AÇÕES DE ENFERMAGEM E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA REDUÇÃO DO DESMAME PRECOCE
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3614Palavras-chave:
Aleitamento maternoResumo
Objetivo: avaliar de que forma as práticas educativas podem contribuir para a redução do desmame precoce. Métodos: Pesquisa de natureza qualitativa, realizada em Hospital Universitário, localizado interior do estado do Rio de Janeiro, Brasil. Participantes 10 puérperas com idade superior a 18 anos. Com uso de questionário para obtenção dos dados. Em respeito aos aspectos éticos da pesquisa e em conformidade com a resolução 466, o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com parecer 6.106.956. Foi garantido o anonimato dos participantes do estudo. Com Análise de dados à luz do referencial da Teoria do Relacionamento Interpessoal de Peplau e da Política Nacional de Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno. Resultados: a pesquisa apontou para cuidados mais importantes na amamentação e puerpério; entendimento sobre o colostro; importância das tecnologias educacionais para redução do desmame precoce. Considerações Finais: Buscou-se com o estudo, identificar ações sobre amamentação realizadas pelo enfermeiro. O estudo apontou para a importância de práticas educativas em aleitamento materno voltadas a puérperas, constituindo-se importante estratégia para redução do desmame precoce e para fortalecimento de ações direcionadas à promoção da saúde da mulher e da criança em âmbito hospitalar.
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