UM OLHAR SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO E DA CRIATIVIDADE DOS ALUNOS DA EEEP MARIA JOSÉ MEDEIROS A PARTIR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DURANTE AS AULAS DE GEOGRAFIA

Autores

  • Everton Alves da Silva

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3806

Palavras-chave:

Aprendizagem; Pensamento Crítico; Criatividade

Resumo

Esse estudo objetivou analisar a criatividade e o pensamento crítico dos estudantes do ensino médio, a partir de observações e questionamentos que estimulem a participação ativa na disciplina de Geografia, aplicados na Escola Estadual de Educação Profissional Maria José Medeiros da rede pública do estado do Ceará. Esse estudo ainda objetivou identificar os recursos utilizados pelos estudantes para compreenderem a realidade, identificando os principais meios utilizados por eles para compreenderem a própria realidade e as possíveis causas das dificuldades de aprendizagem. Para tanto, foi utilizado como método para coleta de dados a pesquisa bibliográfica. A partir da análise de dados foi possível perceber a importância de dar acesso aos estudantes a diversos recursos pedagógicos e diferentes metodologias de ensino, dentre elas, a organização de seminários, o estímulo à pesquisa em diferentes meios, desde que sejam confiáveis. Promover a autonomia e a capacidade de criar algo novo, buscar soluções para os desafios cotidianos, desenvolver a criticidade, ser protagonista, debater com consciência e sugerir melhores formas de aprendizagem. Enfim, por meio de todo o estudo realizado e das sugestões pedagógicas apresentadas foi possível confirmar que o desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico são competências necessárias ao enfrentamento de todos os desafios do século XXI, em todos os âmbitos da vida humana. Essas competências devem fomentar o processo educacional para obter uma educação mais interativa, dinâmica e significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Everton Alves da Silva

Universidad Del Sol - Unades.

Referências

- ÁLAZE, Gabriel do Breviário Os três pilares da metodologia da pesquisa científica: o estado da arte / Álaze Gabriel do Breviário. – 1. Ed. – Curitiba: Appris, 2020. 283p.

- ANDRÉ, Marli. Pedagogia das diferenças na sala de aula. Papirus Editora, 2017.

- BATMAN, B. An educator's view of a diagnostic approach to learning disorders. In: Hellmuth, J. (Ed.) Learning disorders Seattle: Special Child Publications, 1965.

- BODEN, Margaret A. Dimensões da Criatividade. Porto Alegre, Artmed, 1999.

- BONO, Edward de. Novas estratégias de pensamento. São Paulo: Nobel, 2000.

- CARNEIRO, Rosalvo Nobre, Educação Geográfica do Agir Comunicativo: Geografia Escolar do Mundo da Vida: geografia escolar do mundo da vida /Rosalvo Nobre Carneiro. 1.ed. – Curitiba:Appris,2022. 195p.

- COHEN, Martin Habilidades de pensamento crítico para leigos / Martin Cohen; tradução Carlos Bacci Junior. – Rio de Janeiro: Alta Books, 2017, 352p.

-CORREIA, L. M. Dificuldades de aprendizagem: contributos para a clarificação e unificação de conceitos. Porto: Associação dos Psicólogos Portugueses, 1991.

______. Educação inclusiva ou educação apropriada? In: Rodrigues; D. (Org.), Educação e diferença Porto:

Porto Editora, 2001. p. 121-142.

-CORREIA; L.M. Problematização das dificuldades de aprendizagem nas necessidades educativas especiais. Análise Psicológica,v. 22, n. 2, p. 369-376, 2004.

______. Educação especial e necessidades educativas especiais: ao encontro de uma plataforma comum. Relatório apresentado ao Secretário de Estado da Educação Lisboa: Ministério da Educação. 2005a.

______. Dificuldades de aprendizagem: factos e estatísticas Disponível em:

http.//www.portoeditora.pt Acesso em 2005b.

- CORREIA, L. M.; MARTINS, A P. Dificuldades de aprendizagem: o que são? como entendê-las? Porto: Porto Editora, 1999.Ensaio • Rev. bras. educ. espec. 13 (2) • Ago 2007- https://doi.org/10.1590/S1413-65382007000200002

- COORDENAÇÃO: José Pinto Lopes, Helena Santos Silva, Carolina Dominguez, Maria Manuel Nascimento. Educar para o pensamento crítico em sala de aula – pactor – edições de Ciências Sociais, Forenses e da Educação – Editora de informática, Ltda. 1ª. Edição – Lisboa - julho 2019.

- CIRIBELLI, Marilda CorrêaComo elaborar uma dissertação de mestrado através da pesquisa científica/Marilda Ceribelli Corrêa – Rio de Janeiro: 7 Letras, 2003.

- CHRISTIAN NUNES DA SILVA, Vivianne Nunes da Silva Caetano, Adolfo Oliveira Neto Ensino de geografia e representação do espaço geográfico / organização (de). 1.ed. – Belém: GAPTA/UFPA, 2013. P.348.

- DEBONO, Edward. Criatividade levada a sério: como gerar ideias produtivas através do pensamento lateral. São Paulo: Pioneira, 1997.

- DE Sordi, José Osvaldo

Elaboração de pesquisa científica: seleção, leitura e redação/José Osvaldo De Sordi. – 1. Ed. – São Paulo: Saraiva, 2013.

- Desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico dos estudantes: o que significa na escola / ( coordenação geral Instituto Ayrton Senna; tradução Carbajal Traduções). – São Paulo: Fundação Santillana, 2020.

- Desenvolvendo autonomia nos estudos a distância. / Elisângela Campos Rodrigues. Curitiba PR: IESD, 2012.

- DINATO, Fábio. Estilos de Aprendizagem e Mediação Personalizada: Percepções e Práticas para um Aprendizado com Significado / Fábio Dinato – 1ª. Ed. – Rio de Janeiro, 2019. 114p.

- FAIRSTEIN, Gabriela Alejandra; GYSSELS, Silvana. Como se ensina? São Paulo: Loyola, 2005.

- ILLERIS, Knud. Uma compreensão abrangente sobre a aprendizagem humana. Teorias contemporâneas da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2013.

- ILLERIS, Knud. Aprendizado transformador e identidade . Samfundslitteratur, 2013.

- KIRK, S.A. Educating exceptional children Boston: Houghton Mifflin, 1962.

- Lakatos, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica / Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. – 5. Ed. – São Paulo: Atlas 2003.

- LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão na Escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2001

- LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: A pedagogia crítico-social dos conteúdos. Ed. 21ª. Edições Loyola, São Paulo Brasil, 2006.

- LIBÂNEO, José Carlos. Adeus Professor, Adeus Professora? Novas exigências educacionais e profissão docente / José Carlos Libâneo. - - ed. São Paulo: Cortez 2013.- - (Coleção questão da nossa época ; v. 2).

- MARCOS, Silva / Edméa Santos (orgs.). Avaliação da aprendizagem em educação online, p. 141 a 152. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

- MANHÃES, Maurício; VANZIN, Tarcisio. A Produtividade como um Processo Antitético:: uma proposta para a ilustração da relação entre estabilidade e criatividade nas organizações.. In: ULBRICHT, Vania Ribas; VANZIN, Tarcísio;

- Manual de produção científica (recurso eletrônico) / Organizadores, Sílvia H> Koller, Maria Clara P. de Paula Couto, Jean Von Hohendorff. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Penso, 2014

- Métodos de pesquisa / (organizado por) Tatiana Engel Gerhardt e Denise Tolfo Silveira; coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Cursode Graduação Tecnóloga – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 120p.

- PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini deMetodologia da pesquisa: Abordagem teórico-prática / Elisabete Matallo Marchesini de Pádua. 10ª ed. rev. e atual. – Campinas, SP: Papirus. 2004. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico)

- PARANHOS, Lídia Raquel Louback Metodologia da pesquisa aplicada à tecnologia / Lídia Raquel Louback Paranhos, Paulo José Rodolpho. – São Paulo: SENAI-SP Editora, 2014. 160p.

- Pesquisa qualitativa em geografia: reflexões teórico-conceituais e aplicadas/organização Glaucio José Marafon (et al.). – Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013. 542p.

- ZANDOMENEGHI, Ana Lucia A. de O. Criatividade e Conhecimento. Florianópolis: Pandion, 2010. p. 29-48.

- ZINKER, J. (2007). Processo Criativo em Gestalt-terapia (2. ed.) São Paulo: Summus.

Publicado

12/08/2023

Como Citar

Alves da Silva, E. (2023). UM OLHAR SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO E DA CRIATIVIDADE DOS ALUNOS DA EEEP MARIA JOSÉ MEDEIROS A PARTIR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DURANTE AS AULAS DE GEOGRAFIA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483806. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3806

Edição

Secção

ARTIGOS

Categorias