POLÍTICAS PÚBLICAS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA CONSOLIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3600

Palavras-chave:

Alfabetização. Letramento. Aprendizagem. Metodologia. Inovação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral: investigar o porquê de nem todas as crianças conseguirem consolidar a leitura e a escrita no final do ciclo de alfabetização, visto que essas crianças chegam mais cedo na escola. A pesquisa foi baseada no aporte teórico de vários autores que pesquisam essa temática, dentre eles, foram usadas principalmente as concepções de alfabetização e letramento de Magda Becker Soares (2013; 2014); os cadernos do PNAIC (2012; 2015); Faria (2011); Maciel (2007), entre outros autores. Na categoria relacionada às práticas docentes: Solé (1998); Libâneo (2006), enquanto na categoria profissional da educação: Vasconcellos (2003). Além de pesquisadores da área, buscamos também documentos legais como: Constituição Federal (1988), Lei de Diretrizes e Bases (1996) e Base Nacional Comum Curricular (2017) e documentos oficiais da escola que foram analisados com base no referencial teórico. O percurso metodológico referendou-se na pesquisa qualitativa. Acreditamos que o resultado desta pesquisa poderá fomentar o fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita não só para os alunos que estão no ciclo de alfabetização, como os demais alunos da escola, promovendo assim o respeito e a igualdade de direitos de serem alfabetizados na idade certa. Dessa forma, ainda que pareça um sonho dizer que se oferece um ensino de qualidade e que se pode garantir uma aprendizagem satisfatória para todos que chegam às escolas, é que muitos profissionais têm dedicado seu tempo em pesquisas, estudando uma melhor maneira de ver essa garantia se concretizar.

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Biografia do Autor

  • Francisco Roberto Diniz Araújo

    Graduação em Licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Federal da Paraíba; Mat. Medicina veterinária Instituto Federal da Paraíba - IFPB; Bacharelando em Direito pelo Centro Universitário - UNIFIP - Patos PB, Bacharel em teologia - FATERJ. Doutorado em Ciências da Educação pela Absoulute Christian University - Flórida EUA, Doutorando em Humanidades Y Artes com Menção en Educación pela Universidad Nacional de Rosario UNR - Argentina - Arg. Mestrado em Ciências da Educação USA; Maestría en Ciencias de la Educación pela Universidad de Desarrollo Sustentable - UDS Paraguai y Doctorado Ciencias de la Educación pela Universidad de Desarrollo Sustentable - UDS Paraguai. Especialista em Orientação Educacional e Supervisão Escolar pelo Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Especialista Direitos Humanos pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG; Especialista em Psicopedagogia clinica e Institucional pela União de Escolas Superiores da UNESF; Especialista em Educação Especial. Especialização em Ecologia e Sustentabilidade Ambiental. Cursando Especialização em Ciência e Matemática pelo Instituto Federal da Paraíba - IFPB e POSDOCTORADO EN PSICOLOGIA CON ORIENTACIÓN EN METODOLOGÍA DE LA REVISIÓN Universidad de Flores - UFLO Buenos Aires Argentina. Pós-Doutorando pela Universidade de Salamanca - USAL e Pós doutor em Educação Especial pela Université Libre des Sciences de lHomme de Paris - Paris, França.  

Referências

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Publicado

15/07/2023

Como Citar

POLÍTICAS PÚBLICAS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA CONSOLIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO. (2023). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473600. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3600