A REALIDADE AUMENTADA COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM: USO DO APLICATIVO SÓLIDOS RA COMO FERRAMENTA DE APOIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3718

Palavras-chave:

Realidade Aumentada, Geometria, Sólidos RA

Resumo

Este artigo tem por objetivo mostrar a integração da Realidade Aumentada (RA) no processo de ensino-aprendizagem de sólidos geométricos no Ensino Médio. Logo, a RA como recurso tecnológico e lúdico pode ajudar nessa interação gerando compreensão dos conceitos teóricos. Pois existem muitos fatores que dificultam o aprendizado no ensino da Matemática, falta de percepção, clareza e interpretação de conceitos e medidas. O principal objetivo consiste em apresentar uma forma didática de contornar esses problemas com a RA. Portanto o uso do Aplicativo Sólidos RA de Realidade Aumentada no processo de ensino-aprendizagem mostrou-se muito eficiente, fazendo com que os alunos participassem ativamente das aulas de Matemática e atividades propostas em sala de aula. Com base na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) que regem a educação e abordam o uso da tecnologia no contexto educacional. O professor, enquanto mediador de conhecimento, pode inserir o uso das tecnologias na sua metodologia de ensino, trabalhar com os alunos os recursos presentes na educação para promover a aprendizagem, pois atualmente os alunos possuem acesso à tecnologia e juntamente com os professores haverá uma transmissão e troca de conhecimento por ambas as partes.

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Biografias do Autor

  • Ediel Moreira Alves

    Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

     

  • Luiz Sergio de Oliveira Barbosa

    Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, Flórida, USA. Professor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). 

  • Ivone Conrado de Souza

    Ivone Conrado de Souza. Formada em Pedagogia e Pós-graduada em Psicopedagogia e Didática do Ensino Superior. Pedagoga da Secretaria Estadual de Educação e Desporto Escolar (SEDUC/AM)

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Publicado

02/08/2023

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ARTIGOS

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Como Citar

A REALIDADE AUMENTADA COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM: USO DO APLICATIVO SÓLIDOS RA COMO FERRAMENTA DE APOIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. (2023). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483718. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3718