O PAPEL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA GESTÃO EMPRESARIAL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3463Palavras-chave:
Gestão empresarialResumo
Com o advento da globalização e os inúmeros avanços tecnológicos, a Tecnologia da Informação tem tomado cada dia mais espaço e importância no cotidiano os indivíduos e das organizações, se apresentando como ciência emergente e manipuladora do conhecimento, que não apenas agrega valor aos bens e serviços, mas também possibilita agregar conhecimento aos processos e rotinas, de forma a otimizar os recursos e gerenciar as empresas com eficiência a partir das informações. De tal forma, o presente trabalho, tem como objetivo discutir o papel da Tecnologia da Informação (TI) como ferramenta de apoio à gestão empresarial, a partir de uma pesquisa bibliográfica, foi realizado um estudo literário, apresentado neste artigo através dos tópicos expostos, iniciado com a definição e fundamentos da Tecnologia da Informação e suas ferramentas, seguido da Gestão empresarial relacionando, por fim, a Tecnologia da Informação com o ambiente empresarial, demonstrando assim, sua importância como instrumento estratégico na Gestão Empresarial.
Downloads
Referências
ALBANO, C.S. Problemas e ações na adoção de novas tecnologias de informação: um estudo em cooperati vas agropecuárias do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS, 2001.
ALTER, S.: Information Systems: a management perspective. Addison-Wesley Publishing Co. Massachusetts, 1992.
BOGDAN, R. J. Grounds for cognition: How goal-guided behavior shapes the mind. Hillsdale, NJ: Lawrence Earlbaum, 1994.
CAPURRO R, HJORLAND B. O conceito de informação. Perspect ciênc inf [Internet]. 2007Jan;12(1):148–207. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/j7936SHkZJkpHGH5ZNYQXnC/. Acesso em 28 de mai. 2023.
CARVALHO, J. P. S. Tecnologia da Informação como apoio á estratégia das organizações. UFMG, Belo Horizonte, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9V4MMS/1/joao_paulo_carvalho_tcc_final_5_formatacao_final.pdf#:~:text=Isso%20possibilita%20aos%20administradores%20e%20gestores%20elaborar%20estrat%C3%A9gias,%C3%A0%20tomada%20de%20decis%C3%A3o%20e%20%C3%A0%20vantagem%20competitiva. Acesso em 28 de mai. 2023.
COSTA, J. M.; ROSA, S. O. Gestão empresarial aplicada às empresas de tecnologia. Revista Humanidades e Inovação v.7, n.17, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4182. Acesso em 30 de mai. 2023.
FLEURY, Afonso. “Novas tecnologias, capa- citação tecnológica e processo de trabalho -Comparações entre o modelo japonês e o brasileiro.” In: Sobre o modelo japonês. São Paulo, Editora USP, 1993.
LAURINDO FJB, SHIMIZU T, CARVALHO MM de, RABECHINI Jr R. O papel da tecnologia da informação (TI) na estratégia das organizações. Gest Prod [Internet]. 2001Aug;8(2):160–79. Disponível em: SciELO - Brasil - O papel da tecnologia da informação (TI) na estratégia das organizações O papel da tecnologia da informação (TI) na estratégia das organizações. Acesso em 25 de mai. 2023.
LAURINDO, F.J.B. Tecnologia da informação: planejamento e gestão de estratégias. São Paulo: Atlas, 2008. p. 382.
LUFTMAN, J.N.: “Applying the Strategic Alignment Model”. In: LUFTMAN, J.N. (ed.) Competing in
the Information Age – Strategic Alignment in Practice. New York. Oxford University Press. p.43-69, 1996.
MCGEE, J. V.; PRUSAK, L. (1994). Gerenciamento estratégico da informação. Rio de Janeiro: Campus.
Moraes, G. D. de A., Terence, A. C. F., & Escrivão Filho, E. (2004). A tecnologia da informação como suporte à gestão estratégica da informação na pequena empresa. JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management, 1(1), 27–43. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jistm/a/xqSpx59SPsNH7PFTDs6JvJc/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 30 de mai. 2023.
MORTON, Michael S. Scott. In: The corporation of the 1990s - Information technology andorganizational transformation. New York, Oxford University Press, 1991
O’BRIEN, James. A. Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da Internet. Trad. de Célio Knipel Moreira e Cid Knipel Moreira. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2004. 431 p.
RODRIGUEZ, M. V.; FERRANTE, A. J. Tecnologia de Informação e Gestão Empresarial. Rio de Janeiro: E-Papers, 2000. 448 p.
ROSSETTI, A.; MORALES, A. B. O papel da tecnologia da informação na gestão do conhecimento. Ci Inf [Internet].2007Jan;36(1):124–35. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/FzcdzsLpNJ43cXj5RcRWg5v/#. Acesso em 25 de mai. 2023.
SCHREIBER, Guus et al. Knowledge engnineering and management: the CommonKADS methodology. Cambridge/Massachussets: MIT Press, 2002. 932 p.
SOUSA, Almir Ferreira de; BORTOLI NETO, Adelino De; LUPORINI, Carlos Eduardo de Mori; KIYOKAWA, Fabrício. V; MARQUES, Natan de Souza. Manual de gestão empresarial : teoria e prática / organização Almir Ferreira de Sousa, Adelino De Bortoli Neto, Carlos Eduardo de Mori Luporini ; coordenação Fabrício Kiyokawa, Natan de Souza Marques. - 1. ed. - Barueri [SP] : Manole, 2021.
TURBAN, E.; VOLONINO, L. Information Technology for Management. 8 ed. New Jersey: John Wiley & Sons, Inc., 2011.
WEIL, P.: “The Relationship Between Investment In Information Technology And Firm Performance: A Study Of The Valve Manufacturing Sector”. Information Systems Research, v.3, n.4, p.307-333, Dec. 1992.
Ficheiros Adicionais
Publicado
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.