OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE COARI, AMAZONAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3775

Palavras-chave:

Educação, instituições públicas, desafios na educação

Resumo

A educação em instituições públicas no Brasil é marcada por progressos positivos mas, também, por momentos de descasos e barreiras que impossibilitam o sucesso do ensino público, especialmente em instituições públicas. Este estudo tem como objetivo relatar as experiências em um estágio supervisionado realizado em locais de ensino públicos do município de Coari, Amazonas. Para isso, foram feitas observações em um diário de campo dos dias acompanhados em sala de aula de turmas noturnas de ensino médio de uma escola estadual e turmas do curso de análises clínicas de um centro de educação tecnológica do estado, entre o período de fevereiro e abril de 2023. Foram observados diversos métodos de ensino nas disciplinas ministradas. Em alguns momentos, os alunos tiveram dificuldade de compreensão dos assuntos abordados em sala de aula no uso da didática tradicional. Os recursos audiovisuais obtiveram resultados positivos quanto ao entendimento das aulas. Foi observado o uso de computadores no ensino técnico para o uso dos recursos básicos computacionais. As vivências expostas neste estudo revelam a necessidade do entendimento sobre o ensino e aprendizagem de alunos em instituições públicas. As informações são potencial fonte para tomada de decisões e construção do conhecimento a respeito da temática abordada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Francisco Junior Vilena Pinto

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM NESCOA/UEA.

Luiz Sergio de Oliveira Barbosa

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, Flórida, USA. Professor na Universidade do Estado do Amazonas(UEA)

Rogério Brito de Oliveira

Pós-Graduado em Supervisão Escolar pela Faculdade de Educação da Serra - FASE. Pedagogo da Secretaria de Estado da Educação e Desporto - SEDUC, Amazonas.

Referências

Belloni ML. Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. Educ Soc [Internet]. 2002 Apr [cited 2023 Jun 17];23(78):117–42. Available from: https://www.scielo.br/j/es/a/yvpWm7vFNqhpZYMtjn8kHZD/?lang=pt&format=html

Giolo J. Educação a distância: tensões entre o público e o privado. Educ Soc [Internet]. 2010 [cited 2023 Jun 17];31(113):1271–98. Available from: https://www.scielo.br/j/es/a/5pq3TXBjDF8rWm6N7pwnckw/?lang=pt

Rigo S, Rigo SJ, Cambruzzi W, Barbosa JL V., Cazella SC. Aplicações de Mineração de Dados Educacionais e Learning Analytics com foco na evasão escolar: oportunidades e desafios. Revista Brasileira de Informática na Educação [Internet]. 2014 Apr 30 [cited 2023 Jul 15];22(01):132. Available from: http://milanesa.ime.usp.br/rbie/index.php/rbie/article/view/2423

Magalhães Júnior AG, Cavaignac MD. Formação de professores: limites e desafios na educação superior. Cadernos de Pesquisa [Internet]. 2018 Jul 1 [cited 2023 Jul 15];48(169):902–20. Available from: https://www.scielo.br/j/cp/a/z6WWPsn78QWRNT7MPVRMg8p/?lang=pt&format=html

Souza EP de. Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas [Internet]. 2020 Sep 4 [cited 2023 Jul 15];17(30):110–8. Available from: https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/7127

Neves CEB. Desafios da educação superior. Sociologias [Internet]. 2007 [cited 2023 Jul 15];9(17):14–21. Available from: https://www.scielo.br/j/soc/a/wLS65R85wxcrkhrpLqJf4qC/?lang=pt

Ferretti CJ. Formação profissional e reforma do ensino técnico no Brasil: anos 90. Educ Soc [Internet]. 1997 Aug [cited 2023 Jul 15];18(59):225–69. Available from: https://www.scielo.br/j/es/a/bsFFMWrBWxWgHCy83Q7B6qb/?lang=pt

Manrique AL, Moreira GE, Souza MC, Maranhão A. Desafios da Educação Matemática Inclusiva: Formação de Professores e Práticas.

Ensino da Matemática em Debate [Internet]. 2016 Aug 3 [cited 2023 Jul 15];3(1). Available from: https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/29008

da Silva CF, de Freitas Bissoli M, da Silva CO, dos Santos MF. Governança educacional em cenário pandêmico: mapeamento das ações públicas no estado do Amazonas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação [Internet]. 2023 Apr 17 [cited 2023 Jul 15];31(119):e0233887. Available from: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/cPPRKfdCCqFdH9LwTrczWVs/

Magno DV, Yamaguchi KK de L, Guilherme AP. Um panorama sobre o processo de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia na cidade de Codajás, interior do Amazonas, na percepção de discentes da Educação Básica. Revista Insignare Scientia - RIS [Internet]. 2023 May 4 [cited 2023 Jul 15];6(1):122–37. Available from: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13183

O Cetam - Cetam [Internet]. [cited 2023 Jul 15]. Available from: https://www.cetam.am.gov.br/o-cetam/

Publicado

12/08/2023

Como Citar

Junior Vilena Pinto, F., de Oliveira Barbosa, L. S., & Brito de Oliveira, R. (2023). OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE COARI, AMAZONAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483775. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3775

Edição

Secção

ARTIGOS

Categorias