SIGNIFICADOS, IDENTIDADES E PERSPECTIVAS DO DISCENTE INGRESSO NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM: UM ESTUDO REFLEXIVO À LUZ DA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3677Palavras-chave:
Enfermagem, Estudantes de Enfermagem, Ensino SuperiorResumo
O presente trabalho tangencia a ótica dos discentes acerca da graduação a qual escolheram cursar por intermédio das categorias que foram levantadas. Deste modo, percebeu-se que suas perspectivas acerca da enfermagem como profissão é confusa devido às influências históricas que se perpetuam até os dias atuais. Outrossim, a construção de sua identidade profissional não depende apenas do processo de aprendizagem, uma vez que isso depende do meio ao qual está inserido e de outros fatores externos, como cultura, economia, política, entre outros. Ao decorrer da análise, observou-se que há uma grande disputa por empregos neste âmbito e, por esta razão, exige-se um melhor aperfeiçoamento dos profissionais e uma constante atualização de seus conhecimentos para que possam acompanhar a contínua evolução dos saberes técnicos-científicos no âmbito médico-hospitalar. Portanto, a formação acadêmica é um período delicado para os recém-ingressos, pois é um momento em que precisam refletir sobre a área que optaram por atuar, os desafios que enfrentarão para concluir o curso e como esta escolha repercutirá em sua vida no âmbito profissional, pessoal e econômico. Muitos jovens, conforme constatado em algumas pesquisas e relatado neste estudo, escolhem a enfermagem como profissão sem saber suas vertentes de atuação, apenas descobrindo ao decorrer do curso, ou ao final da formação. Logo, nota-se que precisa de uma melhor atuação por parte das instituições de formação acerca da elucidação de incertezas que os estudantes de enfermagem possam ter e incentivá-los à busca por qualificações complementares para que possam ter mais oportunidades no âmbito laboral.
Downloads
Referências
dos Santos, M.R; Souza, T.C.D.S.M; Misko, M.D; Silva, L; Szylit, R. Integrando a Teoria do Cuidado Humano à prática de enfermeiros com famílias de crianças internadas. Revista Saúde-UNG-Ser. 2019. 12(1/2):15-23. Disponível em: http://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/3302 Acesso em: 17 Jun 2023;
Franco, T.B; Hubner, L.C.M. Clínica, cuidado e subjetividade: afinal, de que cuidado estamos falando?. Saúde em debate. 2020. 43: 93-103. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/JdtdgQDJjyVqVDtMJ5K6bhq/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 17 Jun 2023;
de Lima, T; de Souza, L.A. O Fracasso escolar à luz da teoria histórico-cultural: Reflexões acerca da culpabilização do aluno. In Colloquium Humanarum. 2020. ISSN: 1809-8207 pp. 137-150. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3486. Acesso em: 10 maio. 2023;
Ferreira, A.M. Significados e sentidos da formação docente para formandos e formandas do curso de licenciatura em Educação Física. 2020. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11645 Acesso em: 12 Dez 2022;
BASSO, I.S. Significado e sentido do trabalho docente. Cadernos CEDES. 1998. 19: 44, p.19-32.
Patrial, M.C; Patrial, G.C; Hartmann, C; de Carvalho Bassi, G.A; de Oliveira Bannwart, I; Vieira, F.D.S.F. Formação em enfermagem: a importância da didática e dos métodos pedagógicos. Revista Universitas da Fanorpi. 2022. 2 (8): 21-30. Disponível em: https://fanorpi.com.br/universitas/index.php/revista/article/view/80 Acesso em: 12 Dez 2022;
COSTA, F.D.A. Visitando a prática pedagógica do enfermeiro professor. São Carlos (SP): Ruma. 2003.
Pereira, J.A. O enfermeiro e a formação pedagógica na área da saúde: construindo uma identidade docente. 2019. Disponível em: http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/2097/6/juliana_andrade_pereira.pdf Acesso em: 07 Dez 2022;
Geovanini, T; Moreira, A; Dornelles, S; Machado, W.C.A. História da enfermagem: versões e interpretações. Thieme Revinter Publicações LTDA. 2018.
Dias, L.D.P; Dias, M.D.P. Florence Nightingale e a História da Enfermagem. Hist. enferm., Rev. Eletronic. 2019. 47-63. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1121486 Acesso em: 12 Dez 2022;
Masetto, M. Docência na universidade. Papirus Editora. 2014.
Lima, R.S. A construção da identidade profissional dos alunos de enfermagem: um estudo à luz da abordagem histórico-cultural (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo). 2019. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-10092019-190917/publico/ROGERIOSILVALIMA.pdf Acesso em: 07 Dez 2022;
PIMENTA, S.G. Saberes pedagógicos e atividade docente. 2005. 4ª edição.
Duarte, N. Vigotski e o" aprender a aprender": crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. Autores Associados. 2021.
Severino, A.J. Metodologia do trabalho científico. Cortez editora. 2017.
Rother, E.T. Revisión sistemática X Revisión narrativa. Acta paulista de enfermagem. 2007. 20: v-vi. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/z7zZ4Z4GwYV6FR7S9FHTByr/?lang=es Acesso em 06 Out 22.
Bernardo, W.M; Nobre, M.R.C; Jatene, F.B. Evidence based clinical practice: part II-searching evidence databases. Revista da Associação Médica Brasileira. 2004. 50 (1): 104-108. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ramb/a/WgCzqZ5n8ZyjpNCd7nxF5VQ/?format=pdf&lang=pt Acesso em 06 Out 22.
Minayo, M.C.D.S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 1994. 21: 9-29.
Bardin, L. Análise de conteúdo (Tradução Luís Antero Reto). São Paulo, Brasil: Edições. 2016. 70.
Hermida, P.M.V. Representação social dos discentes de enfermagem sobre a profissão e profissional enfermeiro. Revista de educação. 2008. 11 (12). Disponível em: https://seer.pgsscogna.com.br/educ/article/view/1928 Acesso em: 11 Maio 2023;
Serra, M.N. Aprender a ser enfermeiro. Identidade profissional em estudantes de enfermagem. Sisifo. 2016. (5): 69-80. Disponivel em: http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/93 Acesso em: 11 Maio 2023;
Lima, R.S; Silva, M.A.I; Andrade, L.S.D; Góes, F.D.S.N.D; Mello, M.A; Gonçalves, M.F.C. A construção da identidade profissional em estudantes de enfermagem: pesquisa qualitativa na perspectiva histórico-cultural. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2020. 28. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/mRrwbfmhV5FndHfGsGQHjcB/?format=html&lang=pt Acesso em: 11 Maio 2023;
Oliveira, B.G.R.B.D. A passagem pelos espelhos: a construção da identidade profissional da enfermeira. Texto & Contexto-Enfermagem. 2006. 15: 60-67. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/PvXMKdSSYbJLHfSryhrwHfB/abstract/?lang=pt Acesso em: 11 Jun 2023;
Souza, G.J; Paula, M.A.B. CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO ENFERMEIRO: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITEATURA. Revista Rede de Cuidados em Saúde. 2016. 10 (1). Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/rcs/article/view/2727 Acesso em: 11 Jun 2023;
CIAMPA, A.D.C. Identidade. A estória do Severino e a história da Severina. Um ensaio da Psicologia Social. São Paulo: Brasiliense. 2001.
Dainez, D. Desenvolvimento e deficiência na perspectiva histórico-cultural: contribuições para educação especial e inclusiva. Revista de psicología (Santiago). 2017. 26(2): 151-160. Disponível em: https://www.scielo.cl/scielo.php?pid=S0719-05812017000200151&script=sci_arttext&tlng=en Acesso em: 11 Jun 2023;
de Freitas, G.F; da Silva, T.A; Bonini, B.B. Reflexões sobre desafios e perspectivas para a profissão da Enfermagem. Revista Nursing. 2018. 21 (243): 2290-2292. Disponível em: http://www.revistanursing.com.br/revistas/243-Agosto2018/reflexao.pdf Acesso em: 11 Jun 2023;
PEIXOTO, T.A; PEIXOTO, N.M. Futuro da Enfermagem: uma perspectiva oportuna. Revista Sinais Vitais. 2013. 110: 29-37. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Tiago-Andre-Peixoto/publication/328389167_Futuro_da_Enfermagem_Uma_perspectiva_oportuna_Future_of_Nursing_A_timely_perspective/links/5bc9e432458515f7d9c9e294/Futuro-da-Enfermagem-Uma-perspectiva-oportuna-Future-of-Nursing-A-timely-perspective.pdf Acesso em: 11 Jun 2023;
Carvalho, L.D.S. Uma antiga profissão do futuro: percepções de enfermeiros sobre sua formação e inserção profissional (Doctoral dissertation). 2011. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24315 Acesso em: 11 Jun 2023;
Castro, N.R.S; Gomes, A.N.H; de Araújo, C.S; de Almeida, G.S; da Silva, N.C; da Fonseca, J.R.F. Perspectivas dos acadêmicos quanto ao curso de Enfermagem. Research, Society and Development. 2020. 9 (7): e731974693-e731974693. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4693 Acesso em: 11 Jun 2023;
Nunes, V.L; Oliveira, V.P. O inesperado futuro profissional: perspectivas do graduando em enfermagem. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT-SERGIPE. 2016. 3 (3): 65-65. Disponível em: http://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/2829 Acesso em: 11 Jun 2023;
DAHER, D.V. Por detrás da chama da lâmpada: a identidade do enfermeiro. Niterói: Ed. UFF. 2000.
Nascimento, P.N; Barbosa, M.C.L. Perspectivas dos Graduandos de Enfermagem Frante ao Mercado de Trabalho. ID on line. Revista de psicologia. 2017. 11 (35): 267-278. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/730/0 Acesso em: 11 Jun 2023;
Downloads
Publicado
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.