MENSURAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL EM PEQUENAS EMPRESAS: CASO DE ESTUDO DO SUPERMERCADO ARREIOU

Autores

  • Maria Isabel dos Santos Rodrigues António Universidade Lusiada de Angola
  • João Maria Funzi Chimpolo

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.3968

Palavras-chave:

Capital Intelectual; Capital humano; Conhecimento

Resumo

A presente pesquisa teve como objectivo geral avaliar o impacto da mensuração do capital intelectual em pequenas empresas, concretamente no Supermercado Arreiou. Com efeito, apresentam-se os seguintes objectivos específicos: Ilustrar o conceito de capital intelectual; Perceber a importância do capital humano no desenvolvimento das organizações; Conhecer as vantagens do capital intelectual e a importância do conhecimento no crescimento do Supermercado Arreiou. A metodologia baseou-se na pesquisa bibliográfica e estudo de caso, o tipo de abordagem fora quantitativa, com a técnica de inquérito. No capitalismo, o conhecimento humano é considerado como uma das ferramentas essenciais para o alcance dos objectivos organizacionais. O capital intelectual facilita o aprendizado, estimula a criatividade, desenvolve a capacidade individual e do grupo, e gera um diferencial de competência para a obtenção de vantagem competitiva para no Supermercado Arreiou. A mensuração do capital intelectual gera informações importantes para os gestores e auxilia na tomada de decisões a respeito de clientes, pessoal e investimentos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Maria Isabel dos Santos Rodrigues António, Universidade Lusiada de Angola

    Licenciada em Gestão dos Recursos Humanos pela Universidade Lusíada de Angola, estudante de Mestrado em Gestão dos Recursos Humanos pela Universidade Lusíada de Angola.

  • João Maria Funzi Chimpolo

    Doutorado em Administração de Empresas, pela Atlantic International University Honolulu, Havai.

Referências

Aguillar, F.H. (2006). Direito econômico: do direito nacional ao direito supranacional. São Paulo: Atlas.

Antunes, M.T.P. (2000). Capital Intelectual. São Paulo: Atlas.

Antunes, M.T.P. (2007). Capital Intelectual. 2.ª ed. São Paulo: Atlas

Berger, P.L., Luckmann, T. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2004.

Crawford, R. (1994). Na era do capital humano: o talento, a inteligência e o conhecimento como forças económicas, seu impacto nas empresas e nas decisões de investimento. São Paulo: Atlas.

Dobarro, S. (2001). A importância da Qualidade no atendimento. Lins: Faculdade Salesianos de Lins.

Edvinsson, L., Malone, M. S. (1998). Capital intelectual. São Paulo: Makron Books.

Feigenbaum. A. V. (1994). Controle da Qualidade Total: Gestão e Sistemas. Volume I. São Paulo: Makron Books.

Iudícibus, S. de. (1997). Teoria da contabilidade. 5.ª ed. São Paulo: Atlas.

Martins, E. (1972). Contabilidade de custos. São Paulo: Atlas.

Moreira, A. & Souza, G. (2011). Organização e gestão de empresas. 4ª ed. Brasília: Atlas.

Paiva, S. B. (1999). O capital intelectual e a contabilidade: o grande desafio no alvorecer do 3° milênio. Brasília: Revista Brasileira de Contabilidade.

Raupp, E. H. (2001). A Contabilidade e o valor real das empresas mediante identificação dos valores internos. Brasília: Revista Brasileira de Contabilidade.

Sá, A. L. de. (2000). Ativo Intangível e potencialidades dos capitais. Brasília: Revista Brasileira de Contabilidade.

Santos, A. dos. (2000). Desmistificando o capital intelectual na contabilidade. Brasília: Revista Brasileira de Contabilidade.

Souza, A. D. de. (2000). Avaliação do capital intelectual: um caso prático. Brasília: Revista Brasileira de Contabilidade.

Stewart, T. A. (1998). Capital intelectual: a nova vantagem competitiva das empresas. Rio de Janeiro: Campus.

Straioto, D. M. G. (2000). A contabilidade e os ativos que agregam vantagens superiores e sustentáveis de competitividade – o capital intelectual. Brasília: Revista Brasileira de Contabilidade.

Sveiby, K. E. (1998). A nova riqueza das organizações: gerenciando e avaliando patrimônios de conhecimento. Rio de Janeiro: Campus.

Wernke, R. (2002). Considerações acerca dos métodos de avaliação do capital intelectual. Brasília: Revista Brasileira de Contabilidade.

Downloads

Publicado

03/10/2023

Como Citar

MENSURAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL EM PEQUENAS EMPRESAS: CASO DE ESTUDO DO SUPERMERCADO ARREIOU . (2023). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(10), e4103968. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.3968