APLICAÇÃO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E ENGAJAMENTO DE JOVENS DA DISCIPLINA DE QUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO REALIZADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO AMAZONAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3722

Palavras-chave:

Estágio, Ensino-aprendizagem, Softwares Educacionais

Resumo

Este artigo descreve a experiência de um estágio em computação realizado em uma escola pública no interior do Amazonas. Durante o estágio, foram utilizados softwares educacionais como ferramentas pedagógicas, com o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem e o engajamento dos alunos. A primeira etapa do estágio consistiu na observação das aulas de química, onde foi identificado que os alunos tinham dificuldades em se concentrar devido ao uso excessivo de celulares. Com base nisso, foram desenvolvidas estratégias pedagógicas para superar este desafio. Foi proposta uma aula com o uso dos softwares Lab. de Misturas e o Quizzer, que proporcionaram interação e avaliação dos alunos. Os resultados obtidos foram surpreendentes, pois os alunos se concentraram mais nas aulas e se interessaram pelo conteúdo apresentado. Além disso, esses softwares possibilitaram novas formas de disseminar o conhecimento. Em resumo, a utilização de tecnologias educacionais no ensino de química trouxe benefícios significativos, tornando as aulas mais práticas, dinâmicas e interativas.

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Biografias do Autor

  • Heitor Lima da Silva

    UEA - Universidade do Estado do Amazonas.

  • Marlon Ponciano Paulino

    UEA - Universidade do Estado do Amazonas.

  • Alaor Rezende da Silva

    UEA - Universidade do Estado do Amazonas.

  • Franciano Antunes

    UEA - Universidade do Estado do Amazonas.

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Publicado

31/07/2023

Edição

Secção

ARTIGOS

Categorias

Como Citar

APLICAÇÃO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E ENGAJAMENTO DE JOVENS DA DISCIPLINA DE QUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO REALIZADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO AMAZONAS. (2023). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483722. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3722