O ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DE SIMULAÇÕES E EXPERIMENTAÇÕES DE BAIXO CUSTO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4019Palavras-chave:
Aprendizagem, experimentos, ensino aprendizagem, físicaResumo
Diante do debate sobre as metodologias utilizadas no ensino de Física, é imprescindível valorizar elementos como experimentos e simulações, pois eles permitem a conexão entre teoria e prática para os alunos. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como questão problematizadora: "A utilização de simulações e experimentações de baixo custo é eficaz no processo de ensino-aprendizagem da Física?" O objetivo geral deste estudo consiste em analisar se as atividades didáticas envolvendo experimentos e simulações, aplicadas a curto prazo aos alunos do 1º ano da Escola Estadual Maria Almeida, contribuem para uma aprendizagem significativa dos conteúdos relativos às Leis de Newton. A metodologia adotada foi o estudo de caso, utilizando métodos da pesquisa descritiva. Os resultados obtidos demonstraram que, mesmo com o curto período de aplicação, as atividades desenvolvidas foram muito benéficas e proporcionaram aos alunos uma aprendizagem significativa das Leis de Newton. Diante disso, conclui-se este estudo destacando a importância da utilização de experimentação e simulações no ensino e aprendizagem da Física, pois elas possibilitam o desenvolvimento do pensamento crítico e científico nos alunos.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Evando Santos et al. O uso de simuladores virtuais educacionais e as possibilidades do PhET para a aprendizagem de Física no Ensino Fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 3, p. 1-25, 2021.
DUTRA, Elci Rodrigues de Almeida. A utilização de experimentos e simulações no ensino de física com o uso do software Tracker com as plataformas PHET e QUIZ. 2017.
CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho; RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim. Concepções de professores acerca dos fatores que dificultam o processo da educação inclusiva. Educação, v. 32, n. 03, p. 355-364, 2009.
ORNELAS, Marta. Motivar e ensinar através da experimentação. Lisboa. Disponível em: https://www. academia. edu/2339529/Motivar_e_ensinar_atrav% C3% A9s_da_experimenta% C3% A7% C3% A3o, acesso em, v. 11, n. 08, p. 2020, 2009.
BESERRA, Harley Passos. Dificuldades inerentes à compreensão e resolução de problemas envolvendo as leis de Newton. 2015.
MOREIRA, Marco Antonio. Desafios no ensino da física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, 2021.
QUEIROZ, Lenilton Alves de. As dificuldades de aprendizagem das leis de Newton no 3º ano do ensino médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso.
CAVALCANTE, Dannuza Dias; SILVA, AFA da. Modelos didáticos de professores: concepções de ensino-aprendizagem e experimentação. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2008.
LOPES, Jerffeson Ramon Guimarães. PRÁTICAS ALTERNATIVAS PARA EXPERIMENTAÇÃO EM FÍSICA. 2020. Dissertação de Mestrado.
YIN. Robert K. Estudo de Caso - 5.Ed.: Planejamento e Métodos. N.p., Bookman Editora, 2015.
RENDER, Barry, and Hanna, Michael E.. Análise Quantitativa para a Administração. Brasil, Bookman, 2000.
MACEDO, Neusa Dias de. Iniciação à pesquisa bibliográfica. Brasil, Unimarco, 1995.
TAVARES, Romero. Aprendizagem significativa. Revista conceitos, v. 10, n. 55, p. 55-60, 2004.
SILVA, Ivanderson Pereira da; MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Experimentação em física apoiada por objetos de aprendizagem. ACTIO: Docência em Ciências, v. 4, n. 2, p. 71-86, 2019.
SANTOS, Gabriela Ferreira. Atividades experimentais de baixo custo para o ensino de mecânica. 2022. Disponível em: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4617. Acesso em 17 de agosto de 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.