AVALIAÇÃO DO BEM-ESTAR E ESTRESSE DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO DO MUNICÍPIO DE ITAJAÍ/SC
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i3.2908Palavras-chave:
Inteligência emocional, Ensino, ProfessorResumo
A saúde mental é definida como sendo o estado de equilíbrio entre uma pessoa e o seu meio sociocultural. Este estado garante ao indivíduo a sua participação laboral, intelectual e social para alcançar um bem-estar e alguma qualidade de vida. O propósito desse estudo foi avaliar a saúde mental e os sintomas de estresse de professores do ensino básico e secundário público do município de Itajaí (SC). Participaram do estudo 40 professores de uma escola básica. A amostra foi selecionada considerando: motivação pessoal para aceitar o convite para preencher o instrumento. Os participantes preencheram: Escala de dados sociodemográficos; Termo de Consentimento Livre Esclarecido e Mental Health Inventory-5 (MHI-5). Os resultados mostram correlações significativas entre as variáveis estado civil, se possui filhos e se está atualmente em sala de aula. As análises estatísticas mostram que as variáveis: casado(a), tem filho, atuam em sala de aula, correlacionam-se positivamente com professores que apresentaram ter um nível de sintomas de ansiedade e depressão mais alto. Quanto aos níveis de saúde mental medidos pela escala MHI-5, percebe-se que a amostra está em um nível grave de sintomas de depressão e ansiedade. Sendo assim, há a necessidade de novos estudos, com uma amostra maior, em outras cidades e com outros instrumentos, para fortalecer a ideia de que o professor precisa de ajuda. Também pesquisas onde haja uma intervenção com os professores, ensinando ferramentas para que eles desenvolvam estratégias de enfretamento do estresse, uma possibilidade seria o estudo sobre a inteligência emocional.
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Referências
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