DESAFIO DO DOCENTE DIANTE DAS CLASSES MULTISSERIADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Maria Arlete Trindade Pinto Brandão
  • Samara Teodozo Nunes
  • Anelli de Sena Araujo Leandro

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3065

Palavras-chave:

Desafio do docente, Classe multisseriadas

Resumo

A educação representa um direito fundamental e por isso vem sendo estudada ao longo das décadas, visto que uma sociedade que tem acesso ao estudo é mais evoluída. Para tanto, a educação vem sendo um desafio para os professores, no contexto de que as crianças que adentram nas instituições não são mais cruas, no que tange a educação, se comparado com épocas em que a tecnologia não fazia parte do cotidiano. Justamente devido a essa aprendizagem fora da escola, é muito natural que os pais não levem essa modalidade de educação como relevante, o que resulta na configuração de salas multisseriadas, onde crianças pertencem ao mesmo grupo em condições de aprendizagem diferentes. Portanto, dentro dessa realidade esse estudo teve como objetivo geral, compreender os desafios enfrentados pelos professores que dão aulas em classes multisseriadas na educação infantil. Tendo como metodologia a revisão de literatura, onde o mecanismo de busca por referencias, foram as bases de dados Scielo e Medline, cujo a temporalidade dos documentos selecionados se concentrou de 1993 a 2023, lembrando que os documentos escolhidos estavam em português e estavam disponíveis na integra. Concluindo que salas numerosas e multisseriadas representam um desafio para os professores, pois os mesmos precisam estar mais preparados para atender essas crianças dentro de sua habilidade e limitações, de forma que todas possa aprender de forma eficaz.

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Biografias Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Maria Arlete Trindade Pinto Brandão

Graduada em pedagogia. Pós graduada em Gestão e Docência do Ensino Superior. Curso de especialização em Educação Especial: Formação Continuada de Professores para o Atendimento Educacional Especializado- AEE e mestranda em Educação - Formação de Professores, pela Universidade Europeia Del Atlântico - UNEATLÂNTICO (ESPANHA).

Samara Teodozo Nunes

Graduada em Pedagogia e História. Pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Educação Infantil. Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

Anelli de Sena Araujo Leandro

Graduação em Farmácia. Pós graduada em Farmácia Clínica e Farmácia Estética. Mestranda em Formação de Docência Superior.  Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

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Publicado

30/04/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Trindade Pinto Brandão, M. A., Teodozo Nunes, S., & de Sena Araujo Leandro, A. (2023). DESAFIO DO DOCENTE DIANTE DAS CLASSES MULTISSERIADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(5), e453065. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3065