EMOÇÕES DOCENTES E PANDEMIA POR CORONAVÍRUS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3740Palavras-chave:
Emoções; Professores; Pandemia.Resumo
Introdução: Este artigo de revisão de literatura tem como objetivo descrever o estado da arte nas bases de dados selecionadas referentes às emoções dos professores em meio a pandemia por coronavírus. Materiais e Métodos: Revisão de literatura que identificou, após critérios de elegibilidade, dez textos nas bases de dados: Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e na Scientific Eletronic Library Online (ScIELO). Resultados: Os dez textos foram sintetizados e dispostos sistematicamente em um quadro para melhor exposição das informações. Discussão: Destaca-se a relevância dos desafios enfrentados pelos professores no gerenciamento do aumento da carga de trabalho, isolamento social, alfabetização digital, esgotamento físico e mental. Considerando além disso, a necessidade da implementação de rotinas que visem o gerenciamento do bem-estar e saúde mental. Considerações finais: As emoções dos professores em meio a pandemia por coronavírus precisam ser consideradas para manutenção e melhoria da saúde mental.
Downloads
Referências
DE ABREU, Rita Neuma Dantas Cavalcante et al. O PROFESSOR EM TEMPOS DE PANDEMIA: EMOÇÕES E SENTIMENTOS DO ENFERMEIRO-PROFESSOR. Enfermagem em Foco, v. 12, n. 6, 2021.
GAVOTTO NOGALES, Omar Iván; CASTELLANOS PIERRA, Lidia Isabel. Las emociones negativas vividas por los maestros en las clases virtuales en tiempos de pandemia. RIDE. Rev. Iberoam. Investig. Desarro. Educ, Guadalajara , v. 12, n. 23, e014, dic. 2021 . Disponible en <http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-74672021000200114&lng=es&nrm=iso>. accedido en 13 jul. 2023. Epub 14-Feb-2022. https://doi.org/10.23913/ride.v12i23.1006
GONZALEZ PEREZ, Arely. Bienestar emocional y el docente: un diario creativo en emociones. RIDE. Rev. Iberoam. Investig. Desarro. Educ, Guadalajara , v. 12, n. 23, e022, dic. 2021 . Disponible en <http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-74672021000200122&lng=es&nrm=iso>. accedido en 13 jul. 2023. Epub 14-Feb-2022. https://doi.org/10.23913/ride.v12i23.1025.
LAGE, Gabriel Maranduba Littleton et al. DESAFIOS DO ENSINO REMOTO FRENTE A PANDEMIA DA COVID-19. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 2, n. 7, p. e27519-e27519, 2021.
NABE-NIELSEN K, Fuglsang NV, Larsen I, Nilsson CJ. COVID-19 Risk Management and Emotional Reactions to COVID-19 Among School Teachers in Denmark: Results From the CLASS Study. J Occup Environ Med. 2021 May 1;63(5):357-362. doi: 10.1097/JOM.0000000000002136. PMID: 33928933; PMCID: PMC8091902.
RIBEIRO, Jackeline Sousa et al. Os desafios enfrentados pelos profissionais da enfermagem frente à COVID-19. Research, Society and Development, v. 10, n. 15, p. e186101522918-e186101522918, 2021.
SALAZER-FERNÁNDEZ C, Palet D, Haeger PA, Román Mella F. The Perceived Impact of COVID-19 on Comfort Food Consumption over Time: The Mediational Role of Emotional Distress. Nutrients. 2021 Jun 2;13(6):1910. doi: 10.3390/nu13061910. PMID: 34199403; PMCID: PMC8228314.
SANATANA-LÓPEZ, Bernat-Adell MD, Santana-Cabrera L, Santana-Cabrera EG, Ruiz-Rodríguez GR, Santana-Padilla YG. Attitudes and Feelings towards the Work of Teachers Who Had a School Nurse in Their Educational Center during the COVID-19 Pandemic. Int J Environ Res Public Health. 2023 Feb 17;20(4):3571. doi: 10.3390/ijerph20043571. PMID: 36834273; PMCID: PMC9959088
SCHOEPS, K., Lacomba-Trejo, L., Valero-Moreno, S., Rosario, C. D., and Montoya-Castilla, I. (2023). The Impact of Resilience and Subjective Well-being on Teacher Burnout during COVID-19 in Chile. Psicología Educativa, 29(2), 167 - 175. https://doi.org/10.5093/psed2023a12
SILVERMAN JR, Wang BZ. Impact of School Closures, Precipitated by COVID-19, on Weight and Weight-Related Risk Factors among Schoolteachers: A Cross-Sectional Study. Nutrients. 2021 Aug 7;13(8):2723. doi: 10.3390/nu13082723. PMID: 34444883; PMCID: PMC8399288.
SUAREZ, Oscar Jardey; SUAREZ-RIVEROS, Lilian Daniela; LIZARAZO-OSORIO, Julio del Carmen. Factores intrínsecos a la sobrecarga laboral en el estrés del profesorado. Prax. Saber, Tunja, v. 13, n. 35, e210, Dec. 2022. Available from <http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592022000400011&lng=en&nrm=iso>. access on 13 July 2023. Epub Apr 11, 2023. https://doi.org/10.19053/22160159.v13.n35.2022.14152.
ZHAO Y, Guo Y, Xiao Y, Zhu R, Sun W, Huang W, Liang D, Tang L, Zhang F, Zhu D, Wu JL. The Effects of Online Homeschooling on Children, Parents, and Teachers of Grades 1-9 During the COVID-19 Pandemic. Med Sci Monit. 2020 Sep 12;26:e925591. doi: 10.12659/MSM.925591. PMID: 32917849; PMCID: PMC7507793.
Downloads
Publicado
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.