ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL 1

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.2991

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Ensino

Resumo

Este trabalho descreve sobre as práticas educacionais realizadas no decorrer da disciplina Estágio Supervisionado em Computação I, no curso de graduação de Licenciatura em Computação, da universidade do Estado do Amazonas (UEA), no Núcleo de Ensino Superior de Coari (NESCOA). As atividades in loco foram realizadas em uma escola da rede estadual de ensino, na cidade de Coari – Amazonas. A disciplina neste curso, possibilita ao estagiário experenciar a prática do estágio com pesquisa nas escolas públicas, na qual o objeto de investigação é a problemática educacional, a ser investigada, nesta perspectiva, o estagiário tem a oportunidade de propor possíveis soluções e para tanto, se faz necessário o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). O trabalho se apoia em uma abordagem de natureza descritiva qualitativa e relata de forma contextualizada as experiências vivenciadas na prática de estágio. A metodologia descreve as principais etapas da pesquisa, enfatizando o uso da Coleção Conceito Digital, que é um conjunto de 51 aulas de matemática e português que prioriza a utilização do método fônico para a alfabetização das crianças. Nossas considerações, de acordo com os resultados obtidos nas regências, recomendam a utilização deste recurso tecnológico pelos professores, visando um melhor aproveitamento no processo ensino aprendizagem no Ensino Fundamental I.

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Biografias do Autor

  • Amanda Beatriz Avelar Rocha

    Acadêmica do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas -UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM – NESCOA/UEA. 

  • Luiz Sérgio de Oliveira Barbosa

    Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST Universit, Flórida, USA. Professor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). 

  • Rogério Brito de Oliveira

    Pós-Graduado em Supervisão Escolar pela Faculdade de Educação da Serra – FASE. Pedagogo da Secretaria de Estado da Educação e Desporto – SEDUC, Amazonas.

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Publicado

11/04/2023

Como Citar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL 1. (2023). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(4), e442991. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.2991