DIÁLOGOS CONSTRUTIVOS: MIGNOLO X FREIRE E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO REALIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3831

Palavras-chave:

Descolonial, Marxismo

Resumo

O presente trabalho surge da necessidade de apresentar a historicização acerca da educação na infância, percorrendo um percurso para se chegar à etapa de educação infantil. Essa etapa é foco de um determinado Projeto de Pesquisa desenvolvido em um referido Programa de Mestrado Profissional em Educação de uma Universidade Estadual no estado de Mato Grosso do Sul. Nesta proposta, associa-se os fatos históricos com as considerações acerca de como as epistemologias Descolonial e Marxista podem contribuir nas ações didáticas realizadas nessa etapa de ensino dentro de um determinado Centro de Educação Infantil assistido pela Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. Para a realização dessa investigação, a metodologia utilizada é a abordagem qualitativa, em uma perspectiva histórica, com base em pesquisa bibliográfica, documental e aspectos da organização do trabalho didático: os instrumentos de mediação utilizados nas aulas, espaço físico, recursos didáticos e tecnológicos utilizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Katia Cristiane Borges de Oliveira

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela (UEM) Universidade Estadual de Maringá/PR (1999); Pós- Graduação Lato Sensu em Língua Inglesa: Ensino-Aprendizagem na UNIDERP-ANHANGERA/MS(2007); Graduação em Pedagogia pela UNIMES (Universidade Metropolitana de Santos/SP) (2015); participou como Aluna Especial do Mestrado em Educação pela UEMS (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul) nas disciplinas de "Tópicos Especiais de Literatura Infantil" (2016) e "Educação Cultura e sexualidade" (2017). Acadêmica regular do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Educação (modo Presencial), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, da Unidade Universitária de Campo Grande. Professora concursada da rede estadual de Ensino (SED) na E.E. Prof.ª Maria Rita de Cássia Pontes Teixeira e na rede municipal de ensino (SEMED) na E.M. Prof.ª Maria Tereza Rodrigues, exercendo atualmente a função de Auxiliar de Coordenação Pedagógica com experiência em Projetos de Leitura e Contação de Histórias.

Marilu Ribeiro

Licenciada em PEDAGOGIA com habilitação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Matérias Pedagógicas do Magistério pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1997). Apostilamento em Educação Infantil pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais - INTERVALE/Instituto Coimbra/MG (2019). Licenciada em HISTÓRIA pela Claretiano Centro Universitário (2021). Mestranda Profissional em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2022-2024). Especialista em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica - PUC/RJ (2010). Especialista em Educação Especial - Deficiência Intelectual pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2018). Especialista em Inspeção, Supervisão, Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais - INTERVALE/Instituto Coimbra/MG (2020). Especialista em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais - INTERVALE/Instituto Coimbra/MG (2022). 

Referências

AVILA, Milena Abreu. Colonialidade e Decolonialidade: você conhece esses conceitos? Politize! 2021. Disponível em https://www.politize.com.br/colonialidade- e-decolonialidade/ Último Acesso Outubro 2022.

ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. Tradução: Dora Flaksman. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981.

BARELA, J. A. Aquisição de habilidades motoras: do inexperiente ao habilidoso. Motriz, Rio Claro – SP, v. 5, n. 1, p. 53-57, 1999.

BESSA-OLIVEIRA. Marcos Antônio. Arte, Cultura e Educação na Formação Docente com perspectivas dos estudos e culturas. Revista de Educação do Programa de Pós-Graduação. Faculdade de Educação. Ano 6. Número 11. 2019.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 1990.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL. FREIRE, Paulo. SHOR, Ira. Medo e Ousadia: O cotidiano do Professor. 15ª edição. Paz e Terra. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa.

ª Ed. Paz e Terra. 2002. P. 36-52, 2004.

HEYWOOD, Colin. Uma história da infância: da Idade Média à época contemporânea no Ocidente. Porto Alegre: Artmed, 2004.

MANSON, Michael. História dos Brinquedos e dos Jogos. Brincar através dos tempos. Lisboa, Portugal: Teorema, 2002.

MIGNOLO, Walter D. La opción decolonial: desprendimiento y apertura. Um manifiesto y un caso. Tabula Rasa, n.8, p. 243-282, 2008.

MIGNOLO, Walter D. Desafios decoloniais hoje. Tradução de Marcos de Jesus Oliveira. In: Revista Epistemologias do Sul. Foz do Iguaçu, PR. V.1, n.1, 2017, p. 12-32. Disponível em:

https://revistas.unila.edu.br/epistemologiasdosul/article/download/772/645. Acesso em: 27 de fevereiro 2020.

MIGNOLO, Walter D. Desobediência epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política. Tradução Ângela Lopes Norte. Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: literatura, língua e identidade, n. 34, p. 287- 324, 2008.

MIGNOLO, Walter. Novas reflexões sobre a ideia de América Latina: a direita, a esquerda e a opção descolonial. Caderno CRH, v. 21, n. 53, p. 239-252, maio/ago. 2008. Disponível em:<https://www.scielo.br/pdf/ccrh/v21n53/a04v21n53.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2020.

ROTERDÃ, Erasmo de. A Civilidade Pueril. Coleção Grandes Obras do Pensamento Universal – 22. 2.ª Edição.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: il.

SILVA, Paulo Robério Ferreira. Teoria Decolonial: Horizontes epistemológicos a partir da periferia global pós-ocidental. VII Congresso em Desenvolvimento Social – Saberes e direitos em disputa – PPGDS – UNIMONTES.2021

Publicado

05/09/2023

Como Citar

Borges de Oliveira , K. C., & Ribeiro, M. (2023). DIÁLOGOS CONSTRUTIVOS: MIGNOLO X FREIRE E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO REALIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL . RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(9), e493831. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3831