MONITORIA DINÂMICA: COMPARANDO OS MÉTODOS ATIVO E TRADICIONAL NA MONITORIA DA UNIDADE CURRICULAR DE ACÚSTICA E PSICOACÚSTICA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.395Palavras-chave:
Aprendizagem Significativa, Modelos de Aprendizagem, Processo de Ensino-Aprendizagem, Eficiência do Ensino-AprendizagemResumo
A educação enquanto meio principal para desenvolvimento de pessoas, deve necessariamente contemplar o desenvolvimento de múltiplas habilidades além de expor o discente como centro do processo de aprendizagem, o tornando um elemento ativo no cenário educacional. Visando o protagonismo discente, as metodologias ativas ganham cada vez mais espaço na educação, tendo em vista os resultados já apresentados, como a excelência acadêmica. Objetivando essa excelência, as universidades utilizam de programas de monitoria e tutoria os quais expõe o discente monitor/tutor a iniciação à docência e reforços acadêmicos para os discentes participantes das monitorias. Este estudo tem por objetivo comparar o efeito de metodologias em formato tradicional e ativo, utilizadas na monitoria da unidade curricular de Acústica e Psicoacústica. Metodologia: A pesquisa foi realizada com duas turmas de monitoria da unidade curricular de Acústica e Psicoacústica do curso de Fonoaudiologia de uma Instituição de Ensino Superior que participaram da monitoria nos períodos letivos de 2014.1 e 2018.1 com um total de 22 participantes. Resultados: Como resultados foi possível destacar na turma que utilizou metodologia tradicional um nível de insatisfação maior, quando comparada à turma que utilizou metodologias ativas de aprendizagem, além de melhores resultados de desempenho, recomendação, aprendizagem significativa, expectativas, desempenho dos monitores envolvidos e efetividade das técnicas e estratégias utilizadas, relatados pela turma exposta as metodologias ativas/ experienciais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.