O ENSINO APRENDIZAGEM DE FÍSICA NA MODERNIDADE: DO ABSTRATO AO CONCRETO POR MEIO DAS TECNOLOGIAS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3531Palavras-chave:
Física. TIC’s. BNCC.Resumo
O ensino de física não é um tema muito explorado no ensino fundamental, mas sua importância cresceu no contexto da publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estipula muitos tópicos diretamente relacionados à física para que todos possam usar o estágio de educação básica. Portanto, torna-se evidente a importância de investigar o assunto e apresentar as principais contribuições sobre o ensino da física e investigar os principais desafios enfrentados pelos professores responsáveis pela docência. Diante do exposto, esta pesquisa visa apresentar o ensino de física no ensino fundamental e o uso das TIC’s, através de uma revisão de literatura de cunho qualitativo e caráter descritivo. Conclui-se que ainda é necessário orientar os alunos a buscarem conceituações utilizáveis e desenvolverem o pensamento crítico e tentarem se beneficiar do uso das tecnologias.
Downloads
Referências
AMARAL, Ivan A. Conhecimento formal, experimentação e estudo ambiental. Ciência & Ensino, n. 3, p. 10-15, dez. 1997. AUSUBEL, D.P.; NOVAK, J.D. e HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BENELI, L. de Melo. Didática da educação a distância: características e concepções de ensino. Revista de educação, v. 15, n. 19, p. 27 – 35, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC, 1999.
CARVALHO, N. Da telinha do celular, pequenas mídias ditam um novo conceito. Culturas midiáticas, ano I, nº 1, dez. 2008.
CONCHETI, A. Fernanda. A pluralidade da relação entre a física e a matemática em um curso inicial de licenciatura em Física. 2015. 128 f. Dissertação (Ensino de Ciências) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
MARANGON, C.; LIMA, E. Philippe Perrenoud: educar para crescer. Nova Escola Edição Especial, São Paulo, ago. 2002.
MORAES, D. C. A internet como ferramenta tecnológica e as consequências de seu uso: aspectos positivos e negativos. Revista Cientifica Semana Acadêmica, v. 01, n. 55, p. 01- 17, 2014.
RIBEIRO, Maurílio Rizza. Análise das dificuldades relacionadas ao ensino de física no nível médio. 2005. 47 f. Monografia (Licenciatura em Física) – Universidade de Uberlândia, Uberlândia – MG, 2005.
SILVA, F. Figueiredo. Os desafios da educação na era digital. Pós-Graduação (Gestão e Tecnologia da Informação) – Instituto de Educação Tecnológica, [S. l], 2015.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
Downloads
Publicado
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.