ESTÁGIO DE INTEGRAÇÃO DA TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: POTENCIALIZANDO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3782Palavras-chave:
INtegração, Tecnologia, EnsinoResumo
Este artigo apresenta as experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado em Computação, no Curso de Licenciatura em Computação, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no Núcleo de Ensino Superior de Coari (NESCOA), no qual houve a integração da tecnologia no ensino médio, e foram exploradas estratégias para potencializar o processo de ensino e aprendizagem. O objetivo principal foi investigar como as tecnologias podem ser incorporadas de forma efetiva e significativa no contexto educacional, visando o desenvolvimento de competências dos alunos. Durante o estágio, foram observadas as aulas e realizadas atividades práticas, utilizando recursos tecnológicos como ferramentas de apoio ao ensino. O planejamento pedagógico foi direcionado à seleção adequada das tecnologias, à definição de objetivos de aprendizagem claros e à adaptação das estratégias de ensino. Além disso, foi realizado um acompanhamento do impacto das atividades no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Os resultados obtidos evidenciaram que a integração da tecnologia proporcionou maior engajamento dos alunos, estimulando a criatividade, o pensamento crítico e a colaboração. Conclui-se que a utilização da tecnologia no ensino médio pode ser um recurso valioso para enriquecer as práticas educacionais, promovendo uma educação mais atualizada e alinhada às demandas da sociedade digital.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais. Brasília: MEC. 2013.
MORÁN, J. M. Os desafios da educação. São Paulo: Papirus. 2018
SOUZA, J. C. G. Integração Das Tdicsna Educação: Espaços Digitais. Periódico Multidisciplinar da Facility Express Soluções Acadêmicas. V.2, n.1, 74-88. ISSN: 2876-0428. 2021.
Tarja, V. A utilização do computador integrada a software educativo não garante uma adequada utilização dessa tecnologia como ferramenta pedagógica. In: Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Curitiba. 2018.
VIDAL, O. F; MERCADO, L. P. L. Integração das tecnologias digitais da informação e comunicação em práticas pedagógicas inovadoras no Ensino superior. Rev. Diálogo Educ, Curitiba, v.10, n.65, p. 722-749, abr./jun. 2020.
Downloads
Publicado
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.