ENSINO COM GAMIFICAÇÃO: APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO EM ESCOLA PÚBLICA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3698

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Gamificação, Recursos tecnológicos

Resumo

Com ênfase no uso da gamificação como método pedagógico, este artigo traz reflexões sobre a valorização do estágio supervisionado II no ensino médio e técnico em uma escola pública. O objetivo é percorrer os resultados do estágio e destacar como abordagens ativas e o uso de recursos tecnológicos podem melhorar o processo de ensino e aprendizagem. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) - Campus Coari sediou o estágio supervisionado II, possibilitando que os estagiários aplicassem as informações teóricas aprendidas ao longo do curso de graduação em computação em um ambiente real. Utilizando a plataforma Kahoot para produzir aulas dinâmicas e interessantes, a gamificação foi utilizada como tática motivadora. Ao atrair a atenção dos alunos e promover o seu envolvimento ativo, a gamificação melhora o processo de ensino e aprendizagem. Oportunidades para observar as atividades escolares permitiram uma imersão total nelas, aprendendo sobre diversas disciplinas acadêmicas e técnicas de ensino. Os estagiários auxiliaram os professores em uma variedade de tarefas durante a coparticipação, enquanto avaliavam os requisitos e desafios únicos dos alunos. Utilizando ferramentas tecnológicas e técnicas de gamificação, os estagiários conseguiram proporcionar um ambiente de aprendizado animado e envolvente na regência. A conclusão deste artigo destaca a importância do estágio supervisionado II, da gamificação e da utilização de recursos tecnológicos na educação. Esses métodos estimulam um aprendizado mais produtivo, preparando os alunos para os desafios futuros.

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Biografias do Autor

  • Arley Silva de Pinho

    Acadêmica do Curso de Licenciatura em Computação da Universidade do Estado do Amazonas – UEA no Centro de Ensino Superior de Coari-AM – NESCOA/UEA.

  • Luiz Sérgio de Oliveira Barbosa

    Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, Flórida, EUA. Professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

  • Rogério Brito de Oliveira

    Pós-Graduado em Supervisão Escolar pela Faculdade de Educação da Serra
    FASE. Atualmente é Pedagogo da Secretaria de Estado da Educação e do Desporto
    SEDUC, Amazonas.

  • Francisco Rayner Barros Batista

    Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação da Universidade do Estado do Amazonas – UEA no Centro de Ensino Superior de Coari-AM – NESCOA/UEA.

  • Daniel do Nascimento Ramos

    Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação da Universidade do Estado do Amazonas – UEA no Centro de Ensino Superior de Coari-AM – NESCOA/UEA.

  • Gabriel Natividade da Silva

    Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação da Universidade do Estado do Amazonas – UEA no Centro de Ensino Superior de Coari-AM – NESCOA/UEA.

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Publicado

31/07/2023

Edição

Secção

ARTIGOS

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Como Citar

ENSINO COM GAMIFICAÇÃO: APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO EM ESCOLA PÚBLICA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO II. (2023). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483698. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3698