RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: LIÇÕES DA FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3770Palavras-chave:
Educação de jovens e adultosResumo
Esta pesquisa apresenta o relato empírico de um estágio em Educação de Jovens e Adultos, do curso de Licenciatura em Computação, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), realizado na Escola Estadual Maria Almeida do Nascimento, na Cidade de Coari-AM. O estágio inclui três momentos, em primeiro lugar, observar e compreender a dinâmica da escola, o desenvolvimento da turma e a situação real dos alunos. O segundo momento é a coparticipação efetiva dos estagiários na contribuição para o processo de ensino aprendizagem dos alunos, o terceiro momento foi quando atuamos como regentes de turma, esse momento foi dividido em sessões mais teóricas com conceitos relacionados ao assunto de Matemática. Todos esses momentos são muito importantes porque nos permitem acesso direto à realidade vivenciada na EJA e pode-se observar o quanto essa educação precisa ser levada a sério.
.
Downloads
Referências
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1711-6.pdf Acesso em: 05 jun 2023.
FRANCISCO, C. M.; PEREIRA, A. M. S. Supervisão e sucesso do desempenho do aluno no estágio. Revista Digital, 2004. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd69/aluno.htm. Acesso em: 05 jun 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GOMES, J. G.; BRITO, G. Q. Estágio supervisionado em geografia: reflexões e críticas acerca de uma experiência vivenciada. Geosaberes: Revista de Estudos Geoeducacionais ISSN-e 2178-0463. Fortaleza-CE, v. 7, n. 13, p. 77-87, jul.dez 2016. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5736923 Acesso em: 05 jun. 2023.
LOPES, G. Leituras em aulas de Física na Educação de Jovens e Adultos. 2009. 176 p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2009. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/469694. Acesso em: 10 jun. 2023.
MANTOAN, M. E. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? 3. ed. São Paulo: Moderna, 2010.
PASSERINI, G. A. O estágio supervisionado na formação inicial de professores de matemática na ótica de estudantes do curso de licenciatura em matemática da UEL. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2007. Disponível em: https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2021/08/PASSERINI-Gislaine-Alexandre.pdf. Acesso em: 07 jun. 2023.
SANTANA, Alex. A modalidade de ensino EJA e a inclusão digital: reflexões sobre cenário atual. Disponível em: https://repositorio.ifsc.edu.br/bitstream/handle/123456789/217/A%20MODALIDADE%20DE%20ENSINO%20EJA%20E%20A%20INCLUS%C3%83O%20DIGITAL%20REFLEX%C3%95ES%20SOBRE%20O%20CEN%C3%81RIO%20ATUAL.pdf?sequence=1. Acesso em: 07 jun. 2023.
Downloads
Publicado
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.