INTRUMENTOS ÓPTICOS NA OBSERVAÇÃO ASTRONÔMICA E A ASTROFOTOGRAFIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA DE 2012 A 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.2959

Palavras-chave:

Ensino de Óptica, Ensino de Astronomia, Revisão Sistemática de Literatura

Resumo

O objectivo do trabalho apresentado foi a elaboração de uma Revisão Sistemática da Literatura Brasileira sobre observação astronómica e astrofotografia no ensino da Física, durante os anos de 2012 a 2022. Foi protocolizado um conjunto de critérios de inclusão, exclusão, selecção e extracção. Durante a execução, as cadeias de pesquisa foram aplicadas às bases de pesquisa encontradas preferencialmente em Títulos, Resumos e Palavras-chave de cada base de dados, para obter os trabalhos. Nesta fase, os artigos foram extraídos das bases de dados e filtrados de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Na fase de resultados, foram analisados um total de 14 trabalhos para verificar a frequência com que os telescópios e astrofotografia foram utilizados nas classes de óptica. Tendo em conta os resultados obtidos, foi identificada a necessidade de mais trabalho sobre instrumentos de observação e astrofotografia na educação como estratégia de ensino e difusão do conhecimento científico directamente na disciplina de Física. Assim, pouco se discutiu sobre a importância deste estudo em óptica, Física Moderna e outros ramos da Física, fazendo uso de planetários, observatórios, software e dispositivos móveis.

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Biografias do Autor

  • Nairys Costa de Freitas

    Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - PGECM) - Campus Fortaleza. Especialista em Teoria, Metodologia e Práticas de Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Tabuleiro do Norte. Especialista em ensino de Ciências pela Universidade Internacional da Lusofonia Brasileira - UNILAB . Licenciada em Física pela Universidade Federal do Ceará - UFC .

  • Ana Clara Souza Araújo

    Graduada em Licenciatura em Física pelo IFCE (2021), Especialista em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e Mundo do Trabalho pela UFPI (2022), atual mestranda em Ensino de Ciências e Matemática, na linha de pesquisa Ensino de Física pelo IFCE. Bolsista em projeto de extensão CAPES (2018) e projetos de iniciação científica PRPI (2021).

  • Antonio de Lisboa Coutinho Junior

    Doutorando em Ensino de Física

  • Mairton Cavalcante Romeu

    Doutor em Física e em Engenharia de Teleinformática. Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual do Ceará (Uece-2002), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2004), Mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2007),Doutorado em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará ( 2014 ) e Doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará ( 2022 ). Atua principalmente nos seguintes temas: Física experimental e Aplicada, Ensino de Astronomia e de Física .

  • Maria Cleide da Silva Barroso

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2004). Foi aluna do curso de Filosofia da UECE. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC (2009). Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC (2017). Professora Permanente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática PGECM/IFCE (acadêmico). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino/ curso de Doutorado Acadêmico em Ensino Rede Nordeste de Ensino-IFCE (RENOEN). Coordena o grupo de estudos do IFCE intitulado: Trabalho, educação e as políticas de formação docente: uma análise no contexto do capitalismo contemporâneo. É Professora da Licenciatura em Química do IFCE. É diretora colegiado do sindicato SINDIFCE. Tem experiência na área de Educação, principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores; Educação e Marxismo; Construtivismo e Formação Docente;Pedagogia Russa; Materialismo histórico dialético; Professor e prática reflexiva; Educação Infantil; Avaliação de Sistem educacionais; Didática; História do curso de Pedagogia no Brasil e Estágio Supervisionado. 

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Publicado

07/04/2023

Como Citar

INTRUMENTOS ÓPTICOS NA OBSERVAÇÃO ASTRONÔMICA E A ASTROFOTOGRAFIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA DE 2012 A 2022 . (2023). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(4), e442959. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.2959