SIGNIFICADOS, IDENTIDADES E PERSPECTIVAS DO DISCENTE INGRESSO NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM: UM ESTUDO REFLEXIVO À LUZ DA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3677

Palavras-chave:

Enfermagem, Estudantes de Enfermagem, Ensino Superior

Resumo

O presente trabalho tangencia a ótica dos discentes acerca da graduação a qual escolheram cursar por intermédio das categorias que foram levantadas. Deste modo, percebeu-se que suas perspectivas acerca da enfermagem como profissão é confusa devido às influências históricas que se perpetuam até os dias atuais. Outrossim, a construção de sua identidade profissional não depende apenas do processo de aprendizagem, uma vez que isso depende do meio ao qual está inserido e de outros fatores externos, como cultura, economia, política, entre outros. Ao decorrer da análise, observou-se que há uma grande disputa por empregos neste âmbito e, por esta razão, exige-se um melhor aperfeiçoamento dos profissionais e uma constante atualização de seus conhecimentos para que possam acompanhar a contínua evolução dos saberes técnicos-científicos no âmbito médico-hospitalar. Portanto, a formação acadêmica é um período delicado para os recém-ingressos, pois é um momento em que precisam refletir sobre a área que optaram por atuar, os desafios que enfrentarão para concluir o curso e como esta escolha repercutirá em sua vida no âmbito profissional, pessoal e econômico. Muitos jovens, conforme constatado em algumas pesquisas e relatado neste estudo, escolhem a enfermagem como profissão sem saber suas vertentes de atuação, apenas descobrindo ao decorrer do curso, ou ao final da formação. Logo, nota-se que precisa de uma melhor atuação por parte das instituições de formação acerca da elucidação de incertezas que os estudantes de enfermagem possam ter e incentivá-los à busca por qualificações complementares para que possam ter mais oportunidades no âmbito laboral.

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Biografias Autor

Gabriel Nivaldo Brito Constantino

Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu.

Wanderson Alves Ribeiro

Enfermeiro. Mestre e Doutorando pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da UFF, Niterói/RJ. Pós-Graduado em Alta Complexidade com ênfase em CTI (UNIGRANRIO); Saúde da Família (UNIRIO); Informática em Saúde (UNIFESP); Nefrologia Multidisciplinar (UFMA); Pediatria e Neonatologia (FAVENI); Enfermagem em Oncologia (IBRA); Gestão de Redes de Atenção à Saúde (FIOCRUZ); Enfermagem em Estomaterapia (UERJ). Docente do Curso de Graduação em enfermagem e Pós-graduação em Enfermagem em Obstetrícia; CTI e Emergência; Neonatologia e Pediatria da Universidade Iguaçu; Docente na Pós-graduação em Estomaterapia da UERJ; Docente do Curso de Pós-graduação da Faculdade Bezerra de Araújo.

Miriam Maria Ferreira Guedes

Enfermeira graduada pela Universidade Iguaçu.

Larissa Christiny Amorim dos Santos

Enfermeira graduada pela Universidade Iguaçu.

Bruna Porath Azevedo Fassarella

Enfermeira. Mestre em Ciências Aplicadas em Saúde da Universidade Severino Sombra. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem e Pós-graduação da UNIG.

Keila do Carmo Neves

Enfermeira. Pós-Graduada em Nefrologia; Mestre e Doutora em Enfermagem pela UFRJ. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da UNIG.

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Publicado

31/07/2023

Como Citar

Nivaldo Brito Constantino, G., Alves Ribeiro, W., Maria Ferreira Guedes, M., Christiny Amorim dos Santos, L., Porath Azevedo Fassarella, B., & do Carmo Neves, K. (2023). SIGNIFICADOS, IDENTIDADES E PERSPECTIVAS DO DISCENTE INGRESSO NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM: UM ESTUDO REFLEXIVO À LUZ DA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483677. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3677

Edição

Secção

ARTIGOS

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