FORMAÇÃO DOCENTE: QUAL A CONTRIBUIÇÃO DO DOCENTE PARA MELHORAR O ENSINO APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS?

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Meiriane da Anunciação Silva
  • Gilda Elaine Trevisani
  • Erika Ferreira de Souza
  • Rosiane da Conceição Abreu

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3863

Palavras-chave:

Cidadãos. Informações. Docente.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a contribuição da formação docente para melhorar o ensino aprendizagem dos educandos. Para tanto, realizou-se pesquisas bibliográficas e os dados colhidos na literatura foram interpretados pelos métodos qualitativo e descritivo. Para o desenvolvimento do conteúdo, iniciou-se com uma análise da formação docente no Brasil, a docência na formação do professor, e por fim, apresentou-se os novos paradigmas educacionais. Concluiu-se que a formação adequada de professores é a base para a criação de escolas, cidadãos e profissionais mais competentes, éticos e humanos. Nesse contexto, as escolas são ambientes fundamentais para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos e para o desenvolvimento das técnicas utilizadas pelos professores, cuja tarefa é orientar crianças, jovens e adultos no consumo de informações. Por isso é importante que os educadores estejam sempre bem preparados e informados tanto para defender os problemas globais quanto para apresentar soluções sob diferentes perspectivas. E isso só é possível com uma formação de qualidade que não se limite a aspectos técnicos ou formais.

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Biografias do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

  • Meiriane da Anunciação Silva

    Licenciada em Pedagogia, Matemática pela Universidade Federal do Piauí e Letras - Português pela Faculdade Evangélica Cristo Rei. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

  • Gilda Elaine Trevisani

    Graduada em Jornalismo pela Universidade de Sorocaba (UNISO), Letras/Literatura pela Faculdade de Ciências e Letras e Pedagogia pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de São Roque. Pós Graduada em Arte-Educação pela Faculdade Corporativa Cespi-Facespi, Educação Ambiental pela Faculdade de Conchas (Facon), Alfabetização e Letramento pela Faculdade Cidade Verde (Maringá-Paraná), Ludopedagogia pela Faculdade de Conchas (Facon), Pedagogia Sistêmica pela Faculdade Conectada Faconnect, Gestão e Mediação de Conflitos pela Faculdade Conectada Faconnect e Neurociência na Educação pela Faculdade Conectada Faconnect.  Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

  • Erika Ferreira de Souza

    Graduada em Pedagogia. Pós graduada em Lúdico e a Psicomotricidade na Educação Infantil. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

  • Rosiane da Conceição Abreu

    Licenciada em Pedagogia e Artes. Pós graduada em Educação Infantil e Anos Iniciais, AEE e Sala de Recursos Multifuncionais, Ensino Religioso e Artes e Metodologia do Ensino da História e da Geografia. Mestranda em educação pela Uneatlantico.

Referências

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Publicado

18/08/2023

Edição

Secção

ARTIGOS

Categorias

Como Citar

FORMAÇÃO DOCENTE: QUAL A CONTRIBUIÇÃO DO DOCENTE PARA MELHORAR O ENSINO APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS?. (2023). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483863. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3863