REGIME DE INFORMAÇÃO DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3499Palavras-chave:
Educação profissional. Educação. Regime de InformaçãoResumo
Esse artigo intitulado Regime de Informação das Escolas de Educação Profissional do Estado do Ceará, Brasil se justifica pela relevância, projeção e expansão que essa modalidade de ensino tem ganhado no Brasil nos últimos anos. A temática aqui abordada apresenta como objetivo geral identificar os elementos que compõem a educação profissional no Estado do Ceará e de forma mais especifica: Descrever o desenvolvimento histórico da educação profissional na rede pública estadual do Ceará, alinhando com a fundamentação teórica e o corpo normativo da temática; Pesquisar sobre regime de informação na perspectiva de interdisciplinaridade entre a Ciência da Informação e a Educação; A postura metodológica da pesquisadora foi pautada pelo método cartográfico à luz do materialismo histórico. Trata-se de pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica e documental, que permitiu identificar os contextos, os atores sociais, os dispositivos de informação, os artefatos de informação e as ações de informação de nosso campo. Descreve o desenvolvimento histórico da educação profissional no Brasil e o corpo normativo que estabelece as políticas públicas sobre o assunto no país, até a perspectiva atual de integração ao Ensino Médio. Focamos na experiência da rede pública estadual do Estado do Ceará, que vem criando as Escolas Estaduais de Educação Profissional e sendo espelho nacional e internacional de educação de qualidade.
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