AÇÕES DE ENFERMAGEM E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA REDUÇÃO DO DESMAME PRECOCE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3614

Palavras-chave:

Aleitamento materno

Resumo

Objetivo: avaliar de que forma as práticas educativas podem contribuir para a redução do desmame precoce. Métodos: Pesquisa de natureza qualitativa, realizada em Hospital Universitário, localizado interior do estado do Rio de Janeiro, Brasil. Participantes 10 puérperas com idade superior a 18 anos. Com uso de questionário para obtenção dos dados. Em respeito aos aspectos éticos da pesquisa e em conformidade com a resolução 466, o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com parecer 6.106.956. Foi garantido o anonimato dos participantes do estudo. Com Análise de dados à luz do referencial da Teoria do Relacionamento Interpessoal de Peplau e da Política Nacional de Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno. Resultados: a pesquisa apontou para cuidados mais importantes na amamentação e puerpério; entendimento sobre o colostro; importância das tecnologias educacionais para redução do desmame precoce. Considerações Finais: Buscou-se com o estudo, identificar ações sobre amamentação realizadas pelo enfermeiro. O estudo apontou para a importância de práticas educativas em aleitamento materno voltadas a puérperas, constituindo-se importante estratégia para redução do desmame precoce e para fortalecimento de ações direcionadas à promoção da saúde da mulher e da criança em âmbito hospitalar.

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Biografias do Autor

  • Cátia Nunes Fragas

    Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras, RJ, Brasil.

     

  • Rose Helen Ferreira Francisco

    Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras, RJ, Brasil.

  • Victória Ribeiro Teles

    Enfermeira. Integrante do Nupetmae-CNPq. Residente de Enfermagem em Nefrologia do Programa UERJ-Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), RJ, Brasil.

  • Alessandra da Silva Souza

    Enfermeira. Mestre Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras, Brasil.

  • Elisângela do Nascimento Fernandes Gomes

    Enfermeira. Mestre Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras, Brasil.

  • Thainá Oliveira Lima

    Enfermeira. Doutora Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras, Brasil.

  • Fabiana Ramos Vargas

    Enfermeira. Secretaria Municipal de Saúde de Vassouras. Integrante do Nupetmae-CNPq. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem–Mestrado Profissional Ensino na Saúde–MPES/UFF. Brasil.

  • Marilei de Melo Tavares

    Psicóloga. Pós-doutorado pela UERJ. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem–Mestrado Profissional Ensino na Saúde–MPES/UFF. Líder do Núcleo de Pesquisa Trabalho, Meio Ambiente, Arte e Emoções em saúde (Nupetmae-CNPq). Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras, Brasil.

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Publicado

15/07/2023

Como Citar

AÇÕES DE ENFERMAGEM E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA REDUÇÃO DO DESMAME PRECOCE. (2023). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473614. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3614