O USO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO PELO ENFERMEIRO NO CUIDADO AO PACIENTE PEDIÁTRICO: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4403

Palavras-chave:

Criança hospitalizada. Jogos e brinquedos. Saúde da Criança. Enfermagem.

Resumo

O brincar representa um dos aspectos mais importantes na vida da criança e deve ser priorizado no cuidado da recuperação da sua saúde. A atual pesquisa é justificada pelo conhecimento das consequências que a hospitalização traz na vida da criança (ansiedade, medo, quebra de rotina), etapa difícil para o paciente pediátrico, portanto, foi levantada a questão norteadora da pesquisa "Qual é a importância do brinquedo terapêutico na assistência de enfermagem à criança internada em uma enfermaria pediátrica?", com objetivos de demonstrar através das evidências científicas a importância da assistência de enfermagem diferenciada no setor de enfermaria pediátrica utilizando o brinquedo terapêutico. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, feita nas bases Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Base de Dados da Enfermagem (BDENF), e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). O resultado da amostra conta com 14 artigos incluídos. O brinquedo terapêutico auxiliou desde a entrada da hospitalização dos pacientes infantis, até na explicação de procedimentos que seriam realizados, citou-se o uso de bonecas, fantoches, luvas de procedimento e outros. Contudo, ainda existem barreiras na implementação desse recurso benéfico na rotina dos profissionais de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Mirna Ribeiro Freitas de Sousa

Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA.

Lis Soschinske Vieira

Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA.

Dean Douglas Ferreira Olivindo

Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA.

Referências

ARANHA, B. F. et al. Using the instructional therapeutic play during admission of children to hospital: the perception of the family. Revista Gaúcha Enfermagem, v. 41, n. 1, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/19831447.2020.20180413. Acesso em: 20 ago. 2023.

CANÊZ, J. B. et al. Conhecimento dos profissionais de enfermagem acerca do uso do brinquedo terapêutico na hospitalização infantil. Enfermagem em Foco, v. 11, n. 6, p. 108-114, 2020. Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/3481/1062. Acesso em: 20 ago. 2023.

CHIAVON, S. et al. Utilização do brinquedo terapêutico para a criança que vivencia o processo de hospitalização: uma revisão narrativa. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, n. 1, p. 382-398, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n1-031. Acesso em: 15 mar. 2023.

CINTRA, S. M. P.; SILVA, S. V.; RIBEIRO, C. A. O ensino do brinquedo/brinquedo terapêutico nos cursos de graduação em enfermagem no Estado de São Paulo. Rev. Bras. Enferm., v. 59, n. 4, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-71672006000400005. Acesso em: 14 mar. 2023.

CIUFFO, L. L. et al. The use of toys by nursing as a therapeutic resource in the care of hospitalized children. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 76, n. 2, 2023. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2022-0433. Acesso em: 19 ago. 2023.

CLAUS, M. I. S. et al. A inserção do brincar e brinquedo nas práticas de enfermagem pediátrica: pesquisa convergente assistencial. Escola Anna Nery, v. 25, n. 3, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2020-0383. Acesso em: 21 ago. 2023.

COELHO, H. P. et al. Percepção da criança hospitalizada acerca do brinquedo terapêutico instrucional na terapia intravenosa. Escola Anna Nery, v. 25, n. 3, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2020-0353. Acesso em: 21 ago. 2023.

DEPIANTI. J.R.B.; MELO, L.L.; RIBEIRO, C.A. Brincar para continuar sendo criança e libertar-se do confinamento da internação por precaução. Escola Anna Nery, v. 22, n. 2, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0313. Acesso em: 20 ago. 2023.

ESTEVES, A. V. F. et al. O brincar no hospital: uma self de enfermeiros que atuam em unidade pediátrica. Revista Enfermagem Atenção Saúde, v. 4, n. 1, p. 95-106, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.18554/reas.v10i1.3938. Acesso em: 21 ago. 2023.

MAIA, E. B. S. et al. The power of play in pediatric nursing: the perspectives of nurses participating in focal groups. Texto & Contexto Enfermagem, v. 31, n. 1, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2021-0170. Acesso em: 18 ago. 2023.

MENDES, K. D. S.; SILVEIRA, R. C. C. P.; GALVÃO, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto Enfermagem, v. 17, n. 4, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S010407072008000400018. Acesso em: 10 mar. 2023.

MIRANDA, C. B.; MAIA, E. B. S.; ALMEIDA, F. A. Modelo de implementação sistemática do brinquedo terapêutico em unidades pediátricas hospitalares. Escola Anna Nery, v. 26, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2022-0136pt. Acesso em: 21 ago. 2023.

OLIVEIRA, R. S., et al. Atuação do enfermeiro nas escolas: desafios e perspectivas. Revista Gestão e Saúde, v. 18, n. 2, p. 10-22, 2018. Disponível em: https://www.herrero.com.br/files/revista/fileb861209a53556557cd850a74126688a8.pdf. Acesso em: 20 mar. 2023.

PAULA, G. K. et al. Estratégias lúdicas no cuidado de enfermagem à criança hospitalizada. Revista de enfermagem UFPE on line, v. 13, n. 1, p. 1-11, 2019. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1046218. Acesso em: 19 ago. 2023.

RIBEIRO, A. M. N. et al. A percepção do enfermeiro sobre o brincar e o impacto dessa prática na assistência pediátrica. Rev. pesquisa: Cuidado é fundamental, v. 12, p. 1017-1021, 2020. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1117080. Acesso em: 24 ago. 2023.

SÁ, I. C. T. F. et al. Estratégias lúdicas no cuidado com a criança hospitalizada: perspectivas simbólicas de discentes de enfermagem. Revista baiana de enfermagem, v. 35, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18471/rbe.v35.45416. Acesso em: 23 ago. 2023.

SANTOS, V. L. A. et al. Compreendendo a sessão de brinquedo terapêutico dramático: contribuição para a enfermagem pediátrica. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0812. Acesso em: 10 mar. 2023.

SILVA, A. et al. A percepção da equipe de enfermagem em relação ao brinquedo terapêutico como alívio da dor e diminuição dos fármacos na enfermaria pediátrica. Research, Society and Development, v. 10, n. 15, p. 462, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i15.21340. Acesso em: 16 mar. 2023.

SILVA, C. et al. O enfermeiro e a criança: a prática do brincar e do brinquedo terapêutico durante a hospitalização. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, v. 41, n. 1, p. 95-106, 2020. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1224593. Acesso em: 26 ago. 2023.

SILVA, J. A. et al. O lúdico como recurso terapêutico no tratamento de crianças hospitalizadas: percepção dos enfermeiros. Enfermagem em Foco, v. 12, n. 2, p. 365-371, 2021. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1291784. Acesso em 20 ago. 2023.

SOSSELA, G. S.; CROCETTI, S. Jogos como Facilitadores do Ensino de Biologia. In: Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE. Cadernos PDE, v. 1, 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_utfpr_bio_artigo_glauciane_da_silva_sossela.pdf. Acesso em: 19 abr. 2023.

Publicado

18/11/2023

Como Citar

Ribeiro Freitas de Sousa, M., Soschinske Vieira, L., & Ferreira Olivindo, D. D. (2023). O USO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO PELO ENFERMEIRO NO CUIDADO AO PACIENTE PEDIÁTRICO: REVISÃO INTEGRATIVA. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(11), e4114403. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4403