ATRIBUTOS DETERMINANTES PARA O PÚBLICO NA ESCOLHA DE UM BOX DE CROSSFIT

Autores

  • Luiza Mariana Brito Soares
  • Ives Maistri Melo

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4085

Palavras-chave:

Consumidor, Atributos, Crossfit

Resumo

O mercado de estabelecimentos fitness no mundo vem crescendo, e o Brasil, como um forte representante desse mercado, tem chamado a atenção das grandes empresas desse ramo. A Crossfit não ficou para trás e, há 9 anos, buscou expandir seu mercado nesse país, que abraçou a modalidade muito bem. Devido à sua expressiva e crescente relevância, muitos entusiastas da modalidade abriram boxes (academias) que se difundiram por todo o Brasil. No entanto, esse crescimento rápido ocorreu de forma desordenada e sem estudos de mercado por parte daqueles que queriam empreender com a modalidade. O objetivo deste artigo foi analisar quais atributos são determinantes para a tomada de decisão do público interessado em fitness funcional. Dessa forma, os insights deste estudo podem auxiliar os gestores na tomada de decisões e no planejamento estratégico, visando à captação e fidelização de clientes, bem como ao crescimento do ramo como um todo. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa com abordagem quantitativa e caráter exploratório, através de entrevistas estruturadas com pessoas envolvidas no contexto do Crossfit. A pesquisa envolveu 299 entrevistados que responderam a um formulário online, representando todos os estados e o Distrito Federal. Como resultado, foram identificados atributos de valor considerados determinantes na escolha de um box de Crossfit tanto por clientes atuais quanto por praticantes em geral. Além disso, foram encontradas correlações positivas entre os fatores da Escala de Julgamento de Serviço e os fatores da Escala de Atributos de Boxes de Crossfit.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Mariana Brito Soares

Doutora em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações  – PSTO/Universidade de Brasília.

Ives Maistri Melo

Graduado em Administração  - FACE/ Universidade de Brasília.

Referências

ALFINITO, S. A influência de valores humanos e axiomas sociais na escolha do consumidor: uma análise comparativa aplicada à educação superior. 145 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) - Universidade de Brasília, Brasília, 2009.

ALLEN, M. W. A practical method for uncovering the direct and indirect relationships between human values and consumer purchases. Journal of Consumer Marketing, v. 18, n. 2, 2001.

ALLEN, M. W.; NG, S. H. The direct and indirect influence of human values on product ownership. Journal of Economic Psychology, v. 20, n. 1, p. 5-39, 1999.

ARNOULD, E. J.; PRICE, L. L.; ZINKHAN, G. Consumers. New York: McGrawHill/Irwin, 2004.

ASPAROUHOV, T.; MUTHEN, B. Bayesian analysis of latent variable models using Mplus. 2010. Disponível em: http://statmodel.com/download/BayesAdvantages6.pdf. Acesso em: 02 mai. 2022.

BAUMEISTER, R. F. The self. In: BAUMEISTER, R. F.; FINKEL, E. J. (Eds.). Advanced social psychology: The state of the science. Oxford University Press, 2010, p. 139-175.

BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W.; ENGEL, J. F. Comportamento do consumidor. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

BLOCH, P. H. Involvement beyond the purchase process: Conceptual issues and empirical investigations. Advances in Consumer Research, v. 9, p. 413-417, 1982.

BRASIL F3. Brasil F3: Sabia que o esporte que praticamos não se chama Crossfit?, [2022]. Disponível em: https://brasilf3.com.br/blog/f/sabia-que-o-esporte-que- praticamos-não-se-chama-crossfit. Acesso em: 03 fev. 2022.

CROSSFIT. CrossFit: What is CrossFit, [2022]. Disponível em: https://www.crossfit.com/what-is-crossfit/. Acesso em: 02 mai. 2022a.

CROSSFIT. CrossFit: Affiliate List, [2022]. Disponível em: https://www.crossfit.com/affiliate-list. Acesso em: 02 mai. 2022b.

D’ELIA, R.; D’ELIA, L. Treinamento funcional: 6o treinamento de professores e instrutores. São Paulo: Serviço Social do Comércio, 2005.

ESTADÃO CONTEÚDO. Os desafios do mercado fitness nacional: novos modelos de negócios e tecnologia são alternativas para o crescimento. Estadão, 19 set. 2019. Disponível em: http://broadcast.com.br/cadernos/releases/?id=ZEJJeEQvZzNrYmhNR2hjejJXOVdh QT09. Acesso em: 02 mai. 2022.

FINKELSTEIN, L. Widely-defined measurement: An analysis of challenges. Measurement, v. 42, n. 9, p. 1270-1277, 2009.

FINKELSTEIN, L.; MORAWSKI, R. Z. Fundamental concepts of measurement. Measurement, v. 34, n. 1, p. 1-2, 2003.

FOXALL, G. R. Consumer psychology in behavioural perspective. London: Routledge, 1990.

FOXALL, G. R. Marketing psychology: The paradigm in the wings. London: Palgrave Macmillan, 1997.

GENTIL, P.; et al. Is there any practical application of meta-analytical results in strength training? Frontiers in Physiology, v. 8, n. 1, 2017. DOI 10.3389/fphys.2017.00001.

GLASSMAN, G. Metabolic conditioning. CrossFit Journal, v. 10, p. 1-4, 2003. Disponível em: http://library.crossfit.com/premium/pdf/Jun03_metab_cond.pdf?e=1651498628&h=b5 94809b6d5be7f48041113e4e07c954. Acesso em: 02 mai. 2022.

IKEDA, A. A.; OLIVEIRA, M. V. O conceito de valor para o cliente: Definições e implicações gerenciais em marketing. Revista Eletrônica de Administração, v. 11, n. 2, 2013.

INTERNATIONAL HEALTH RACQUET & SPORTSCLUB ASSOCIATION. IHRSA Latin American Report: Dimensão e Abrangência dos Principais Mercado de Academias. São Paulo: IHRSA, 2012.

JUNIOR, S. D. S.; COSTA, F. J. Mensuração e Escalas de Verificação: Uma Análise Comparativa das Escalas de Likert e Phrase Completion. In: XVII SEMEAD - Seminários em Administração, 2014. Anais [...]. 2014.

KOTLER, P. Administração de marketing. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

LAW, A. K. Y.; HUI, Y. V.; ZAO, X. Modeling repurchase frequency and customer satisfaction for fast food outlets. International Journal of Quality & Reliability Management, v. 21, n. 5, p. 545-563, 2004.

LORENZO-SEVA, U.; FERRANDO, P. J. FACTOR: A computer program to fit the exploratory factor analysis model. Behavior Research Methods, v. 38, n. 1, p. 88- 91, 2006.

LORENZO-SEVA, U.; FERRANDO, P. J. Robust Promin: a method for diagonally weighted factor rotation. LIBERABIT, Revista Peruana de Psicologia, v. 25, p. 99- 106, 2019. DOI 10.24265/liberabit.2019.v25n1.08

MARI, L. The meaning of “quantity” in measurement. Measurement, v. 17, n. 2, p. 127-138, 1996.

MARI, L. Notes towards a qualitative analysis of information in measurement results. Measurement, v. 25, n. 3, p. 183-192, 1999.

MELLERS, B. A.; SCHWARTZ, A.; COOKE, A. D. J. Judgment and decision making. Annual Review of Psychology, v. 49, 1998, p. 447–477. DOI 10.1146/annurev.psych.49.1.447

NEPOMUCENO, M. V.; TORRES, C. V. Validação da Escala de Julgamento e Significado do Produto. Estudos de Psicologia (Natal), v. 10, n. 3, p. 421-430, 2005. DOI 10.1590/S1413-294X2005000300011.

QUESTER, P.; LIM, L. A. Envolvimento do produto/lealdade à marca. Journal of Product & Brand Management, v. 12, n. 1, pp. 22-38, 2003.

REVELLE, W. An Introduction to Psychometric Theory with applications in R. Springer, [2022]

RIBEIRO, A. P. F. A Eficiência da Especificidade do Treinamento Funcional Resistido. Monografia - Centro Universitário UNIFMU, São Paulo, 2006.

RICHINS, M. L. Valuing things: The public and private meanings of possessions. Journal of Consumer Research, v. 21, n. 3, p. 504-521, 1994. DOI 10.1086/209414

SILVA, G. G. V. Julgamento e significado como determinantes do envolvimento do consumidor com a marca de bancos brasileiros. Dissertação (Mestrado em Administração) - Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Economia, Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

SHETH, J. N.; MITTAL, B.; NEWMAN, I. B. Comportamento do cliente: Indo além do Comportamento do Consumidor. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

SOLOMON, M. R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.

TIMMERMAN, M. E.; LORENZO-SEVA, U. Dimensionality assessment of ordered polytomous items with parallel analysis. Psychological Methods, v. 16, n. 2, p. 209- 220, 2011.

VOHS, K. D.; LUCE, M. F. Judgment and Decision Making. In: BAUMEISTER, R. F.; FINKEL, E. J. (Eds.). Advanced Social Psychology: The state of the science. New York: Oxford University Press, 2010, cap. 20

Downloads

Publicado

28/09/2023

Como Citar

Mariana Brito Soares, L., & Maistri Melo, I. (2023). ATRIBUTOS DETERMINANTES PARA O PÚBLICO NA ESCOLHA DE UM BOX DE CROSSFIT . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(9), e494085. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4085