RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO II: A APRESENTAÇÃO DA FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM VISUAL-G NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3842Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Ensino médioResumo
O artigo tem por objetivo relatar a experiência vivenciada na disciplina Estágio Supervisionado II, do curso de Licenciatura em Computação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), relatar as vivências no campo de atuação na Escola Estadual Thomé Ferreira Santiago, no município de Careiro - Amazonas. De caráter descritivo qualitativo, serão apresentados alguns aspectos considerados relevantes e significativos, os quais foram observados e vivenciados durante o período de estágio, com o objetivo de concretizar os nossos conhecimentos teóricos construídos como discentes em formação do curso de Computação. A metodologia aplicada foi dividida em três etapas (I): Observação: que tem por objetivo analisar a realidade de sala de aula, examinar o papel do professor, sua postura profissional, sua metodologia, os conteúdos trabalhados, (II): Coparticipação: onde o estagiário assume um papel mais ativo, auxiliando em relação às atividades realizadas, caso seja necessário, sem interromper o desenvolvimento das aulas, e (III): Regência: ministração de aulas e essas aulas são avaliadas pelo docente supervisor do estágio a fim de contribuir com o corpo docente. As atividades práticas foram realizadas na turma da 2ª série do ensino médio, mediante o uso de recursos tecnológicos que são: PowerPoint e a ferramenta VisuAL-G como uma base e norteamento sobre conceitos de programação, proporcionando uma experiência diversificada em sala de aula. Esta experiência reforçou a importância do Estágio Supervisionado para a preparação do profissional Licenciado em Computação, graças a experiência proporcionada e aos resultados obtidos.
Downloads
Referências
ARRUDA, Inácio. A lei do estágio. Brasília: Senado Federal. 2008. Disponível em: https://www.nepomuceno.cefetmg.br/wp-content/uploads/sites/12/2016/10/Lei-do-Estagio.pdf . Acesso em 15 de junho de 2023.
SANTOS, Valdelina Bezerra dos. A Importância do estágio supervisionado na formação inicial docente: relato de experiência. JNT - Facit Business and Technology Journal 2011. Disponível em: http://revistas.faculdadefacit.edu.br/index.php/JNT/article/view/488/394 . Acesso em 15 de junho de 2023.
SILVA, Jailson Cunha da. Ensino de Programação para alunos do Ensino Básico: Um levantamento das pesquisas realizadas no Brasil. 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/3328/1/JCS14062017.pdf . Acesso em 16 de junho de 2023.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/18638 . Acesso em 15 de junho de 2023.
Sociedade Brasileira de Computação –SBC. Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica. Documento da Sociedade Brasileira de Computação, 2018. Acesso em 20 de junho de 2023.
Downloads
Publicado
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.