ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A EXPERIÊNCIA DO USO DA PLATAFORMA CANVA NO MEIO EDUCACIONAL NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3668Palavras-chave:
Estágio Supervisionado. Canva. Graduação em ComputaçãoResumo
Este artigo descreve as experiências vivenciadas durante a fase de Estágio supervisionado II, do curso de Licenciatura em Computação, da Universidade do Estado do Amazonas-UEA, na Escola Estadual Thomé Ferreira Santiago. Tendo como objetivo principal apresentar aos estudantes e professores recursos tecnológicos que podem ser usados dentro de sala de aula, para trabalhar de forma dinamizada, disciplinas teóricas do dia a dia, como exemplo, o componente curricular de História, para proporcionar conhecimentos sobre mapa mental utilizando a plataforma Canva. A pesquisa busca assumir uma abordagem qualitativa, se tratando de um estudo descritivo, relatando as experiências no âmbito escolar. Trabalhar as potencialidades, principalmente nas questões da criatividade, inventividade, criticidade, interatividade, através do compartilhamento de recursos dinâmicos e ideias inovadoras. A atividade foi elaborada a partir da problemática observada durante o período de observação e coparticipação, juntamente com o apoio da professora supervisora de estágio, observando as dificuldades vistas pelos alunos sobre a referida disciplina de História. A plataforma Canva é uma ferramenta online com o objetivo de ser colaborativa, na qual buscou-se contribuir para a criação do mapa mental de forma rápida e criativa, usando o aparelho celular ou computador.
Downloads
Referências
VALENTE, José Armando. A Comunicação e a Educação baseada no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Revista UNIFESO – Humanas e Sociais, Vol. 1, n. 1, 2014, pp. 141-166.
Chaves, S. (2004). Avaliação da aprendizagem no Ensino Superior: realidade, complexidade e possibilidades. In Anais, 27 Reunião anual ANPED,1-16.
• ALVES, A.C. J.; MATSUKURA, T.S. O uso de recursos de tecnologia assistiva por crianças com deficiência física na escola regular: a percepção dos professores. Cadernos de Terapia Ocupacional UFSCar, v.20, n.3, p.381-392, 2012.
LINS, Ana Paula. Seduc faz parceria inédita com a plataforma Canvas para Educação. MALTANET, 2020. Disponível em< https://www.maltanet.com.br/v2/noticias/2020/10/06/seduc-faz-parceria-inedita-com-a-plataforma-canvas-para-educacao >. Acesso em: 30 março de 2023.
ROCCOLE, Mariane. Mapa Mental: Como Fazer e para que serve essa técnica. Disponível em: < https://www.estudarfora.org.br/mapa-mental/#:~:text=O%20mapa%20mental%20pode%20ser,projeto%20ou%20grupo%20de%20tarefas.>:Acesso em: 30 março de 2023.
Tudo sobre o Canvas. TECHTUDO. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/canva/>. Aceso em: 30 de março de 2023.
Downloads
Publicado
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.