AS SALAS DE RECURSO MULTIFUNCIONAIS NA INCLUSÃO INFANTIL

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Laudilene Antonia de Moura Pádua
  • Juliana Andreia Christ Schizzi
  • Vanessa Maria de Sá Souza Vieira
  • Marco Antonio Silvany
  • Iraide Soares da Silva

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3703

Palavras-chave:

Pedagogia. Psicopedagogia. Inclusão. Sala de Recursos.

Resumo

Quando se busca um trabalho voltado para a reconstrução do sistema de ensino, almeja-se que os padrões de acolhimento oferecidos aos estudantes com NEE - Necessidades Educacionais Especiais tenham o objetivo de agenciar uma inclusão verdadeira e de qualidade, especialmente quando se versa acerca da SRM - Sala de Recursos Multifuncionais. Desta forma, este estudo objetiva exibir em seu escopo uma abordagem de caráter reflexivo, comprovando, por meio de pareceres teóricos de estudiosos renomados que dissertam acerca da área em questão, toda a importância da SRM quando voltada ao AEE - Atendimento Educacional Especializado dos estudantes com NEE. Entretanto, faz-se importante dizer que as escolas que disponibilizam tal padrão de atendimento não devem jamais fugir da busca por estratégias e padrões de ensino que se mostrem inovadores, permanecendo sempre em parceria com seus educadores, para conseguir, desta forma, suprir as deficiências características dos alunos com NEE e permitir que realmente se estabeleça o método de inclusão, beneficiando, assim, a totalidade das necessidades de tais alunos e não apenas fazendo jus a sua permanência física na escola, contudo, levando ainda tais alunos a um aprender verdadeiramente significativo, por meio de um método de intercâmbio entre todos no ambiente escolar.

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Biografias do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

  • Laudilene Antonia de Moura Pádua

    Graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás e Mestranda em Educação- Formação de Professores pela Universidade Internacional Del Atlantico-UNEATLANTICO (ESPANHA).

  • Juliana Andreia Christ Schizzi

    Graduada em História – Universidade Unijui- Universidade Regional da Fronteira Noroeste do Rio Grande do Sul. Pós Graduação em Educação Ambiental- "Lato sensu"- pela UFSM- Universidade Federal de Santa Maria. Pós Graduação em Mídias na Educação "Lato sensu" pela UFSM-Universidade Federal de Santa Maria. Pós- Graduação em Tecnologias Digitais aplicadas à educação- Lato sensu- ULBRA- Universidade Luterana do Brasil e mestranda em Educação – especialização formação de professores pela Unini- Mexico.

  • Vanessa Maria de Sá Souza Vieira

    Graduada em Pedagogia. Pós graduada em Neuropsicopedagogia Clinica e Institucional, pós graduada em Educação Infantil e Letramento e Mestranda em Educação - Formação de Professores, pela Universidade Europeia Del Atlântico - UNEATLÂNTICO (ESPANHA).

  • Marco Antonio Silvany

    Graduado em Ciências Biológicas. Especializado em Metodologias para Educação a Distância e Educação Inclusiva. Mestrando em Educação pela Uneatlantico.

  • Iraide Soares da Silva

    Graduada em Pedagogia. Pós graduada em Alfabetização e Letramento. Mestranda em Educação - Formação de Professores, pela Universidade Europeia Del Atlântico - UNEATLÂNTICO (ESPANHA).

Referências

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Publicado

29/07/2023

Edição

Secção

ARTIGOS

Categorias

Como Citar

AS SALAS DE RECURSO MULTIFUNCIONAIS NA INCLUSÃO INFANTIL. (2023). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e473703. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3703