SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DE TDICS PARA O ENSINO NA EJA EM TEMPO DE PÓS PANDEMIA

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • João Lopes
  • Vilma Andrade Ribeiro
  • Anelli de Sena Araujo Leandro

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3072

Palavras-chave:

Didática, Uso de TDICs, Ensino

Resumo

Há uma grande diversidade cultural e etária entre jovens, adultos e idosos que não tiveram uma escolarização formal extensa ao longo de suas vidas, e inúmeras iniciativas têm sido tomadas para enfrentar esse problema, mesmo diante de direcionamentos políticos e projetos voltados para a mudança na diante de um público brasileiro. O próprio conceito de “alfabetização” é em si um espaço de conflito e revisão, pois vai além de saber decodificar a linguagem e os símbolos matemáticos. O estudo aborda o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Portanto, discute-se como a utilização das TDIC e sua contribuição para a valorização social. Conclui-se que é importante incentivar o uso das TDIC em sala de aula para que os indivíduos sejam motivados a aprender de forma interativa, além de promover a inclusão social.

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Biografias do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

  • João Lopes

    Licenciado em Letras/Português (UESPI), Letras/Inglês (UFPI). Especialização em Língua Portuguesa e Literatura (FATEH); Pós-graduação em Coordenação Pedagógica (UFPI) e mestrando em Educação Formação de Professores pela Universidade Europeia Del Atlântico - UNEATLÂNTICO (ESPANHA).

  • Vilma Andrade Ribeiro

    Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe. Pós graduada em Metodologia do Ensino da Matemática pela Faculdade Redentor e Mestranda em Educação - Formação de Professores, pela Universidade Europeia Del Atlântico - UNEATLÂNTICO (ESPANHA).

  • Anelli de Sena Araujo Leandro

    Graduação em Farmácia. Pós graduada em Farmácia Clínica e Farmácia Estética. Mestranda em Formação de Docência Superior.  Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

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Publicado

24/04/2023

Como Citar

SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DE TDICS PARA O ENSINO NA EJA EM TEMPO DE PÓS PANDEMIA. (2023). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(4), e443072. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3072