EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3967

Palavras-chave:

Ensino Médio, Ensino de Matemática, Educação financeira

Resumo

Este artigo apresenta algumas ponderações sobre o conceito de educação financeira e sua importância na formação inicial do ser humano, fruto de uma pesquisa bibliográfica realizada, visando a execução do Projeto “Aprendendo a lidar com dinheiro” realizado no ano de 2021 na Escola Estadual Professora Maria Sebastiana de Souza, no município de Primavera do Leste, estado do Mato Grosso, sendo aplicado com a turma noturna do 1º ano do Ensino Médio. Consistiu no desenvolvimento de aulas teóricas e práticas referentes ao estudo da Matemática Financeira, utilizando como referência o livro “Aprendendo a lidar com dinheiro”. No entanto, foram organizados cinco encontros: nos primeiros quatros encontros foram trabalhados os conteúdos teóricos do livro, e no último foi desenvolvida uma feira da Matemática Financeira, pondo em prática o que foi aprendido em sala de aula. Os resultados foram extraordinários, superando as expectativas, já que todos os alunos participaram, interagindo nas atividades, tanto nas aulas teóricas, quanto também nas práticas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dominique Junior Vais

Licenciado em Matemática pelo Centro Universitário Internacional. Cursando Engenharia de Controle e Automação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Primavera do Leste. Especializações em Metodologia do Ensino da Matemática e da Física, Tecnologias e Educação a Distância, Gestão Educacional (Direção, Coordenação e Supervisão), Matemática Financeira e Estatística, e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica IFMT.  Projetos de pesquisa em andamento no IFMT. Coordenador do Pré-Enem Digi@l na Diretoria Geral da Educação (DRE) no Polo Primavera do Leste - MT.

Franciana dos Santos Carvalho

Especialização em ANTROPOLOGIA pela Faculdade Futura, Brasil. Professora Unidocência do Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso , Brasil.

Referências

BASTOS, R. Educação Financeira. 2010. Disponível em < https://www.agenciasebrae.com.br/noticia.kmf?canal=36&cod=9846088>: Acesso em: 14 de março 2022.

BRASIL, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. v.1 Brasília, MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Ensino de 5ª a 8ª séries. Brasília –DF: MEC, 1998.

COMITÊ NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA (CONEF). Educação Financeira nas Escolas – Ensino Médio: Livro do Aluno. 1ª. ed. Brasília, 2013. I, II e III. Disponível em: www.vidaedinheiro.gov.br//livros-ensino-médio. Acesso em: 14 março 2022.

ESCOLA ESTADUAL “Prof. Maria S. De. Souza”. Projeto Político Pedagógico – PPP. Primavera do Leste, 2021.

Estratégia Nacional de Educação Financeira. 2010. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/?ENEFDOC.pdf. Acesso em: 13 março 2022.

MODERNELL, A. Educação Financeira. 2011. Disponível: http://ucho.info/afinal-o-que-e-educação-financeira> Acesso em: 13 de março de 2022.

OECD. OECD’s Financial Education Project. Financial Market Trends, no 87, October, 2004. Disponível em < https://www.oecd.org/finance/financial-education/33865427.pdf> Acesso em: 13 março 2022.

SILVA, A. M.; POWELL, A. B. Um programa de Educação Financeira para a Matemática Escolar da Educação Básica. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: RETROSPECTIVAS E PERSPECTIVAS, 11., 2013, Curitiba, Anais ... Curitiba: 2013

SOUZA, A.S. Um curso de formação de professores em educação financeira escolar. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora- MG, 2015.

Downloads

Publicado

14/09/2023

Como Citar

Junior Vais, D., & Carvalho, F. dos S. (2023). EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(9), e493967. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3967