FORMAÇÃO DE PROFESSORES: METODOLOGIAS ATIVAS ENVOLVENDO TEORIA E PRÁTICA

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Joelden Roberto Alves da Rocha
  • Sonia Lopes dos Santos
  • Norma Suely da Silva Santos

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3043

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Ensino, Formação

Resumo

A mudança curricular pressupõe uma passagem do disciplinar para o interdisciplinar e, adicionalmente, propõe novas estratégias de ensino como as metodologias ativas, que são consideradas novos desafios para a formação de futuros professores. Acredita-se que, além de promover o desenvolvimento do campo do conhecimento, é preciso formar professores para aprender a pensar, relacionar teoria e prática, buscar soluções para os problemas que surgem no cotidiano de forma criativa e socialmente adequada. Os professores são capazes de incorporar a mudança em sua prática, pois os métodos tradicionais têm se mostrado ineficazes devido às exigências das realidades sociais e, diante dos avanços tecnológicos e científicos, é urgente ampliar o alcance escolar e cultural aos segmentos menos favorecidos. A metodologia ativa é uma filosofia educacional que estimula um processo construtivo de ação-reflexão-ação no qual o aluno se envolve em atitude ativa para aprender e permite pesquisar e descobrir soluções que se apliquem à realidade. Diante do exposto, esta pesquisa visa apresentar as metodologias ativas envolvendo teoria e prática na formação de professores.

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Biografias do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

  • Joelden Roberto Alves da Rocha

    Graduado em Administração pela UFPA. Licenciado em Pedagogia pela Uniasselvi. Pós graduado em Cidades e Administração Pública – UNINTER e Ouvidoria Pública - OEI / CGU. Mestrando em Educação Formação de Professores pela Universidade Europeia Del Atlântico - UNEATLÂNTICO (ESPANHA).

  • Sonia Lopes dos Santos

    Graduada em Letras. Pós graduada em Formação de Educadores em Educação e Desenvolvimento Rural, Educação, Diversidade e Cultural Indígena e Ética, Educação e Direitos Humanos. Mestranda em Educação - Formação de Professores, pela Universidade Europeia Del Atlântico - UNEATLÂNTICO (ESPANHA).

  • Norma Suely da Silva Santos

    Graduada em Pedagogia. Pós graduada em Atendimento Educacional Especializado e Psicopedagogia. Mestranda em Educação - Formação de Professores, pela Universidade Europeia Del Atlântico - UNEATLÂNTICO (ESPANHA).

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Publicado

17/04/2023

Como Citar

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: METODOLOGIAS ATIVAS ENVOLVENDO TEORIA E PRÁTICA. (2023). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(4), e443043. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3043