DESAFIO DO DOCENTE DIANTE DAS CLASSES MULTISSERIADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3065Palavras-chave:
Desafio do docente, Classe multisseriadasResumo
A educação representa um direito fundamental e por isso vem sendo estudada ao longo das décadas, visto que uma sociedade que tem acesso ao estudo é mais evoluída. Para tanto, a educação vem sendo um desafio para os professores, no contexto de que as crianças que adentram nas instituições não são mais cruas, no que tange a educação, se comparado com épocas em que a tecnologia não fazia parte do cotidiano. Justamente devido a essa aprendizagem fora da escola, é muito natural que os pais não levem essa modalidade de educação como relevante, o que resulta na configuração de salas multisseriadas, onde crianças pertencem ao mesmo grupo em condições de aprendizagem diferentes. Portanto, dentro dessa realidade esse estudo teve como objetivo geral, compreender os desafios enfrentados pelos professores que dão aulas em classes multisseriadas na educação infantil. Tendo como metodologia a revisão de literatura, onde o mecanismo de busca por referencias, foram as bases de dados Scielo e Medline, cujo a temporalidade dos documentos selecionados se concentrou de 1993 a 2023, lembrando que os documentos escolhidos estavam em português e estavam disponíveis na integra. Concluindo que salas numerosas e multisseriadas representam um desafio para os professores, pois os mesmos precisam estar mais preparados para atender essas crianças dentro de sua habilidade e limitações, de forma que todas possa aprender de forma eficaz.
Downloads
Referências
Cury, C. R. J. (2002) A educação básica no Brasil. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 80, set., p. 142-200.
Durkheim, É. (1998) Educação e Pedagogia. Buenos Aires: Editorial Losada.
Freire, P. (1993) Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Gatti, B. A. (2012) Abordagens quantitativas e a pesquisa educacional. Fundação Carlos Chagas, USP.
Janata, N. E.; Anhaia, E. M. (2015) Escolas/Classes Multisseriadas do Campo: reflexões para a formação docente. Educ. Real. [online], vol. 40, n. 3, p. 685-704, 2015.
Parenta, C. M. D. (2014) Perfil, concepções e práticas pedagógicas de professores que atuam em turmas multisseriadas de escolas públicas de Sergipe. RBEP. vol. 95, n. 241, set./dez.
Pinheiro, M. S. D. (2007) A concepção de educação do campo no cenário das políticas públicas da sociedade brasileira. Cadernos ANPAE. Rio Grande do Sul.
Santos, F. J. S.; Moura, T. V. (2012) A Pedagogia das Classes Multisseriadas: uma perspectiva contra-hegemônica às políticas de regulação do trabalho docente. Debates em Educação. Maceió, v. 4, n. 7, jan./jul.
Santos, F. J. S.; Moura, T. V. (2010) Políticas educacionais, modernização pedagógica e racionalização do trabalho docente: problematizando as representações negativas sobre as classes multisseriadas. In: Escola de direito: reinventando a escola multisseriada. Belo Horizonte: Autêntica (Coleção Caminhos da Educação do Campo; v. 2), pp. 22-48.
Silveira, K. A.; Enumo, S. R. F.; Batista, E. P. (2014) Indicadores de estresse e estratégias de enfrentamento em professores de ensino multisseriado. Psicol. Esc. Educ., Maringá, v. 18, n. 3, p. 457-465, dez.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.