EDUCAÇÃO EM CONTEXTO: POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA ALÉM DE DESAFIOS E CRISES
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3067Palavras-chave:
Educação, Políticas educacionais, EnsinoResumo
A educação escolar pode ser compreendida na sociedade capitalista como função social que assume o compromisso de atender aos interesses da reprodução desta sociedade, baseando-se nessas intenções, as políticas educacionais visam reformular periodicamente o caráter escolar, modificando currículos, como se vê na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que veio com o objetivo de propor um “novo olhar” para a educação escolar e seus objetivos de aprendizagem. O objetivo geral desse estudo foi compreender os desafios da educação no contexto das políticas educacionais. A busca foi realizada em bases de dados online sendo elas: (a) Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); (b) biblioteca eletrônica Scientific Eletronic Library On-line (SciELO); (c) Google acadêmico. Concluindo que a educação é um complexo essencial à categoria do trabalho e ao processo de formação humana, isto é, possibilita o desenvolvimento do trabalho e com isso, da própria transformação da realidade ao mesmo tempo em que contribui para a transformação da consciência humana, no sentido de desenvolver a capacidade intelectual de apreensão dos indivíduos, e daí a necessidade de melhor compreender o referido fenômeno social, pois ele é fundamental na orientação da consciência que se torna força material na ação da práxis do sujeito, portanto, as políticas educacionais são fundamentais para nortear e conduzir o indivíduo em seus objetivos.
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