OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS ADEQUAÇÕES FÍSICAS E PEDAGÓGICAS, NUANCES DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM GOIÁS – BR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4130

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Acessibilidade, Prática Pedagógica.

Resumo

A presente pesquisa aborda sobre a Educação Inclusiva, tema de debates na educação, nos últimos anos, provocado por vários seguimentos da sociedade civil organizada, em busca de qualificar o debate, em prol de uma proposta inclusiva e de qualidade, portanto acessível. Nesta pesquisa se investigou questões pertinentes como: quais os entraves à acessibilidade no convívio escolar e na prática pedagógica, a luz de uma Educação Inclusiva. Neste sentido, a investigação teve o objetivo de analisar como é compreendida a Educação Inclusiva, bem como, evidenciar o conflito existente e apontar alternativas positivas que facilitem uma atitude com vistas a superar os desafios da Educação Inclusiva nas adequações físicas e pedagógicas em uma escola pública em Goiás, Brasil. Desta forma, foi utilizada investigação bibliográfica e de campo sobre a luz do método científico indutivo na metodologia qualitativa. Concluiu-se, depois da análise dos dados, que a falta de formação continuada na área específica de educação inclusiva, a falta de condições estruturais e ambientais, falta de material didático e de metodologia são alguns dos entraves que dificultam a inclusão de muitos alunos, inclusive daqueles que necessitam da Educação Especial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Joana D’arc Nunes de Freitas Tavares

Mestra em Educação, Professora e Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Novo Gama- GO.

Débora Araújo Leal, Educaler University

Pós - Doutora pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário IUNIR-AR, Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Feira de Santana – BA; Reitora da Educaler University – USA.

Referências

BRANDÃO, André Augusto; DA DALT, Salete; GOUVEIA, Victor Hugo. Comunidades quilombolas no Brasil: características socioeconômicas, processos de etnogênese e políticas sociais. EdUFF, 2010.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues et al. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1981.

BRASIL, Senado Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.

_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada Alfabetização, diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnologia, Conselho Nacional da Educação, Câmara Nacional de Educação Básica, Diretrizes, Brasilia: MEC, SEB, DICEL, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários a prática educativa. 56ª ed. São Paulo: Paz e terra, 1996.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projeto de pesquisa. 6. ed. São Paulo. Atlas, 2017.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? Editora Moderna. São Paulo, 2003.

PARO, Vitor Henrique. Qualidade do ensino: a contribuição dos pais. 3ª ed. São Paulo. Xamã, 2007.

________, Crítica da Estrutura da Escola. São Paulo: Cortez, 2011.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma Introdução às teorias do currículo. 3ª Edição. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2017.

Publicado

20/09/2023

Como Citar

D’arc Nunes de Freitas Tavares, J., & Araújo Leal, D. (2023). OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS ADEQUAÇÕES FÍSICAS E PEDAGÓGICAS, NUANCES DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM GOIÁS – BR. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(9), e494130. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4130