A LUDICIDADE COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4511

Palavras-chave:

Ludicidade. Matemática. Ensino Fundamental

Resumo

O grande desafio dos educadores é fazer com que os estudantes gostem de Matemática e a Ludicidade vem como ferramenta para minimizar esse desafio com jogos e brincadeiras, proporcionando diversão na aprendizagem. Com o objetivo de analisar a ludicidade nas aulas de Matemática no Ensino Fundamental fazendo com que o estudante aprenda a gostar dela com a influência positiva na aprendizagem dessa disciplina que se apresenta como uma problemática constante no cotidiano do professor. Considerando que estudos mostram que estudantes não aprendem a Matemática por considerarem uma disciplina complexa, causando grande defasagem na aprendizagem, trazendo uma repercussão negativa dessa problemática para o estudante e para escola, muitas vezes por falta de estímulo. A metodologia aborda uma pesquisa bibliográfica em livros, artigos acadêmicos entre outros a fim de fazer uma busca de informações com embasamentos teóricos analisando a realidade das escolas. Com uma base de dados com informações retiradas das obras de sites ou bibliotecas virtuais inserindo as palavras-chave destacadas com critérios de  separação dos artigos atuais dos antigos de acervos diversos. Os resultados obtidos comprovam que a ludicidade ajuda no ensino-aprendizagem, permitindo mais interesse e participação, sendo imprescindível incluir a Ludicidade nas aulas de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Maria Aparecida Soares da Silva

Universidade Estadual de Alagoas.

Elielson Magalhães Lima

Universidade Estadual de Alagoas. Doutor em Educação. Professor adjunto.

Referências

ANTUNES, C. Inteligências múltiplas e seus jogos. Petrópolis: Vozes, 2006. Disponível em: https://cepein.femanet.com.br/BDigital/arqTccs/0711280051.pdf. Acesso em: 18 ago. 2023.

ANTUNES, C. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

BORIN, J. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. São Paulo: IME-USP, 1996. Disponível em: 2020_tcc_jcdomingos.pdf (ufc.br) Acesso em: 07 dez. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: 2020_tcc_jcdomingos.pdf (ufc.br) Acesso em: 07 dez. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC, 1998. Disponível em: (utfpr.edu.br). Acesso em: 07 dez. 2023.

D’AMBROSIO, B. S. Como Ensinar Matemática Hoje? SBEM, Brasília, ano 2, n. 2, p.15-19, 1989. Disponível em: 2020_tcc_jcdomingos.pdf (ufc.br) Acesso em: 07 dez. 2023.

FREIRE, Melquesedeque S.; SILVA JUNIOR, Geraldo A.; SILVA, Marcia G. L. Panorama sobre o tema resolução de problemas e suas aplicações no ensino de química. Acta Scientiae, v. 13, n.1, p.106-120, 2011. Disponível em: (utfpr.edu.br) Acesso em: 07 dez. 2023.

FRIEDMANN, A. Brincar, crescer e aprender: o resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996.

GRAÇA, Margarida; MOREIRA, Marco A. Representações sociais sobre a matemática, seu ensino e aprendizagem: um estudo com professores do ensino secundário. RBPEC, v. 4, n. 3, p. 41-73, 2004.Disponível em: (utfpr.edu.br). Acesso em: 07 dez. 2023.

GRASSI, T. M. Oficinas psicopedagógicas. 2. ed. Curitiba: IBPEX, 2008.

KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2006.

KISHIMOTO, T. M. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. Disponível em: https://riut.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/21160/1/ludicidadeensinomatematica.pdf Acesso em: 18 ago. 2023.

KISHIMOTO, T.M. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 6. ed. São Paulo: Cortez,1994. Disponível em: 2020_tcc_jcdomingos.pdf (ufc.br) Acesso em: 07 dez. 2023.

LIMA, CRISTIANE S. S. As dificuldades encontradas por professores no ensino de conceitos matemáticos nas séries iniciais. 2006. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Matemática) - Diretoria de Pós-graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2006. Disponível em: (utfpr.edu.br). Acesso em: 07 dez. 2023.

MONTESSORI, M. Mente absorvente. Rio de Janeiro: Portugália Editora (Brasil), 1965. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/21160/1/ludicidadeensinomatematica.pdf. Acesso em: 21 mar. 2023.

OLIVEIRA, Samuel R. Desafios e possibilidades de uso de conteúdos digitais no ensino e na aprendizagem de matemática: o caso da coleção M3. Ciência em foco, v. 1, n. 4, p. 1-10, 2011. Disponível em: (utfpr.edu.br). Acesso em: 07 dez. 2023.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. Tradução Álvaro Cabral. 2. ed. Rio de Janeiro: Jahar Editores, 1975. Disponível em: 2020_tcc_jcdomingos.pdf (ufc.br) Acesso em 07 dez.2023.

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança, imitação, jogos e sonhos imagem e representação. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1978. Disponível em: 2020_tcc_jcdomingos.pdf (ufc.br) Acesso em: 07 dez. 2023.

RIZZI, L.; HAYDT, R. C. C. Atividades lúdicas na educação da criança. São Paulo: Editora Mîtica, 2001.

SADOVSKY, P. Falta Fundamentação Didática no Ensino da Matemática. Nova Escola, São Paulo, jan./fev. 2007. Disponível em: 2020_tcc_jcdomingos.pdf (ufc.br) Acesso em: 07 dez. 2023.

SANTOS, Jorge Batista. As dificuldades no processo de ensino-aprendizagem no ensino médio do colégio estadual Dr. Jessé Fontes. 2006. Disponível em: (utfpr.edu.br). Acesso em: 07 dez. 2023.

SILVEIRA, Daniel S.; NOVELLO, Tanise P.; LAURINO, Débora P. O uso de materiais concretos no ensino da matemática nas primeiras etapas de escolarização. Revista Jr de Iniciação Científica em Ciências Exatas e Engenharia, v. 2, n. 2, p. 19-22, 2011.

SMOLE, K. S. Jogos de matemática do 6° ao 9° ano. Porto Alegre: Artmed, 2007. (Cadernos do Mathema).

TEIXEIRA. Sirlândia Reis de Oliveira. Jogos, brinquedos, brincadeiras e brinquedoteca: implicações no processo de aprendizagem e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Wak, 2010. Disponível em: 2020_tcc_jcdomingos.pdf (ufc.br). Acesso em: 07 dez. 2023.

VITTI, C. M. Matemática com prazer, a partir da história e da geometria. 2. ed. Piracicaba, SP: Editora UNIMEP, 1999. 103 p. Disponível em: 2020_tcc_jcdomingos.pdf (ufc.br) Acesso em: 07 dez. 2023.

VYGOTSKY, L. S. A formação Social da mente. O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo, Martins Fontes, 2007. Disponível em: https://riut.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/21160/1/ludicidadeensinomatematica.pdf. Acesso em: 18 ago. 2023.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1994. Disponível em: 2020_tcc_jcdomingos.pdf (ufc.br). Acesso em: 07 dez. 2023.

VYGOTSKY, L. S. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone: Editora da Universidade de São Paulo, 1998. Disponível em: https://riut.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/21160/1/ludicidadeensinomatematica.pdf. Acesso em: 18 ago. 2023.

Publicado

17/12/2023

Como Citar

Soares da Silva, M. A., & Magalhães Lima, E. (2023). A LUDICIDADE COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(12), e4124511. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4511