O USO DE LABORATÓRIOS VIRTUAIS PODE MINIMIZAR AS ABSTRAÇÕES NO ENSINO DE FÍSICA?
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3139Palavras-chave:
Escola, Física, LaboratóriosResumo
Este artigo tem como ideia central analisar o uso dos laboratórios de Física nas escolas da Educação Básica, pretendendo verificar se o uso dos laboratórios traz resultados promissores para educação minimizando as abstrações que o ensino de Física apresenta e permitindo aos alunos melhor compreensão dos conceitos. Utilizou-se, como base, artigos que trazem informações sobre a falta de laboratórios de ensino de Física na Educação Básica, bem como os benefícios da utilização dos laboratórios virtuais. Aplicou-se um produto educacional na Escola Estadual Cardoso Fontes com os alunos do segundo ano do Ensino Médio, onde foram apresentados os simuladores virtuais PHET e Vascak direcionando a apresentação para a associação dos conceitos da Física com o cotidiano, mais precisamente ao funcionamento de um avião e seus subsistemas. Ao final do trabalho, se identificou, através de relatos dos alunos, avanço positivo no processo ensino aprendizagem, onde as abstrações foram minimizadas e até suprimidas.
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