profunda mudança na visão da educação on-line, acelerando tendências que vinham se desenrolando ao longo do tempo. Neste sentido, o presente estudo analisa o uso das tecnologias em sala de aula, com o advento das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs), pois mediante a crise do COVID-19 os professores se viram obrigados a aprender a manusear os equipamentos e aplicativos para desenvolver aulas, aplicar atividades e conduzir o aluno na construção do conhecimento e competências a distância, visto a impossibilidade de um trabalho presencial devido a um problema de saúde pública generalizado. Hoje em dia as crianças nascem no berço digital, são familiarizados com o uso das tecnologias, ou seja, os profissionais precisam e necessitam não só conhecer, mas colocar em prática o uso da tecnologia, quebrando barreiras, pulando obstáculos. Hoje esses alunos são pertencentes à geração z e geração alpha que nasceu com a tecnologia em mãos, sendo esses jovens ou crianças que em sala de aulas estão apresentando perfil diferente de outras gerações, atentos a tudo e todos, com linhas de raciocínio mais rápida e adaptados ao uso de tecnologias, mudanças essas irreversíveis dentro do novo contexto social.
Downloads
Referências
TAKAHASHI, T. Sociedade da informação no Brasil: livro verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.
ARAÚJO, S.A.E, OLIVEIRA, A.M. Desafios da educação e o professor como mediador no processo ensino-aprendizagem na sociedade da informação. Educação Pública. Rio de Janeiro. 08 de nov. de 2016. Disponível em: <https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/16/23/desafios-da-educao-e-o-professor-como-mediador-no-processo-ensino-aprendizagem-na-sociedade-da-informao>. Acesso em: 02 de jul. de 2022.
ENTENDA a importância da tecnologia em sala de aula. Movplan. 2022. Disponível em: <https://movplan.com.br/blog/tecnologia-em-sala-de-aula/>. Acesso em: 02 de jul. de 2022.
ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. A. Tecnologias e Currículos: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.
USO das redes sociais no Brasil: O poder das redes no cotidiano dos brasileiros. Webcompany, 2020. Disponível:<https://webcompany.com.br/o-poder-das-redes-sociais-no-cotidiano-dos-brasileiros>. Acesso em: 02 de jul. de 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.