A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO PEDAGÓGICO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DO AMAZONAS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3715Palavras-chave:
Software de Siimulação, Gamificação, Estágio supervisionadoResumo
As Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs, especialmente quando combinadas com a gamificação e softwares educativos de simulação, trazem a possibilidade de maximização do processo de ensino, aproveitando a familiaridade dos alunos ao meio digital no aumento do engajamento, oportunizando sua ascensão ao protagonismo das atividades estudantis. Relacionado a isso, o profissional Licenciado em Computação surge como o intermediador desta transformação da educação, sendo fundamental não apenas no ato de lecionar disciplinas tecnológicas, como também auxiliar os professores das demais disciplinas, demonstrando um leque de ferramentas que poderão ser adotadas durante suas práticas docentes nas mais diversas áreas de ensino. Neste contexto, este artigo apresenta um relato de experiência durante o Estágio Supervisionado em Computação II, que demonstra vivências dentro de uma instituição de ensino médio, localizada na cidade de Carauari, Estado do Amazonas, na qual são utilizadas ferramentas pedagógicas de cunho tecnológico, especificamente software educacional de simulação e Quizzes, como metodologia ativa empregada ao processo avaliativo como possibilidade de execução de uma aula interativa voltada a uma aprendizagem mais robusta e objetiva na disciplina de Química.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição Federal. Brasília, 1988.
BRASIL_2. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases. Brasília, 1996.
CÂNDIDO-JÚNIOR, J. P. Evolução humana: uma história nunca contada. São Paulo: Matrix, 2010.
DIONIZIO, T. P. (2019). O Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação como Ferramenta Educacional Aliada ao Ensino de Química. EaD Em Foco, 9(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.809
EVOBOOKS. Lab. de Misturas. Versão 1.9. – Disponível: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.evobooks.SeparacaoDeMisturasDemo&hl=pt_BR&gl=US. Acessado em: 09/03/2023 às 15:32:15.
GOMES, L.C. Educação e Tecnologia: abordagens críticas. São Paulo: Editora UNESP, 2005, p. 23
HARSCH, C. J. O relato de experiência como metodologia qualitativa de pesquisa. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, p. 137-148, maio/ago. 2008.
KAAP, K., 2012. “The Gamification of Learning and Instruction: Game-based Methods and Strategies for Training and Education”, Pfeiffer, 2012.
MACHADO, Adriano Silveira. Uso de softwares educacionais, objetos de aprendizagem e simulações no ensino de química. Revista Química Nova na Escola, v. 38, n. 2, p. 104-111, 2016.
MARTINS, E. R. Tecnologias Móveis em Contexto Educativo: uma Revisão Sistemática da Literatura. CINTED-UFRGS. Novas Tecnologias na Educação. V. 16 Nº 1, julho, 2018.
MORRIS, Ian. Why the West rules – for now: the patterns of history, and what they reveal about the future. Profile Books, 2011.
NOVOA, António. Os professores e sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1999.
SILVA, Denise B. da. Educação no Brasil: contextos, configurações e políticas. 1 ed. São Paulo: Pearson, 2015, p. 23
SOUZA, M, P.; SANTOS, N.; MERÇON, F.; RAPELLO, C. N.; AYRES, A. C. S. Desenvolvimento e Aplicação de um Software como Ferramenta Motivadora no Processo Ensino-Aprendizagem de Química. XV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE – UFAM – 2004.
UEA. Projeto Pedagógico de Curso – PPC. Curso de Licenciatura em Computação 2018 – Apêndices A, p. 76. Resolução CNE/CP 2. Itacoatiara, 2018.
VIEIRA, Maria do Carmo. História da educação. Campinas: Autores Associados, 2004.
YANES, Sergio. Quizzer. Versão 1.8.6. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.sergioyanes.quizzer&hl=pt_BR&gl=US. Acessado em: 09/03/2023 às 15:45:26.
Downloads
Publicado
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.