EMOÇÕES DOCENTES E PANDEMIA POR CORONAVÍRUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3740

Palavras-chave:

Emoções; Professores; Pandemia.

Resumo

Introdução: Este artigo de revisão de literatura tem como objetivo descrever o estado da arte nas bases de dados selecionadas referentes às emoções dos professores em meio a pandemia por coronavírus. Materiais e Métodos: Revisão de literatura que identificou, após critérios de elegibilidade, dez textos nas bases de dados: Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e na Scientific Eletronic Library Online (ScIELO). Resultados: Os dez textos foram sintetizados e dispostos sistematicamente em um quadro para melhor exposição das informações. Discussão: Destaca-se a relevância dos desafios enfrentados pelos professores no gerenciamento do aumento da carga de trabalho, isolamento social, alfabetização digital, esgotamento físico e mental. Considerando além disso, a necessidade da implementação de rotinas que visem o gerenciamento do bem-estar e saúde mental. Considerações finais: As emoções dos professores em meio a pandemia por coronavírus precisam ser consideradas para manutenção e melhoria da saúde mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Marcia Cristina Moccellin

Psicóloga. Discente do Mestrado Profissional Ensino na Saúde - MPES, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil. Integrante Grupo de Pesquisa CNPq-Nupetmae.

Marilei de Melo Tavares

Psicóloga. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem–Mestrado Profissional Ensino na Saúde–MPES/UFF. Líder Grupo de Pesquisa CNPq-Nupetmae. Professora Adjunto da Universidade de Vassouras, RJ, Brasil.

Claudia Mara de Melo Tavares

Enfermeira. Professora Titular da Universidade Federal Fluminense-UFF. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem–Mestrado Profissional Ensino na Saúde–MPES/UFF. Líder Grupo de Pesquisa CNPq-Nupeccs, RF, Brasil.

Fabiana Ramos Vargas

Enfermeira. Secretaria Municipal de Saúde de Vassouras. Integrante Grupo de Pesquisa CNPq-Nupetmae. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem–Mestrado Profissional Ensino na Saúde–MPES/UFF. Brasil.

Thiago Nogueira Silva

Enfermeiro. Discente do Curso de Doutorado no Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde – PACCS. Universidade Federal Fluminense. Integrante Grupo de Pesquisa CNPq-Nupeccs, CNPq-Nupetmae. RJ, Brasil.

Victória Ribeiro Teles

Enfermeira. Residente de Enfermagem em Nefrologia do Programa UERJ-Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE). Integrante Grupo de Pesquisa CNPq-Nupetmae RJ, Brasil.

Brenda da Silva França

Enfermeira. Centro Especializado em Reabilitação Pestalozzi. Integrante Grupo de Pesquisa CNPq-Nupetmae. RJ. Brasil.

Taís Souza Rabelo

Enfermeira. Pronto Socorro do Hospital de Cantagalo. Integrante Grupo de Pesquisa CNPq-Nupetmae. RJ, Brasil.

 

Luciana Chagas Duque Estrada

Enfermeira. Secretaria Municipal de Saúde de Miguel Pereira. Integrante Grupo de Pesquisa CNPq-Nupetmae. RJ, Brasil.

Referências

DE ABREU, Rita Neuma Dantas Cavalcante et al. O PROFESSOR EM TEMPOS DE PANDEMIA: EMOÇÕES E SENTIMENTOS DO ENFERMEIRO-PROFESSOR. Enfermagem em Foco, v. 12, n. 6, 2021.

GAVOTTO NOGALES, Omar Iván; CASTELLANOS PIERRA, Lidia Isabel. Las emociones negativas vividas por los maestros en las clases virtuales en tiempos de pandemia. RIDE. Rev. Iberoam. Investig. Desarro. Educ, Guadalajara , v. 12, n. 23, e014, dic. 2021 . Disponible en <http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-74672021000200114&lng=es&nrm=iso>. accedido en 13 jul. 2023. Epub 14-Feb-2022. https://doi.org/10.23913/ride.v12i23.1006

GONZALEZ PEREZ, Arely. Bienestar emocional y el docente: un diario creativo en emociones. RIDE. Rev. Iberoam. Investig. Desarro. Educ, Guadalajara , v. 12, n. 23, e022, dic. 2021 . Disponible en <http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-74672021000200122&lng=es&nrm=iso>. accedido en 13 jul. 2023. Epub 14-Feb-2022. https://doi.org/10.23913/ride.v12i23.1025.

LAGE, Gabriel Maranduba Littleton et al. DESAFIOS DO ENSINO REMOTO FRENTE A PANDEMIA DA COVID-19. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 2, n. 7, p. e27519-e27519, 2021.

NABE-NIELSEN K, Fuglsang NV, Larsen I, Nilsson CJ. COVID-19 Risk Management and Emotional Reactions to COVID-19 Among School Teachers in Denmark: Results From the CLASS Study. J Occup Environ Med. 2021 May 1;63(5):357-362. doi: 10.1097/JOM.0000000000002136. PMID: 33928933; PMCID: PMC8091902.

RIBEIRO, Jackeline Sousa et al. Os desafios enfrentados pelos profissionais da enfermagem frente à COVID-19. Research, Society and Development, v. 10, n. 15, p. e186101522918-e186101522918, 2021.

SALAZER-FERNÁNDEZ C, Palet D, Haeger PA, Román Mella F. The Perceived Impact of COVID-19 on Comfort Food Consumption over Time: The Mediational Role of Emotional Distress. Nutrients. 2021 Jun 2;13(6):1910. doi: 10.3390/nu13061910. PMID: 34199403; PMCID: PMC8228314.

SANATANA-LÓPEZ, Bernat-Adell MD, Santana-Cabrera L, Santana-Cabrera EG, Ruiz-Rodríguez GR, Santana-Padilla YG. Attitudes and Feelings towards the Work of Teachers Who Had a School Nurse in Their Educational Center during the COVID-19 Pandemic. Int J Environ Res Public Health. 2023 Feb 17;20(4):3571. doi: 10.3390/ijerph20043571. PMID: 36834273; PMCID: PMC9959088

SCHOEPS, K., Lacomba-Trejo, L., Valero-Moreno, S., Rosario, C. D., and Montoya-Castilla, I. (2023). The Impact of Resilience and Subjective Well-being on Teacher Burnout during COVID-19 in Chile. Psicología Educativa, 29(2), 167 - 175. https://doi.org/10.5093/psed2023a12

SILVERMAN JR, Wang BZ. Impact of School Closures, Precipitated by COVID-19, on Weight and Weight-Related Risk Factors among Schoolteachers: A Cross-Sectional Study. Nutrients. 2021 Aug 7;13(8):2723. doi: 10.3390/nu13082723. PMID: 34444883; PMCID: PMC8399288.

SUAREZ, Oscar Jardey; SUAREZ-RIVEROS, Lilian Daniela; LIZARAZO-OSORIO, Julio del Carmen. Factores intrínsecos a la sobrecarga laboral en el estrés del profesorado. Prax. Saber, Tunja, v. 13, n. 35, e210, Dec. 2022. Available from <http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-01592022000400011&lng=en&nrm=iso>. access on 13 July 2023. Epub Apr 11, 2023. https://doi.org/10.19053/22160159.v13.n35.2022.14152.

ZHAO Y, Guo Y, Xiao Y, Zhu R, Sun W, Huang W, Liang D, Tang L, Zhang F, Zhu D, Wu JL. The Effects of Online Homeschooling on Children, Parents, and Teachers of Grades 1-9 During the COVID-19 Pandemic. Med Sci Monit. 2020 Sep 12;26:e925591. doi: 10.12659/MSM.925591. PMID: 32917849; PMCID: PMC7507793.

Publicado

09/08/2023

Como Citar

Moccellin, M. C., Tavares, M. de M., Tavares, C. M. de M., Vargas, F. R., Silva, T. N., Teles, V. R., … Estrada, L. C. D. (2023). EMOÇÕES DOCENTES E PANDEMIA POR CORONAVÍRUS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483740. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3740

Edição

Secção

ARTIGOS

Categorias