DESAFIOS ENFRENTADOS PELO CORPO DOCENTE NO TRABALHO COM O ENSINO HÍBRIDO COMO METODOLOGIA ATIVA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3565Palavras-chave:
Dasafios, DocenteResumo
Ao ponderar acerca dos desafios enfrentados pelos docentes quando se fala do ensino híbrido como metodologia ativa, lembra-se quase que imediatamente da pandemia da COVID-19, a qual forçou claramente os educadores a se reorganizarem de forma pedagógica para poderem oferecer aos seus alunos naquele período um ensino voltado ao aproveitamento da tecnologia, como a principal ferramenta de relação entre educador e estudante, de forma totalmente a distância, pois as aulas presenciais tinham sido suspensas. Contudo, lembra-se ainda de que, no período pós-pandemia, determinadas escolas preferiram voltar às aulas tendo em vista um ensino com princípios voltados ao hibridismo. Diante de tal panorama, surge a seguinte mote: Os docentes estão realmente preparados e equipados para trabalharem no formato de ensino híbrido? Como é a preparação docente para tal padrão de trabalho? Quais são os principais desafios docentes para poderem trabalhar com este padrão de metodologia ativa? Para abrir tal discurso, este breve estudo versa por percurso metodológico fundamentado em uma pesquisa de caráter bibliográfico, buscando, com isso, identificar e discutir se os docentes que trabalham em escolas da rede regular de ensino estão tanto pedagógica quanto tecnologicamente preparados e aparelhados para desenvolver suas aulas em formato de ensino híbrido.
Downloads
Referências
Castro, E. A.; Coelho, V. et al. Ensino híbrido: desafio da contemporaneidade? Periódico Científico Projeção e Docência, v.6, n.2, 2015.
Lima, L. H. F., Moura, F. R. de. O professor no ensino híbrido. In: BACICH. L.; Neto, A. T.; Trevisani, F. M. (org.). Ensino híbrido: Personalização e tecnologia na educação. Porto Alegra: Penso. 2015.
Lopes, A. P. B.; Bueno, J. L. P.; Mascarenhas, S. A formação do professor frente às TICs. Revista Amazônica, a. 10, v. XIX, n.1, Jan-Jun, 2017.
Médici, M. S.; Tatto, E.R.; Leão, M. F. Percepções de estudantes do Ensino Médio das redes pública e privada sobre atividades remotas ofertadas em tempos de pandemia do coronavírus. Revista Thema, v. 18. Edição especial. 2020.
Ward, H. Uso e abuso da tecnologia da informação e da comunicação. Ward, H.; Roden, J.; Hewlett, C.; Foreman, J. Ensino de ciências. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Downloads
Publicado
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.