POLÍTICAS PÚBLICAS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA CONSOLIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3600Palavras-chave:
Alfabetização. Letramento. Aprendizagem. Metodologia. InovaçãoResumo
O presente artigo tem como objetivo geral: investigar o porquê de nem todas as crianças conseguirem consolidar a leitura e a escrita no final do ciclo de alfabetização, visto que essas crianças chegam mais cedo na escola. A pesquisa foi baseada no aporte teórico de vários autores que pesquisam essa temática, dentre eles, foram usadas principalmente as concepções de alfabetização e letramento de Magda Becker Soares (2013; 2014); os cadernos do PNAIC (2012; 2015); Faria (2011); Maciel (2007), entre outros autores. Na categoria relacionada às práticas docentes: Solé (1998); Libâneo (2006), enquanto na categoria profissional da educação: Vasconcellos (2003). Além de pesquisadores da área, buscamos também documentos legais como: Constituição Federal (1988), Lei de Diretrizes e Bases (1996) e Base Nacional Comum Curricular (2017) e documentos oficiais da escola que foram analisados com base no referencial teórico. O percurso metodológico referendou-se na pesquisa qualitativa. Acreditamos que o resultado desta pesquisa poderá fomentar o fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita não só para os alunos que estão no ciclo de alfabetização, como os demais alunos da escola, promovendo assim o respeito e a igualdade de direitos de serem alfabetizados na idade certa. Dessa forma, ainda que pareça um sonho dizer que se oferece um ensino de qualidade e que se pode garantir uma aprendizagem satisfatória para todos que chegam às escolas, é que muitos profissionais têm dedicado seu tempo em pesquisas, estudando uma melhor maneira de ver essa garantia se concretizar.
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Referências
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